Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 25/Ago/2017 às 14:11 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Pai surpreende filho trans com “festa de batismo” para apresentar nome social

Publicado em 25 Ago, 2017 às 14h11

Pai faz “festa de batismo” para apresentar nome social de filho transgênero à família. Atitude comoveu Miguel, que havia revelado semanas antes que este era seu nome social. A história é emocionante

festa de batismo Pai surpreende filho trans

Hypeness

Dentre as diversas ameaças e violências que uma pessoa trans pode sofrer, em especial durante o processo de mudança de gênero, uma das mais devastadoras é a rejeição dentro da própria casa, pelas mãos do preconceito familiar.

O jovem capixaba Miguel, porém, sentiu a força do amor no sentido oposto: quando revelou à família que ele, nascido mulher, era na verdade um homem transgênero, recebeu o surpreendente calor do apoio familiar.

A família não só abraçou sua nova identidade, como lhe deu uma festa, com direito ao novo nome social escrito no bolo: Miguel.

A festa foi tratada pela família como um segundo batizado – era, afinal, como se uma nova pessoa estivesse nascendo, ou chegando à família, mas uma pessoa já tão amada e querida, que como não poderia ser apoiada em sua identidade real? Foi essa a conclusão que fez o pai de Miguel, Marco, oferecer todo suporte ao filho.

O próprio Marco admite que ainda se confunde eventualmente, na hora de chamar o filho pelo seu nome social – mas ambos esperam que tudo fique mais fácil quando Miguel adquirir características femininas.

A terapia hormonal começará nos próximos meses, e enfim sua identidade ganhará forma – já que o amor, esse já está devidamente formado.

Ps.: Orgulhoso, Miguel, que tem uma tatuagem escrita “Meu Marco” no ombro direito, disse as seguintes palavras sobre o pai: “Ele é o cara que eu olho e que eu quero ser igual. Ele me ensinou o que é ser homem. Eu quero ser um pai como o meu pai”.

Leia também:
O desabafo de um estudante transexual negro em sua formatura na UnB
O Estado Democrático de Direito e os homossexuais no Brasil
Transexuais são classificados como portadores de transtornos mentais na Rússia
As crianças transexuais existem e querem ser felizes

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS