Redação Pragmatismo
Rede Globo 19/Ago/2017 às 14:50 COMENTÁRIOS
Rede Globo

O boato da aliança entre Lula e a Rede Globo

Publicado em 19 Ago, 2017 às 14h50

Ex-presidente Lula continua sendo a principal vítima dos criadores de Fake News no Brasil. Áudio que se espalhou sobre sua aproximação com a Rede Globo é falso: diretor não se demitiu e voz não é dele

lula boato rede globo diretor

Principal vítima dos criadores de Fake News no Brasil, o ex-presidente Lula volta a estar no centro do boato mais compartilhado nas redes sociais nos últimos dias.

Está em circulação um áudio falso atribuído a um suposto funcionário da Rede Globo, alardeando que a emissora se “alinhou à esquerda para preparar a volta do Lula”.

Para isso, a diretoria da empresa teria orientado os seus programas jornalísticos a tratarem “de forma caluniosa” o presidente Michel Temer, o prefeito de São Paulo, João Doria, e os integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato.

A voz ainda acrescenta que o logo da Globo ganharia novos tons de vermelho, numa demonstração do seu alinhamento com a esquerda.

O locutor inicia a gravação avisando que “por questões óbvias” não irá se identificar. O arquivo, no entanto, é compartilhado junto com a foto e o nome do atual diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, que supostamente teria se demitido do cargo na última sexta-feira, o que também é mentira.

Recentemente, saíram notícias em portais de entretenimento dando conta de que ele e a esposa, que também trabalha na Globo, iriam se aposentar no fim do ano. Como é de praxe no mundo do fake news, os boateiros se aproveitam de uma informação aparentemente verdadeira para basear uma notícia complemente mentirosa.

O diretor do Fantástico se manifestou publicamente e divulgou a seguinte nota sobre o áudio:

Não pedi demissão, a voz não é minha e esse texto falso também não é meu. Acho lamentável — e me causa profunda indignação — que máquinas de propaganda condenáveis e protegidas por um anonimato criminoso usem as redes sociais para propagar mentiras com objetivos obviamente escusos”.

A Rede Globo afirmou que tudo, absolutamente tudo, no áudio é falso. ”Máquinas de propaganda se utilizam cada vez mais de fake news com propósitos escusos. Mas pesquisas mostram que temos uma vantagem: como líder absoluta, todos veem nossos noticiários e o público não acredita nos boatos, porque eles não são compatíveis com o que vai ao ar de fato”, diz o texto.

“A Globo jamais será vermelha”

Sobre o áudio que viralizou, o jornalista e editor Mário Marona escreveu:

“Recebi, via WhatsApp, o que seria um áudio gravado pelo ex-diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, alertando que o jornalismo da Globo está aderindo à candidatura de Lula. E que passará, daqui por diante, a mover campanha agressiva contra Temer e Dória.

Curiosamente, farei aqui um papel de advogado de defesa.

Primeiro, do Luizinho, com quem convivi na redação por quatro anos, a quem admiro, cujas posições respeito e que, garanto, jamais sairia por aí acusando alguém ou alguma empresa de esquerdista, como se isto fosse um defeito.

E, por incrível que pareça, também defendo a TV Globo. Trabalhei por oito anos lá, que somam 18 quando acrescidos dos dez anos de jornal O Globo – a maior parte do tempo em funções de chefia – e posso assegurar: a Globo jamais será vermelha, comunista, lulista ou petista.

Hoje, se a Globo passasse por uma mudança tão brusca e radical, surpreenderia fazendo telejornalismo isento. E causaria enorme espanto com esta atitude”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS