Redação Pragmatismo
Michel Temer 03/Ago/2017 às 22:11 COMENTÁRIOS
Michel Temer

Arquivamento da denúncia contra Temer vira vexame internacional

Publicado em 03 Ago, 2017 às 22h11

Principais jornais do mundo adotaram tom pesado ao noticiarem votação da Câmara dos Deputados que arquivou a denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção e obstrução da Justiça

denúncia contra temer mídia internacional

Os jornais e sites jornalísticos ao redor do mundo destacaram a votação que impediu que o presidente Michel Temer fosse investigado pelo crime de corrupção passiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O britânico “The Guardian” destacou que o “presidente manteve o emprego” após a votação do Congresso.

“A credibilidade do congresso do Brasil foi deixada em trapos depois que a Câmara dos Deputados não aprovou a investigação por corrupção contra o presidente Michel Temer — mesmo que 81% dos cidadãos tenham dito em uma recente pesquisa que eles deveriam deixar investigar”, escreveu o jornal.

Já o “The New York Times” ressaltou que apesar de ter “salvado” seu mandato, “há mais problemas legais à frente e isso afetará claramente seu governo de coalizão”. “Então, Temer tem pouco tempo para comemorar”, ressalta.

O jornal lembrou os recentes gastos do governo com emendas de parlamentares, que atingiu cerca de R$ 2 bilhões de acordo com a ONG Contas Abertas. “Esta é uma quantia excepcionalmente alta, especialmente em um período de austeridade em que hospitais, universidades e departamentos de segurança tiveram seus orçamentos cortados”, ressalta.

O “Washington Post” publicou matéria com o título “Presidente Temer sobrevive à votação para suspendê-lo sob acusações de corrupção”, destacando que o processo aconteceu 15 meses após o impeachment de sua antecessora.

O espanhol “El Pais” destacou que o Congresso “salvou Temer e impediu que ele seja investigado”.

“Os mesmos deputados que deram luz verde para a saída de Dilma Rousseff do poder, mantém seu sucessor durante ao menos seis meses”, escreve o periódico. O jornal ainda destaca que a a “aliança de centro-direita que em abril de 2016 acabou com 13 anos de governo do esquerdista Partido dos Trabalhadores conseguiu o apoio necessário para impedir que o presidente seja processado”.

O também espanhol “El Mundo” diz que “Deputados salvam Temer de sentar-se no banco” e explica que o presidente brasileiro foi denunciado perante o Supremo por corrupção passiva, mas que a Câmara arquivou a denúncia, acrescentando que ele consegue se manter no cargo, mas que “a crise política continua”.

O “Le Monde” destacou a “indiferença quase geral” da população e diz que Temer “escapou” do julgamento no STF. Os franceses ainda lembraram que o presidente “prometeu favores” para se manter no cargo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS