Redação Pragmatismo
Religião 02/Ago/2017 às 12:53 COMENTÁRIOS
Religião

Corpos encontrados no Líbano desafiam a vontade de Deus

Publicado em 02 Ago, 2017 às 12h53

Achados arqueológicos desafiam a vontade de Deus. A análise de DNA de cinco corpos enterrados há 3.500 anos no Líbano contraria versão do Antigo Testamento

vontade de deus antigo testamento

A análise de DNA de cinco corpos enterrados há 3.500 anos no Líbano desafia a vontade de Deus. Os corpos eram de pessoas do povo dos cananeus, que vivia em território no qual estão Líbano, Israel, Jordânia e Síria hoje. O Antigo Testamento fala sobre o pedido divino de extermínio dos cananeus.

Diz Deuteronômio 20:16,17:Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus”.

As análises arqueológicas e genéticas, no entanto, encontraram algo diferente. Foram encontrados resquícios de DNA dos cananeus em cerca de 90% dos libaneses que participaram da pesquisa. O material foi publicado no periódico científico American Journal of Human Genetics.

Pouca informação restou sobre os cananeus. Apesar de creditados como os criadores do primeiro alfabeto do qual se tem conhecimento, poucos registros sobreviveram. Acredita-se que os papiros usados por eles eram de baixa qualidade e foram destruídos ao longo do tempo.

Um dos desafios da pesquisa foi conseguir tirar DNA aproveitável dos corpos enterrados havia milênios. As condições de preservação são baixas na região, graças às altas temperaturas.

Os cientistas foram capazes de obter DNA a partir de dentro das têmporas—região do crânio com espessura alta. Os testes de DNA acabaram por contradizer a Bíblia. Cientistas descobriram que os cananeus não foram aniquilados na época.

A passagem Josué 6:21 afirma: “E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento”.

A pesquisa afirma que a população atual do Líbano descende majoritariamente de ancestrais cananeus. “Existe evidência substancial da continuidade dos cananeus nessa região da Era do Bronze até hoje”, diz à New Scientist um dos membros da pesquisa Chris Tyler-Smith.

A Bíblia relata casos de cananeus sobreviventes. Josué, por exemplo, conta o caso da prostituta Raabe, poupada por ter colaborado. Josué 6.17: “Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos”. Tiago faz o mesmo relato.

Josué ainda fala sobre uma cidade inteira, Gibeom, de habitantes cananeus poupados da morte.

Victor Caputo, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS