Redação Pragmatismo
Ditadura Militar 28/Jul/2017 às 09:59 COMENTÁRIOS
Ditadura Militar

A participação da Volkswagen na ditadura brasileira

Publicado em 28 Jul, 2017 às 09h59

Documentário de TV alemã mostra colaboração da Volkswagen com ditadura brasileira. Vídeo entrevista Mario Belinatti, ex-funcionário da Volks, que foi torturado e afirma ter sido entregue aos agentes da ditadura pela empresa

volkswagen colaborou tortura trabalhadores ditadura militar brasileira

Um documentário exibido na noite desta segunda-feira (25/07) pela emissora alemã pública ARD trouxe à tona as investigações feitas pelas TVs regionais NDR e SWR e pelo jornal Süddeutsche sobre a colaboração da Volkswagen com a ditadura militar brasileira. O vídeo, de cerca de 45 minutos, pode ser visto aqui (com legendas em português).

O documentário entrevista Mario Belinatti, ex-funcionário da Volks, que foi torturado pelo aparato repressor e afirma ter sido entregue aos agentes da ditadura pela empresa. Além disso, traz depoimentos de representantes da montadora e de membros do Ministério Público, que investiga a ligação da VW com o governo de exceção.

A reportagem do Süddeutsche Zeitung, publicada no último domingo (24/07), aponta que a filial brasileira da Volskwagen colaborou ativamente com a ditadura no Brasil na repressão a trabalhadores. A informação foi confirmada pelo historiador Christopher Kopper, contratado pela montadora, na Alemanha.

Eu posso dizer que havia uma colaboração regular entre o departamento de segurança da VW do Brasil e os órgãos policiais do regime”, afirmou Kopper aos veículos, e citou que a Volkswagen “autorizou prisões” dentro do complexo.

O departamento de segurança atuou como um braço da polícia política dentro da fábrica da VW”, apontou. A investigação feita pelo historiador abrange os arquivos da montadora na Alemanha.

Segundo o jornal e as emissoras, a filial brasileira espionou seus trabalhadores e suas ideias políticas, e os dados acabaram em “listas negras” em mãos da polícia política. Os afetados lembram como foram torturados durante meses, após terem se unido a grupos opositores à ditadura militar.

A sede da empresa, em Wolfsburg, não se pronunciou sobre as afirmações de Kopper, que é vinculado à Universidade de Bielefeld e tem até o final deste ano para apresentar suas conclusões finais.

Leia também:
Empresários que apoiaram golpe de 64 ficaram milionários com dinheiro público
Documento secreto revela papel da Globo na ditadura
As leis da ditadura que ainda vigoram no Brasil
Nomes de artistas que colaboraram com a ditadura são revelados em documento
A Folha tenta se explicar, em vão
A imprensa e o papel das mídias no Brasil

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS