Redação Pragmatismo
Educação 20/Jul/2017 às 09:44 COMENTÁRIOS
Educação

USP perde posto de melhor universidade da América Latina

Publicado em 20 Jul, 2017 às 09h44

Depois de ser líder por muitos anos, USP perde o posto de melhor universidade da América Latina para a Unicamp. Ranking é da Times Higher Education (THE), uma das principais publicações dedicadas ao ensino superior no mundo. Confira as 50 melhores

Usp unicamp melhores universidades
(Fachada da Unicamp, nova instituição de ensino a liderar o ranking/Folhapress)

Pela primeira vez em muitos anos, a USP (Universidade de São Paulo) aparece fora do topo de um ranking de melhores universidades da América Latina.

De acordo com a avaliação da Times Higher Education (THE), uma das principais publicações dedicadas ao ensino superior no mundo, o posto de melhor universidade da América Latina agora é ocupado por outra instituição brasileira: a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A pontuação das duas foi bastante parecida, mas a estadual de Campinas se saiu melhor em dois dos cinco indicadores: citações de artigos científicos e transferência de tecnologia.

Além destes dois critérios, são avaliados ainda ensino, pesquisa e perfil internacional. Essas cinco dimensões são compostas pela junção, ao todo, de 13 índices.

“Considero fantástico ver duas universidades de qualidade internacional competirem pelo prestígio de ser a principal instituição brasileira no ranking”, afirma Phil Baty, editor dos rankings Times Higher Education, no material de divulgação da publicação.

“Estas duas universidades tão diferentes representam a diversidade e a excelência no setor do ensino superior do Brasil.”

‘Orgulho’

Para Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, a liderança da instituição na América Latina “é um orgulho”.

Ele afirma que a universidade se destaca por ser inovadora desde a sua fundação, mantendo “um foco muito grande nas ciências aplicadas”, e por seu pioneirismo na criação da Inova, uma agência de inovação que estimula a pesquisa e o empreendedorismo dentro da própria Unicamp.

Knobel diz ainda que a “flutuação” de posições entre a USP e a Unicamp é algo que “faz parte do processo de rankings”. “As duas têm um corpo de professores, estudantes e funcionários de excelência”, avalia.

Top 10

Além das duas estaduais, há outras três brasileiras no “top 10”. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ficou em 7º lugar, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 8º, e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), em 9º.

O Brasil figura com 18 instituições entre as 50 mais bem colocadas, o maior grupo entre os países da região. Porém perdeu espaço na lista: em 2016, eram 23 brasileiras.

Ao todo, 20 caíram no ranking –muitas até melhoraram suas pontuações, mas ficaram para trás considerando-se o avanço das instituições estrangeiras. Entre as 81 listadas, 32 são brasileiras.

“O Brasil gasta mais em pesquisa e desenvolvimento do que os outros países da região, mas seu investimento é baixo para os padrões internacionais. Apesar do nível alto da produtividade das suas pesquisas, a proporção gasta especificamente com o ensino superior é menor do que a da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Os salários dos pesquisadores também são muito baixos para os padrões internacionais e estão entre os mais baixos da região”, afirma Phil Baty, do THE.

As 50 melhores

Abaixo, confira quais são as 50 melhores universidades da América Latina segundo o ranking da THE:

1. Unicamp
2. USP
3. PUC-Chile
4. Universidade do Chile
5. Universidade dos Andes (Colômbia)
6. Inst. de Tec. de Monterrey (México)
7. Unifesp Brasil
8. UFRJ Brasil
9. PUC-Rio Brasil
10. Autônoma do México
11. UFMG Brasil
12. Unesp Brasil
13. Univ. de Concepción Chile
14. UFABC Brasil
15. UFSC Brasil
16. PUC-RS Brasil
17. Universidade de Antioquia Colômbia
18. UFSCar Brasil 18
19. UnB Brasil 19
20. Univ. Nac. da Colômbia *
21. PUC de Valparaíso Chile
22. Federico Sta. María Chile
23. Univ. Austral do Chile Chile
24. UERJ Brasil
25. Pontifícia Univ. Javeriana Colômbia *
26. UFPE Brasil
27. Autônoma Metropolitana México
28. Nacional de Córdoba Argentina
29. Universidade de Santiago Chile
30. Univ. Simón Bolívar Venezuela
31. Univ. Adolfo Ibáñez Chile
32. UFV Brasil
33. Univ. de La Frontera Chile
34. Univ. de Talca Chile
35. Univ. de Valparaíso Chile
36. Univ. Del Rosario Colômbia
37. Univ. de Desarrollo Chile
38. Univ. Diego Portales Chile
39. UFC Brasil
40. Univ. Politécnica Nacional México
41. Católica do Norte Chile
42. Univ. da Costa Rica Costa Rica
43. UFF Brasil
44. PUC-PR Brasil
45. Univ. de San Francisco Equador
46. Univ. dos Andes Venezuela
47. Univ. Andrés Bello (UNAB) Chile
48. Autônoma de Puebla México
49. Autônoma do Est. do México México
50. Univ. Central da Venezuela Venezuela

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS