Redação Pragmatismo
Lula 14/Jul/2017 às 14:21 COMENTÁRIOS
Lula

Correção: Lula foi condenado a não exercer cargo público por 7 anos

Publicado em 14 Jul, 2017 às 14h21

Correção: Sergio Moro determinou que Lula seja impedido de assumir cargos públicos por 7 anos, período relativo ao dobro da sentença por lavagem de dinheiro. Antes, toda a imprensa havia divulgado que a sentença falava em 19 anos

correção lula condenado concorrer cargo público

O jornal O Globo desta sexta (14) faz uma “correção” a respeito da sentença de Sergio Moro contra Lula no caso triplex. O juiz de Curitiba teria determinado, na verdade, que o ex-presidente seja impedido de assumir cargos públicos por 7 anos, período relativo ao dobro da sentença por lavagem de dinheiro apenas.

Antes, a imprensa havia divulgado que a sentença falava em 19 anos, por ser o dobro dos 9 anos e meio de prisão que Moro impôs a Lula juntando os crimes de lavagem e corrupção passiva.

Em decorrência da condenação pelo crime de lavagem, decreto, com base no art. 7º, II, da Lei nº 9.613/1998, a interdição de José Adelmário Pinheiro Filho e Luiz Inácio Lula da Silva, para o exercício de cargo ou função pública ou de diretor, membro de conselho ou de gerência das pessoas jurídicas referidas no art. 9º da mesma lei pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade“, disse Moro, em despacho.

A punição só passa a valer se Lula perder todos os recursos possível, até no Supremo Tribunal Federal. Mas a impossibilidade de disputar uma eleição já conta a partir da possível confirmação da sentença de Moro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), por causa da Lei da Ficha Limpa.

Leia também:
Advogados pela democracia contestam sentença de Sergio Moro
Enquete da Veja sobre futuro de Lula tem resultado inesperado
O resultado de Sergio Moro vs Lula é que a sociedade do cinismo perdeu a vergonha
Globo censura opinião de Chico Buarque sobre condenação de Lula
Professor da PUC desmonta argumentos de Moro para condenar Lula
Por que Sergio Moro condenou Lula sem apresentar nenhuma prova?
A repercussão internacional da condenação de Lula
Os principais trechos da condenação de Lula e o recado de Moro ao ex-presidente

Jornal GGN

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS