Redação Pragmatismo
Educação 04/Abr/2017 às 08:17 COMENTÁRIOS
Educação

Colégio pede para que mães busquem filhos com roupas “menos extravagantes”

Publicado em 04 Abr, 2017 às 08h17

Escola pede para que mães busquem os filhos com roupas “menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes”. O comunicado foi enviado pela direção e gerou muita discussão. Depois das críticas, Colégio Santa Maria tentou se justificar

comunicado escola santa maria roupas mães

O Colégio Santa Maria, no Recife, surpreendeu muitos pais ao enviar, na última segunda-feira (27), um comunicado inusitado. A circular pedia que os responsáveis por buscar e levar as crianças à escola vestissem “roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes”.

“No colégio, por exemplo, os alunos usam fardamento oficial, nas atividades esportivas e culturais, os trajes são específicos. Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente. Pais e professores são espelho para quem está em formação. Desse modo, é interessante que reforcemos que se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto. No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos use roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes”.

A carta foi postada na íntegra pela página “Já falou para seu menino hoje?”. O comunicado gerou polêmica na página do Facebook do colégio e muitos internautas se pronunciaram contra a medida determinada pela diretora Rosa Amélia Muniz Emery Carneiro.

Uma delas questionou: “Engraçado como a ‘recomendação’ é para as mulheres! Ou será que os pais de lá são ‘desconstruidões’ e usam roupa curta, decote e paetê com listras? Que diabo seria uma roupa extravagante?”

Em sua página no Facebook, a escola se defendeu dizendo que o comunicado teve apoio de grande parte dos pais. Mas também diz que lamenta uma possível interpretação equivocada e afirma que “a intenção do colégio é orientar sobre roupas adequadas ao ambiente escolar”.

Confira na íntegra a circular enviada pela Direção do Colégio Santa Maria:

Recife, 27 de março de 2017

Prezada Família,

O Colégio é o lugar onde seus filhos permanecem por mais de uma década, e formamos uma FAMÍLIA. Juntos, educamos integralmente crianças e jovens. Desde cedo, reforçamos valores morais, éticos. sociais, humanísticos, religiosos, além de prepararmos gerações que se destacam no mundo acadêmico.

Como zelamos pela formação completa do educando, é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião. No Colégio, por exemplo, os alunos usam fardamento oficial, nas atividades esportivas e culturais, os trajes são específicos. Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente. Pais e professores são espelho para quem está em formação. Desse modo, é interessante que reforcemos que se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto. No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos usa roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes.

A maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna.

Contamos com seu habitual apoio e compreensão,

Cordialmente,

a Direção

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS