Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 23/Jan/2017 às 17:08 COMENTÁRIOS

Os melhores comerciais contra a homofobia da história

Conheça 14 dos melhores comerciais com temática gay pelo mundo sob diferentes pontos de vista

melhores comercias gays lgbt história mundo
Imagem: Pragmatismo Politico

por Gregory Martins, Advivo

Não é de hoje que os comerciais ganharam temática gay. Em 1996 a Folha de São Paulo já tinha colocado personagens gays para a campanha de seus classificados. Se no início eram as campanhas alertando sobre o uso da camisinha e depois viraram assunto de piadas no melhor/pior estilo de ‘propaganda de cerveja’, hoje os comerciais com a temática desenvolveram um olhar muito mais sensível e atrativo de seus consumidores. Pensando nisso reunimos 14 dos melhores comerciais com temática gay pelo mundo sob diferentes pontos de vista:

14. Dolce & Gabbana – Jewels

Um comercial da linha de jóias da Dolce & Gabbana bem dinâmico e visualmente bonito como pede a grife.

13. Toyota – Corolla

Comercial engraçadinho para o Corolla.

12. Ministério da Saúde – Respeitar as diferenças

Esse comercial de 2002 é o primeiro que me lembro ter visto na vida sobre o assunto. Me chamou atenção na época pelo jogo das falas entre os atores e o final surpreendente se tratando de uma propaganda governamental.

11. Microsoft – Get up-to-date

Um dos mais recente da lista, o comercial da Microsoft para o serviço Outlook trata com belas cenas o casamento igualitário.

10. Kingis Ice Cream

Uma aventura épica no comercial do sorvete finlandês Kingis.

9. Volkswagen – Touran

O caso da vizinhança curiosa no comercial do Touran que gerou polêmica por assinar a campanha com ‘More than a family car’. Particularmente vejo isso como uma discussão politicamente correta ao exagero e você pode tirar suas conclusões sozinho:

8. Ilga Portugal – Pelo direito à diferença

O comercial da portuguesa Ilga, instituição de solidariedade social, ficou bem conhecido no Brasil pelo humor com que trata o tema.

7. Homofiles Ungdomstelefon

O exemplo norueguês da Homofiles Ungdomstelefon não fica só no comercial. A empresa é um serviço telefônico de dúvidas voltado para os adolescentes poderem conversar com profissionais sobre sua sexualidade, sexo seguro e angústias dessa fase. A mensagem é uma só: Você não precisa ter medo.

6. Twingo – Os tempos mudam

Um comercial dirigido pelo Xavier Giannoli, mesmo diretor da famosa propaganda do McDonald’s francês (um dos nossos favoritos).

5. Natura – Toda relação é um presente

Amplamente compartilhado e discutido, o comercial da Natura tratou com naturalidade (perdão pelo trocadilho inevitável) os mais diversos tipos de relação afetiva. A propaganda foi liberada próxima ao Dia das Mães deste ano e reviveu o tema no Brasil.

4. McDonald’s França – Come as you are

Um dos mais representativos comerciais gays dos últimos anos, este produzido para o McDonald’s na França tem todos os elementos necessários para emocionar: música delicada, protagonista bonito, pai comum e uma boa história subentendida.

3. Invisible Parents

O comercial da Invisible Parents, instituição que apóia o casamento igualitário na Europa, fala essencialmente sobre amor e o direito à família. Vale a pena ver!

2. Ikea – A Festa

O comercial de Natal de 2011 da Ikea é uma daquelas propagandas que você fica com os lhos marejados concordando, mesmo que internamente, que de fato a felicidade vem de dentro de casa.

1. Get up! Australia

Sem dúvida o comercial de 2011 da Get Up! Australia é o roteiro da vida de tudo o que uma pessoa pode querer em um país livre: aproveitar a vida e amar.

Mais do que comerciais, este também é um registro do andamento de questões como a adoção por casais gays, a aceitação social, o envolvimento familiar e o casamento igualitário no mundo ao longo dos anos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários