Redação Pragmatismo
Lula 25/Jan/2017 às 11:55 COMENTÁRIOS
Lula

Dona Marisa Letícia segue em coma induzido após AVC

Publicado em 25 Jan, 2017 às 11h55

A ex-primeira-dama Marisa Letícia foi submetida a novo procedimento após sofrer AVC hemorrágico. Ela segue internada na UTI, em coma induzido, sem previsão de alta

Dona Marisa Letícia AVC

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva foi submetida a novo procedimento na manhã desta quarta-feira (25) após sofrer acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ela está internada na UTI e não tem previsão de alta.

Segundo a nota do hospital Sírio-Libanês, ela fez uma “passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana”.

A decisão pelo procedimento ocorreu após “avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral”, diz a nota.

Segundo o assessor de imprensa do Instituto Lula, José Chrispiniano, o ex-presidente está no hospital acompanhando a mulher. Ele não soube dizer se ele passou a noite no hospital. Chrispiniano confirmou que Marisa está em coma induzido.

Na terça-feira (24) , Dona Marisa passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas para conter a hemorragia no cerébro. Tudo saiu dentro do previsto e o quadro de saúde dela é estável.

De acordo com o Dr. Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que atende a ex-primeira-dama já tinha um aneurisma (artéria cerebral com malformação), diagnosticada há cerca de dez anos. Na época, não havia indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clínico. Segundo o médico, foi esse aneurisma que se rompeu.

Kalil lembrou que a ex-primeira-dama é hipertensa e disse que uma crise hipertensiva pode ter sido responsável pelo AVC: “O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma”.

Lula e Dilma

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse, no começo da noite de ontem, que o cateterismo “correu bem”, sem detalhar o estado de saúde de dona Marisa. Segundo Okamotto, Lula está ” muito preocupado e muito esperançoso”.

Okamotto disse que dona Marisa está na UTI no momento. “É o procedimento normal.”

Dilma também se manifestou pelo Facebook: “A presidenta Dilma também está na torcida pela sua rápida recuperação.”

O que é o AVC?

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, mais comum (cerca de 80% dos casos), e o hemorrágico (20%). O primeiro é provocado pela falta de sangue em uma área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o hemorrágico, como o de Marisa, é causado pelo rompimento de um vaso intracraniano que promove uma hemorragia cerebral.

O AVC pode se manifestar por um ou mais dos sintomas. Veja quais são:

– Fraqueza ou formigamento de repente, em um dos lados do corpo

– Dificuldade súbita para falar

– Dificuldade súbita para enxergar ou visão dupla

– Dificuldade súbita para caminhar ou perda do equilíbrio

– Tontura com sensação de que tudo está girando

– Dor de cabeça muito forte, de repente, sem causa aparente

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS