Redação Pragmatismo
Política Externa 26/Jan/2017 às 11:52 COMENTÁRIOS
Política Externa

China pode aderir ao TPP após saídas de EUA e Chile

Publicado em 26 Jan, 2017 às 11h52

Chile abandona TPP após saída dos EUA. Os primeiros-ministros do Japão e da Austrália, as duas maiores economias do TPP junto do Canadá, estudam salvar o acordo. Para tanto, discutem abrir a porta para a China, inicialmente excluída do pacto

china aderir tpp saída eua chile
Cerimônia de Assinatura da Parceria Trans-Pacífico em Nova Zelândia em março de 2016 (reprodução)

O ministro de Relações Exteriores do Chile, Heraldo Muñoz, declarou nesta segunda-feira (23/01) que o país não participará mais do TPP (Acordo Transpacífico) após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de se retirar do acordo.

O TPP como o conhecíamos não está mais sobre a mesa”, disse Muñoz, referindo-se ao decreto assinado por Trump que estabelece a saída dos EUA do tratado de livre comércio.

O chanceler disse que o texto do acordo não será submetido à votação no Congresso, mas que o país “persistirá na abertura ao mundo e na integração sob distintas modalidades como fizemos no passado, com acordos bilaterais, sub-regionais e regionais”.

Ele ainda afirmou que iniciou contatos com os outros governos integrantes do TPP, visando a reunião que será realizada em março em Viña del Mar para analisar a situação do acordo após a decisão de Trump. “Nos interessa seguir avançando na integração com países da região Ásia-Pacífico, muitos dos quais eram parte do TPP”, disse Muñoz.

Com saída dos EUA, países restantes buscam alternativas

Os primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe, e da Austrália, Malcom Turnbull, as duas maiores economias do TPP junto do Canadá, estudam salvar o acordo, apesar da saída da principal economia mundial.

Existe a possibilidade de que o TPP prospere sem os EUA“, afirmou Turnbull após conversar com Abe e com os primeiros-ministros da Nova Zelândia, Bill English, e de Cingapura, Lee Hsien Loong, nesta segunda-feira (23/01).

Entre as opções para um Acordo Transpacífico alternativo, a Austrália indicou a possibilidade de levar o TPP adiante sem os EUA ou de abrir a porta para a China, excluída do pacto. “Certamente existe potencial para que a China se una ao TPP“, afirmou Turnbull, citando o compromisso com a globalização e o livre-comércio ressaltado pelo presidente da China, Xi Jiping, em recente discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

A China já tinha realizado esforços paralelos para aumentar sua presença comercial na região através da Parceria Econômica Regional Compreensiva (RCEP, na sigla em inglês) e da Área de Livre-Comércio Ásia-Pacífico (FTAAP). Agora, está diante do cenário ideal para ocupar o vazio deixado pela saída dos EUA do TPP. O governo da China não esclareceu qual será a postura adotada em relação ao TPP, mas um centro de estudos ligado ao Executivo sinalizou o interesse de Pequim em se unir ao pacto.

Se ocorrerem novas negociações sobre o TPP, não acredito que haja nenhum obstáculo que impeça a adesão da China“, disse hoje Teng Jianqun, diretor de Assuntos Americanos do Instituto de Estudos Internacionais da China (CIIS), que pertence ao Ministério das Relações Exteriores.

Para o Japão, por outro lado, convidar a China para o TPP representaria um elevado risco estratégico devido ao peso do rival e poderia significar uma reformulação das regras comerciais do pacto seguindo os interesses de Pequim. Por isso, especialistas japoneses acreditam que o país irá concentrar energias em negociar um acordo bilateral com os EUA como alternativa.

O governo japonês também avaliou que um eventual acordo sem os EUA seria “sem sentido” por desequilibrar a balança entre os interesses fundamentais dos países envolvidos. Koichi Hagiuda, porta-voz do governo, destacou a intenção de Abe de convencer Trump sobre as vantagens do acordo para a economia americana.

Visto como uma engrenagem fundamental dentro do “Abenomics”, o plano de crescimento econômico de Abe, e como contrapeso crescente da influência da China na região, o TPP, que deve ser aprovado pelos respectivos Congressos, foi ratificado até o momento apenas pelo próprio Japão.

O TPP só entrará em vigor se for ratificado por países que representem pelo menos 85% da economia do bloco. Sozinhos, os EUA representam 60% do PIB somado dos 12 aliados signatários.

Entre os demais signatários, Nova Zelândia, Cingapura, Chile, México e Peru se mostraram dispostos a dar uma nova forma ao TPP. Outros, como a Malásia e o Vietnã, já buscam alternativas, como aprofundar as relações econômicas por meio da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Leia também:
Uma explicação profunda para o fenômeno Donald Trump
Não busquem culpados pela vitória de Donald Trump
Bernie Sanders surpreende e revela disposição para ajudar Donald Trump
As 7 propostas que explicam a vitória de Donald Trump
Donald Trump preocupa menos que Michel Temer
Donald Trump representa um mal menor que Hillary Clinton?

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS