Redação Pragmatismo
EUA 12/Dez/2016 às 23:28 COMENTÁRIOS
EUA

CIA diz que Rússia ajudou Trump a se eleger e presidente eleito rebate

Publicado em 12 Dez, 2016 às 23h28

Donald Trump rebateu informação da CIA que revela que a Rússia interveio no resultado da última eleição presidencial nos EUA

Donald Trump CIA Rússia EUA
Donald Trump, presidente eleito dos EUA

A CIA concluiu que a Rússia interveio na eleição presidencial norte-americana de 2016 para ajudar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, a alcançar a Casa Branca, e não só para minar a confiança no sistema eleitoral dos EUA, disse uma autoridade sênior norte-americana na sexta-feira (9).

Agências de inteligência dos EUA avaliaram que à medida que a campanha presidencial de 2016 se desenhava, autoridades do governo russo prestaram crescente atenção em auxiliar os esforços de Donald Trump na conquista da eleição, disse na sexta-feira à Reuters a autoridade norte-americana próxima à descoberta, sob condição de anonimato.

Citando autoridades com entendimento do assunto, o Washington Post relatou na sexta que agências de inteligência identificaram indivíduos com ligações com o governo russo que providenciaram milhares de e-mails hackeados do Comitê Nacional Democrata e outros, incluindo do chefe da campanha presidencial de Hillary Clinton, ao WikiLeaks.

À medida que a eleição se aproximava, hackers russos viraram quase toda a atenção para os democratas. Praticamente todos os e-mails que divulgaram publicamente poderiam fazer possíveis danos a Hillary e ao Partido Democrata, disse a autoridade à Reuters.

Autoridades russas negaram todas as acusações de interferência na eleição dos EUA. Uma porta-voz da CIA disse que a agência não possuía comentários sobre a questão.

Em outubro, o governo dos Estados Unidos acusou formalmente a Rússia de uma campanha de ataques cibernéticos contra organizações do Partido Democrata antes das eleições presidenciais de 8 de novembro.

O presidente Barack Obama disse que alertou o presidente russo, Vladimir Putin sobre as consequências dos ataques.

‘Ridículas’

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não acredita nos relatos de que agências de inteligência concluíram que a Rússia interveio na eleição presidencial a seu favor, de acordo com uma entrevista transmitida no “Fox News Sunday”.

“Eu acho que é ridículo. Acho que é apenas outra desculpa. Não acredito”, disse Trump.

Ele culpou os democratas por essas notícias e disse que não acredita que elas vieram da Agência Central de Inteligência (CIA).

O presidente eleito republicano questionou se a CIA estava por trás das notícias que indicavam que Moscou o queria na Casa Branca. “Eu acho que os democratas estão colocando-as em público”, disse, na entrevista.

informações de Agência Reuters

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS