Redação Pragmatismo
Internet 23/Nov/2016 às 15:27 COMENTÁRIOS
Internet

Facebook anuncia medidas para combater notícias falsas

Publicado em 23 Nov, 2016 às 15h27

Mark Zuckerberg revela medidas para combater notícias falsas no Facebook

facebook medidas combater boatos notícias falsas
Mark Elliot Zuckerberg, presidente do Facebook (reprodução)

O Facebook Inc, que enfrenta críticas por não ter evitado uma enxurrada de notícias falsas de serem compartilhadas na rede social antes da eleição norte-americana, está tomando uma série de medidas para eliminar boatos e outros tipos de mentiras de seus feeds, disse na sexta-feira (18) o presidente da empresa, Mark Zuckerberg.

O Facebook insiste há tempos que é uma empresa de tecnologia e não de mídia, e por isso rejeita a ideia de ser responsável pelo conteúdo que seus usuários publicam e compartilham na plataforma. Pouco após a eleição, Zuckerberg afirmou que a noção de que informações mentirosas publicadas no Facebook ajudaram a eleger Donald Trump era uma “ideia maluca”.

Ele então afirmou no último sábado que mais de 99% do que as pessoas veem no Facebook é autêntico, dizendo que há “apenas uma pequena porção” de informações mentirosas e boatos.

Mas na sexta-feira ele postou uma nota em tom totalmente diferente. Zuckerberg afirmou que o Facebook está trabalhando no assunto há muito tempo, e disse que o problema é complexo tanto técnica como filosoficamente.

Embora a porcentagem de desinformação seja relativamente pequena, temos muito mais trabalho à frente no nosso planejamento“, afirmou.

Ele listou uma série de medidas que já estão sendo implementadas na rede social, como maior automação para “detectar o que as pessoas sinalizam como falso antes mesmo que elas o façam“.

Ele também disse que o Facebook tornará mais fácil o relato de conteúdo falso, trabalhará com terceiros e jornalistas para checagem de fatos e explorará símbolos de alerta para conteúdos tidos como falsos. A empresa também tentará impedir que fornecedores de notícias falsas ganhem dinheiro por meio de seu sistema de publicidade, como foi previamente anunciado.

Leia também:
Chantagista virtual é exposto nas redes sociais por vítima
Promotor lança alerta sobre brincadeira ‘Faça ao seu filho estas perguntas…’
Notícias mais compartilhadas na semana do impeachment são falsas
Qual é o problema das redes sociais?

Reuters

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS