Redação Pragmatismo
Eleições 2016 29/Out/2016 às 21:30 COMENTÁRIOS
Eleições 2016

Ibope e Datafolha divulgam últimas pesquisas antes da eleição no Rio de Janeiro

Publicado em 29 Out, 2016 às 21h30

Ibope e Datafolha acabam de divulgar suas últimas pesquisas para a prefeitura do Rio de Janeiro antes da eleição de amanhã. Os dois levantamentos revelam uma tendência de alta de Marcelo Freixo (PSOL), mas ainda insuficiente para vencer a disputa

Ibope e Datafolha Rio de Janeiro
Ibope e Datafolha dizem que Crivella vencerá eleição de amanhã, mas apontam tendência de alta de Freixo

Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram na noite de hoje (29) as suas últimas pesquisas para a prefeitura do Rio de Janeiro.

Os dois levantamentos apontam que o bispo evangélico Marcelo Crivella (PRB) irá vencer a disputa, embora Marcelo Freixo (PSOL) esteja em tendência de alta.

Segundo o Ibope, faltando um dia para o segundo turno da eleição, Crivella tem 57% das intenções de votos válidos contra 43% de Freixo. No início do segundo turno, a diferença já chegou a ser de 67% a 30% para o bispo licenciado da Igreja Universal.

Já de acordo com o Datafolha, Crivella tem 58% das intenções de votos válidos. Freixo tem 42%. Aqui, a vantagem também diminuiu. O mesmo instituto já chegou a apontar uma diferença de 62% a 38% no início do mês de outubro.

A pesquisa de votos válidos é aquela que desconsidera o percentual de eleitores indecisos e que declararam que pretendem votar nulo ou em branco. A contagem oficial de votos da eleição também não leva em conta os votos brancos e nulos.

A margem de erro da pesquisa do Ibope deste sábado é de três pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 1.204 eleitores na sexta-feira (28) e neste sábado. A pesquisa, registrada sob o número RJ-00590/2016, foi encomendada pela “TV Globo”. O índice de confiança é de 95%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 2.384 eleitores na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pela “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo” e registrada sob o número RJ-01053/2016. O índice de confiança é de 95%.

Último debate

Por terem ouvido eleitores no sábado, pesquisas de Ibope e Datafolha têm resultados, em parte, influenciados pelo último debate eleitoral realizado entre os candidatos, na noite de sexta-feira, pela TV Globo. No debate, Freixo atacou Crivella, que ironizou as acusações

Após a divulgação da pesquisa do Datafolha, Freixo afirmou que ainda é possível uma virada na eleição. Segundo ele, apesar de eleitores terem sido ouvidos no sábado, as pesquisas divulgadas ainda não captaram o resultado total do debate.

“Essa pesquisa não consegue detectar toda a mudança vinda do debate. Vai mudar ainda mais”, disse ele, enquanto visitava bairros do subúrbio do Rio no último dia de campanha eleitoral. “Ainda não tem nada decidido.”.

Recomendações

COMENTÁRIOS