Redação Pragmatismo
Eleições 2016 27/Out/2016 às 23:00 COMENTÁRIOS
Eleições 2016

Ibope divulga novas pesquisas para as disputas no Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Publicado em 27 Out, 2016 às 23h00

Faltando menos de 48 horas para o 2º turno da eleição, instituto Ibope divulga pesquisas para as prefeituras do Rio de Janeiro (Crivella vs Freixo) e Belo Horizonte (Kalil vs Leite). Confira os números

pesquisa ibope rio de janeiro
Cima: Crivella e Freixo.
Baixo: Leite e Kalil

Faltando menos de 48 horas para o 2º turno da eleição municipal de 2016, o instituto Ibope divulgou pesquisas para as prefeituras do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

De acordo com o levantamento, o senador Marcelo Crivella (PRB) tem 46% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, enquanto o deputado Marcelo Freixo (PSOL) registrou 29%.

Considerando apenas as intenções de votos válidos, que excluem brancos e nulos, Crivella tem 61%, contra 39% de Freixo.

Segundo a pesquisa, 22% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Outros 3% afirmaram não saber em quem votar.

Líder das últimas pesquisas, Marcelo Crivella ainda não confirmou presença no último debate entre os candidatos que será realizado pela TV Globo nesta sexta-feira (28). Questionado se participaria do evento, o senador disse que “só Jesus sabe”.

Migração de votos no Rio de Janeiro

O Ibope também perguntou como vão votar no segundo turno os eleitores que, no primeiro turno, optaram por outros candidatos.

Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB) no primeiro turno, 40% dizem que agora, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 28%, em Freixo. Votariam em branco ou anulariam 26%, e 6% estão indecisos.

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC), 51% dizem que vão votar em Crivella no segundo turno, e 9%, em Freixo. Brancos e nulos: 36%; indecisos, 4%.

Eleitores de Indio da Costa (PSD): 45% dizem que vão votar em Crivella no segundo turno, e 29%, em Freixo. Brancos e nulos: 23%. Indecisos: 4%.

Entre os que disseram que, no primeiro turno, votaram em branco ou anularam o voto: 22% dizem que, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 23%, em Marcelo Freixo. Outros 48% dizem que pretendem votar em branco ou anular novamente, e 7% estão indecisos.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 21 e 27 de outubro. A margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte a pesquisa Ibope divulgada na noite de hoje (27) indica um empate técnico entre os candidatos.

Alexandre Kalil (PHS) aparece com 39% das intenções de voto à frente de João Leite (PSDB), que aparece com 36%. No entanto, com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão empatados tecnicamente.

Os eleitores que afirmaram não pretender votar em ninguém (votar em branco ou anular) são 20% e 5 % disseram não saber em quem votar ou não responderam à pesquisa do Ibope.

No primeiro turno das eleições, Leite recebeu 33,4% dos votos válidos e Kalil, 26,56%.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS