Redação Pragmatismo
Educação 28/Out/2016 às 17:49 COMENTÁRIOS
Educação

Discurso de Ana Júlia Ribeiro vira notícia internacional

Publicado em 28 Out, 2016 às 17h49

Discurso tocante da estudante Ana Júlia Ribeiro, 16 anos, ganhou destaque até na revista internacional Forbes. "Nas últimas 24 horas, o Brasil foi apresentado ao que muitos brasileiros acreditam que é a mais promissora voz ouvida em muitos anos", diz a reportagem

discurso forbes ana julia ribeiro estudante ocupação

Daniel Buarque, Brasilianismo

O discurso da estudante secundarista Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos, a deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná se tornou notícia internacional. E notícia boa, segundo a revista de economia “Forbes”.

Nas últimas 24 horas, o Brasil foi apresentado ao que muitos brasileiros acreditam que é a mais promissora voz ouvida em muitos anos”, diz reportagem publicada no site da revista.

Em texto que apresenta a movimentação de estudantes secundaristas em centenas de escolas do Paraná, a revista diz que o discurso surpreendeu o país.

Ela proclama, ‘nossa bandeira é a educação, nossa única bandeira é a educação’, e defende que o controverso programa ‘escolas sem partido, que proíbe discurso político partidário na sala de aula, insulta os estudantes ao dizer a eles que eles não têm capacidade de pensar”, diz a reportagem.

A publicação narra a reação agressiva dos parlamentares paranaenses e defende a coragem da jovem estudante.

É um jogo de força que faria muitos se encolherem, e é neste momento que a estrela de Ana Júlia brilha. a adolescente não tenta gritar mais alto do que o presidente da sessão. Ela não o desrespeita nem discute. Ao contrário, ela se mantém calma e lança a crítica mais forte. ‘Eu peço desculpa, mas o ECA nos diz que a responsabilidade pelos nossos adolescentes, dos nossos estudantes, é da sociedade, da família e do Estado‘”.

Ao contextualizar a situação da educação no Brasil e no Paraná, a revista também lembra que um ano antes a polícia do Estado agiu com violência contra professores que realizavam protestos.

Cenas de professores sendo espancados pela polícia criou ondas de choque pelo país e formou a base para o discurso de Ana Júlia”, explica.

Leia também:
MBL tenta ‘desocupar’ escola no Paraná usando táticas de milícia
Brasil já tem 1.100 escolas ocupadas contra a reforma de Temer e a PEC 241
Discurso comovente de aluna de 16 anos deixa deputado furioso
Professora de 79 anos cria PEC que corta gastos dos políticos e envia a Michel Temer

Na época da repressão violenta contra professores, vários veículos de comunicação internacional noticiaram o caso, criticando a polícia e chamando a ação de truculenta e se referindo ao episódio como ”batalha campal”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS