Redação Pragmatismo
Direita 05/Out/2016 às 12:00 COMENTÁRIOS
Direita

Denúncia contra Bolsonaro no Conselho de Ética é aceita

Publicado em 05 Out, 2016 às 12h00

Relator aceita denúncia contra Jair Bolsonaro no Conselho de Ética por apologia à tortura. Decisão afirma que o deputado “abusou da prerrogativa parlamentar” ao homenagear o torturador Brilhante Ustra no plenário durante votação do impeachment de Dilma Rousseff

jair bolsonaro conselho de ética
Jair Bolsonaro

O deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), relator da representação do PV contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), acusado de fazer “apologia ao crime de tortura”, apresentou nesta terça-feira (4) seu voto no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O relator sugere que a denúncia seja aceita e que Bolsonaro seja processado por quebra de decoro. O parecer não chegou a ser votado em razão de um pedido de vista, que adiou a decisão para a semana que vem.

Monteiro concluiu que Bolsonaro “abusou da prerrogativa parlamentar” ao homenagear o coronel Brilhante Ustra no plenário, durante a votação da admissibilidade do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 17 de abril.

“Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff’’, afirmou Bolsonaro, ao declarar o voto.

Morto recentemente, Ustra era alvo de uma série de acusações de tortura durante o regime militar.

Bolsonaro afirmou que Ustra não foi torturador e que não está preocupado com a representação, porque a Constituição determina que os parlamentares são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos.

Brilhante Ustra

O coronel Brilhante Ustra foi o primeiro militar brasileiro a responder por um processo de tortura na ditadura. A Justiça de São Paulo reconhece Ustra oficialmente como um torturador do Brasil.

Entre as vítimas dele está a ex-presidente Dilma. Ustra chefiou o DOI-Codi do II Exército, em São Paulo, órgão de repressão política durante a ditadura militar.

VEJA TAMBÉM: Mulher conta o que viveu nas mãos do Cel. Ustra, homenageado por Bolsonaro

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS