Redação Pragmatismo
Corrupção 19/Out/2016 às 15:09 COMENTÁRIOS
Corrupção

Cavendish cita caciques de PSDB e PMDB em delação premiada

Publicado em 19 Out, 2016 às 15h09

Em negociação de delação, Cavendish cita políticos do PSDB e PMDB. Dono da construtora Delta Engenharia mencionou o senador Aloysio Nunes, o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral e o governador de Goiás Marconi Perillo

Cavendish delação psdb pmdb
Fernando Cavendish cita Aloysio Nunes do PSDB/SP, Sergio Cabral do PMDB/RJ e Marconi Perillo do PSDB/GO (Imagem: Pragmatismo Político)

Nas negociações para fechar um acordo de delação premiada, o empresário Fernando Cavendish, dono da construtora Delta Engenharia, afirmou que detalhará pagamentos de propina a políticos do PMDB e PSDB. Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, os repasses são relacionados à obras nos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, além de contratos com estatais como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Petrobrás.

Cavendish foi alvo da Operação Saqueador, em junho deste ano, e, nas negociações com procuradores do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro e da Procuradoria Geral da República, o empresário cita pagamentos indevidos ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Os recursos que beneficiaram o tucano seriam provenientes de um contrato de obra para ampliação da Marginal Tietê, que tinha entre seus responsáveis Paulo Vieira Souza, afilhado político do senador.

O líder do governo de Michel Temer no Senado afirma não ter tido contato com Fernando Cavendish e disse que qualquer menção a pagamentos indevidos relacionados ao seu nome é “mentira”. Aloysio Nunes também negou ser padrinho político de Paulo Vieira Souza, classificado pelo tucano como “técnico e profissional altamente qualificado”.

No Rio de Janeiro, Cavedish aponta repasses feitos ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) para obter contratos de obras, como a reforma do Estádio do Maracanã, do Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca e da transposição do Rio Turvo. Em outro trecho do anexo da proposta de delação, o empresário relata uma série de pagamentos para parlamentares federais e estaduais do PMDB.

A assessoria de Sergio Cabral informou que “não há o que comentar” sobre o assunto.

Leia também:
O ranking dos partidos políticos com mais fichas-sujas no Brasil em 2016
Andrade Gutierrez confirma doação de R$ 20 milhões a Aécio Neves
Cerveró: “Filho de FHC nem sabia o que era termelétrica e foi contratado pela Petrobras”
Nos EUA, Sergio Moro explica por que não julga políticos do PSDB
Por que escândalos de corrupção envolvendo tucanos não avançam na Justiça?

O empresário também detalhou supostos desvios ocorridos em contratos com o governo de Goiás, na gestão de Marconi Perillo (PSDB), além de outros municípios do estado. As irregularidades somam pelo menos R$ 276 milhões. Em nota, o governador tucano disse que “as informações apresentadas não têm a menor procedência” e argumentou que não há qualquer doação da empresa Delta para a campanha de 2010 do então senador Marconi Perillo.

Leia a reportagem completa no jornal O Estado de S.Paulo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS