Delmar Bertuol
Colunista
Política 02/Ago/2016 às 16:11 COMENTÁRIOS
Política

A família dos políticos

Delmar Bertuol Delmar Bertuol
Publicado em 02 Ago, 2016 às 16h11

A vida pessoal dos políticos tem importância, claro, pois o ser humano não consegue separar de todo a sua casa com o seu gabinete. Essa importância, no entanto, é limitada ao que pode influenciar na sua índole.

Michel Temer Marcela família políticos religi~]ao conservadorismo
Michel Temer e família (reprodução)

Delmar Bertuol*, Pragmatismo Político

Com grandes índices de rejeição, apesar dos esforços do Instituto Datafolha em mostrar o contrário, o Presidente Interino (leia golpista) Michel Temer chamou a imprensa pra noticiá-lo buscando, junto com a esposa, o filho na escola. Isso é, queria fazer uma estratégia de márquetim mostrando que por detrás do homem que quer fazer os assalariados trabalharem até os setenta anos, lhes tirar o pouco amparo que ainda lhes restam – a CLT -, e desvincular gastos mínimos que o governo tem que investir em educação e em saúde,entre outros, há um pai e marido amoroso e atencioso.

Na campanha a governador do Rio Grande do Sul em 2014, o então candidato José Ivo Sartori quis se desvincular da pecha de político, como se isso fosse demérito, ao dizer que seu partido não era o (golpista) PMDB, mas o Rio Grande. Mais do que isso, não se furtou em mostrar na propaganda de tevê, diversas vezes, a sua mãe, que, até aonde se sabe, nada tem a ver com política. Era mesmo o ensejo, já que o candidato tinha por estratégia a sua repugnância. Seu principal adversário, o candidato Tarso Genro, tinha por mãe (ela faleceu pouco depois das eleições) a senhora Elly Herz Genro. Elly sim fora uma política atuante, tendo lutado contra a nefasta ditadura militar brasileira. Em nenhum momento, no entanto (se aconteceu, desconheço), o candidato do PT fez alusão a isso. Na verdade, Tarso não citou a sua família na sua propaganda eleitoral em qualquer momento.

Nas últimas eleições às prefeituras, em 2012, um candidato aqui da região pedia votos: “eu sou Fulano. Marido da Ciclana. Pai da Beltrana. Aquele que vocês encontram na missa todos os domingos de manhã.” Ora, quer dizer que entre os pré-requisitos pro sujeito ser um bom governante estão ter esposa, filhos e uma religião. A falta de qualquer um desses elementos é motivo de desconfiança. E se o camarada for homossexual, sem filhos e ateu, por exemplo, não deve passar nem na convenção partidária.

Leia aqui todos os textos de Delmar Bertuol

A vida pessoal dos políticos tem importância, claro, pois o ser humano não consegue separar de todo a sua casa com o seu gabinete. Essa importância, no entanto, é limitada ao que pode influenciar na sua índole.

Leia também:
O que leva alguém a usar seu filho de 7 anos para se autopromover?
Por que tantos réus no STF são nomeados por Temer para cargos importantes?
Mídia brasileira abafa denúncia de jornal britânico sobre Marcela Temer
Michel Temer reclama de protestos: “Meu filho e minha mulher choram…”

Apresentar-se como um bom pai, marido, filho e religioso como se só isso bastasse pra comprovar sua idoneidade mostra justamente o contrário. Exibe que, ao que parece, o político em questão não sabe fazer algo crucial pra boa administração da coisa pública, a separação do público e do privado.

Talvez a Presidenta afastada (leia golpeada) Dilma Rousseffi devesse chamar a imprensa e apresentar seu novo namorado, um viúvo cristão e integrante do seleto grupo de Cidadãos de Bem Deste País. Depois, poderia deixar-se filmar brincando com os netos enquanto fizesse tricô. De repente, com isso, a população que não apoia o impeachment (leia legalistas) aumentasse.

*Delmar Bertuol é escritor, professor de história, membro da Academia Montenegrina de Letras e colaborou para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS