Redação Pragmatismo
EUA 28/Apr/2016 às 11:19 COMENTÁRIOS

Hillary e Trump estão cada vez mais perto da disputa pela Casa Branca

Hillary Clinton e Donald Trump vencem prévias e se aproximam da disputa pela Casa Branca. Veja quantos delegados cada pré-candidato já acumulou e o que falta para a definição

hillary trump disputa eleições eua casa branca
Fonte: Opera Mundi

A pré-candidata do Partido Democrata Hillary Clinton avançou na disputa à indicação para concorrer nas eleições presidenciais dos Estados Unidos ao conquistar quatro dos cinco estados em disputa nesta terça-feira (26/04). Já o empresário Donald Trump venceu as cinco prévias do Partido Republicano e aumentou as chances de ser o indicado para o pleito em novembro.

Hillary venceu as primárias de quatro (Connecticut, Delaware, Maryland e Pensilvânia) dos cinco estados que foram às urnas, enquanto o senador de Vermont Bernie Sanders ganhou em Rhode Island.

Em seu discurso, a ex-secretária de Estado prometeu “unificar” o Partido Democrata para vencer as eleições de novembro.

Temos que ser sonhadores e também executores“, disse a pré-candidata.

Hillary precisa de 2.383 delegados para ficar com a indicação e até agora conta com 1.640, contra os 1.331 de Sanders, números que não incluem os chamados “superdelegados“, funcionários do partido que também podem votar na convenção e mudar de ideia sobre quem irão eleger.

Apesar de ser praticamente impossível para Sanders alcançar o número necessário de delegados, o senador afirmou que continuará em campanha até o final do processo de primárias e que participará da convenção do partido em julho.

Republicanos

Na disputa do Partido Republicano, o empresário e pré-candidato Donald Trump venceu as cinco eleições primárias da legenda realizadas nesta terça-feira, uma ampla vitória sobre seus rivais John Kasich, governador de Ohio, e Ted Cruz, senador pelo Texas.

Com os triunfos nos estados de Delaware, Pensilvânia, Maryland, Rhode Island e Connecticut, Trump amplia suas chances de ser o indicado a disputar as eleições de novembro.

Para mim, isso já acabou“, afirmou Trump em mensagem a seus seguidores e em uma entrevista coletiva posterior que ofereceu em Nova York, pouco depois de saber os resultados das votações.

O empresário levou a maioria dos 118 delegados em jogo nos cinco estados e possui agora 949. Para ser indicado, o candidato deve alcançar 1.237 delegados.

Para conter o avanço de Trump, Cruz e Kasich anunciaram no domingo (24/04) uma aliança para tentar evitar que o empresário obtenha os delegados necessários para garantir a indicação republicana.

Efe e Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 28/Apr/2016 às 13:55

    Hillary Clinton é socialista? Não. Hillary Clinton é conivente com a Wall Street? Sim, é. Hillary Clinton é abastada e ex-primeira dama? Sim, ela é sim. Mas isso não a desqualifica para ser uma presidente moderadora no cenário político dos EUA. Claro que no âmbito internacional, ela pode ser do mesmo jeito que o OBAMA ou um tanto mais conservadora, contudo, no que diz respeito a políticas sociais do interior do país, ela é exatamente igual ao Bernie Sanders. Quem critica ela, normalmente do espectro esquerdo, aqui no Pragmatismo Político, esquece que a Dilma Rousseff foi tão capitalista do que essa senhora vai ser, se subir à Casa Branca. A presidente do Brasil tomou medidas que nem os Democratas norte-americanos fariam, aí me vem nego dizendo que ela é a cara do Aécio, que ela é dissimulada e blá blá blá? Entendam, os EUA, o BERÇO ATUAL DO CAPITALISMO não permite, pelo menos não agora, um socialista no poder; não porque ele seja um socialista em si que ele não pode entrar na propriedade da Avenida Pensilvânia 1600, NÃO! Porque os Estados Unidos estão passando por uma metamorfose social e política, ainda sim dentro do capitalismo. Vimos apenas no governo Obama acontecimentos extraordinários dentro do próprio país. Portanto, o país está se preocupando com os de dentro para no futuro pensar nos de fora. Ela não é perfeita mais é de longe mais ponderada que o Donald Trump, esse sim será uma tragédia mundial. Se vocês estão com medo de um zé ninguém chamado Bolsonaro, preocupem-se com esse cara na presidência do país mais poderoso do mundo porque uma canetada bico de pena será a porta para acontecer uma desgraça mundial.

    • Pedro Accioli Postado em 28/Apr/2016 às 16:08

      Trump é o Boçalnaro yankee, se este idiota for presidente dos EUA, terá guerra mundial com certeza!!! Os Bush serão considerados santos perto deste otário!!!

    • poliana Postado em 28/Apr/2016 às 16:16

      não se preocupe, jonas. a hillary clinton será a próxima presidente dos eua. não há a menor possibilidade de o donald trump vencer. presente de deus dá um adversário como esse pra ela. será a disputa mais tranquila da história dos eua!

      • Pedro Accioli Postado em 29/Apr/2016 às 08:05

        Não tenha tanta certeza Poliana, lá nos EUA quem elege o presidente não é o povo e sim os delegados do colégio eleitoral, ou seja, infelizmente o Boçalnaro yankee tem chances de ganhar a eleiçao!

      • poliana Postado em 29/Apr/2016 às 18:01

        eu tenho, pedro. certeza absoluta q a hillary clinton vencerá. sem sombra de dúvidas. aguardemos.

  2. enganado Postado em 28/Apr/2016 às 15:33

    Tô torcendo pela tia KILLary Pinton, ela declarou que vai engrossar com a RÚSSIA, CHINA, IRÃ e Coréia do Norte. A alegria aqui do Palhaço é ver o circo pegar fogo, essa eu quero ver o que dirão os valentões do tal PENTÁGONO que só batem em mais fracos. Imaginemos se ganha uma pessoa menos burra do que ela? O BRAzIL já naquelas alturas é governado pela RATAZANA CORLEONE=temer e ALI BABÁ=fhc que já entregaram até Nossas Mães para a soldadesca de Berverly Hills, aí então o que faltam, são os meganhas do BRAzIL=favelados serem enviados como bucha de canhão para o ""eterno derrotado"" US Army nas destruições da SÍRIA, Afg., LÍBIA, ou seja se não inventarem uma NOVA Covardia que lhes são usuais; destruição de algum país desobediente. Tia KILLaria na cabeça, se DEUS ela vai fuder o BRAzIL, mesmo escrito com a letra ""Z"" ((porque já entregue a AIPAC))). Aguardem!