Redação Pragmatismo
EUA 02/Feb/2016 às 10:55 COMENTÁRIOS

Donald Trump é derrotado em Iowa; Hillary e Sanders empatam

Ted Cruz surpreende e bate Donald Trump em Iowa. Pelos democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders empatam tecnicamente. Depois de ver seu adversário crescer nos últimos dias graças ao seus discurso mais à esquerda, Hillary afirmou após o resultado: “Sou progressista e também quero mudanças”

Eleições EUA Trump Clinton Sanders Cruz
Imagem: Na esquerda, os pré-candidatos republicanos Donald Trump e Ted Cruz. Em seguida, os democratas Bernie Sanders e Hillary Clinton (Pragmatismo Político)

O senador pelo Texas Ted Cruz derrotou o empresário Donald Trump entre os republicanos na primeira etapa de votação para a escolha do candidato ou candidata presidencial de cada partido, realizada na noite desta segunda-feira (01/02) no Estado de Iowa, no nordeste dos Estados Unidos.

Cruz, que vinha em segundo lugar nas pesquisas de opinião, superou Trump confortavelmente entre os eleitores republicanos. Com 99,9% dos votos computados, Cruz tem 27,65% (enquanto as pesquisas lhe atribuíam 23%) e Trump tem 24,31% (contra os 28% estimados anteriormente).

Cruz, que tenta se vender aos eleitores republicanos como um novo Ronald Reagan e baseia sua candidatura no voto ultraconservador e evangélico, afirmou que o resultado em Iowa mostra que seus apoiadores estão ansiosos para voltar ao “livre mercado” e a “valores judaico-cristãos”.

Marco Rubio, senador pela Flórida, também surpreendeu, fechando com 23,09%, contra os 15% que lhe davam as pesquisas de opinião.

Democratas

Entre os democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders acabaram tecnicamente empatados com uma leve vantagem para Hillary e com Sanders encarando o empate como uma vitória.

Iowa representa menos de 1% do total do eleitorado nos Estados Unidos e tradicionalmente inicia a fase do caucus e primárias para a escolha dos delegados que irão votar nas convenções partidárias em julho. Iowa tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Os democratas elegem 44 delegados no estado e os republicanos, 30.

Em 2008, Hillary Clinton, então favorita na pré-campanha, perdeu para Barack Obama, na época senador. Para analistas e a imprensa norte-americana, uma vitória em Iowa pode representar uma tendência.

Com as pesquisas que indicam empate técnico entre Sanders e Clinton em algumas regiões, o presidente Obama também “fez campanha”, ao defendê-la como candidata ideal pela “ampla e comprovada” experiência administrativa.

Depois do empate técnico em Iowa e de ver Sanders crescer nos últimos dias, graças ao seu discurso mais liberal e à esquerda, Hillary afirmou após o resultado: “Sou progressista e também quero mudanças”.

O próximo evento da campanha ocorre em New Hampshire nas primárias do dia 9 de fevereiro.

com Agência Lusa e Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 02/Feb/2016 às 12:47

    É óbvio que ele não vai vencer as eleições presidenciais. A massa estadunidense é ignorante, mas não tanto.

  2. Deisi Postado em 02/Feb/2016 às 13:09

    Espero que seja derrotado em todas as prévias, niguem merece esse alucinado na prvidencia, nem os americanos.

  3. Caio Postado em 02/Feb/2016 às 14:09

    Quero que o Sanders vença. Imaginem só, um socialista chefiando a nação mais poderosa. Isso geraria um terremoto global de 18 pontos na escala Richter kkkkkkkkkkkk.

    • Peterson Postado em 02/Feb/2016 às 15:03

      Eu quero ver isso acontecer _só pela treta_.

    • poliana Postado em 02/Feb/2016 às 15:27

      eu tb torço por isso! acho q chocaria mais do q ver um negro ocupando a presidência dos eua!!!

  4. Alan Kevedo Postado em 02/Feb/2016 às 14:56

    Se TRUMP for eleito presidente dos Estados Unidos uma querra com o uso de termonucleares será certa. E NOIS VORTEMUS TUDO PRO INFERNO DE NOVO. UAI !!!

  5. sergio ribeiro Postado em 02/Feb/2016 às 16:43

    Iowa é só um aquecimento. Costuma sempre ser o primeiro, mas é um dos Estados mais irrelevantes de lá, segundo os analistas políticos. Não sei mais nada a respeito do lugar, mas é um dos menores do país.

  6. Thiago Teixeira Postado em 12/Feb/2016 às 02:00

    Trump presidente pode me convocar para o exército novamente. Sou voluntário e entrar num kamikaze e mergulhar na cabeça desse estrume.