Redação Pragmatismo
Educação 12/Jan/2016 às 11:23 COMENTÁRIOS
Educação

Universidade mais ousada do mundo oferece bolsas para brasileiros

Publicado em 12 Jan, 2016 às 11h23

Universidade dos EUA diferente de tudo que você já viu oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros. Diretor da instituição afirma que proposta é bancar os estudos de qualquer aluno que não tenha condições de pagar o curso. Saiba como se inscrever e fique atento aos prazos

Universidade Minerva bolsa estudo brasileiros
Universidade de Minerva é considerada uma das mais inovadoras do mundo

A Universidade Minerva, conhecida mundialmente por propor um modelo inovador que aboliu as aulas tradicionais, está com vagas abertas de seus cursos de graduação para jovens que queiram participar do processo seletivo e ganhar bolsas de estudo.

A universidade não tem um número determinado de bolsas. Segundo Alex Aberg Cobo, diretor de Minerva para a América Latina, a proposta é bancar os estudos de qualquer aluno que não tenha condições de pagar o curso. Além disso, neste ano, a instituição fechou parceria com a Fundação Estudar para oferecer duas bolsas integrais, que cobrem os 4 anos do curso de graduação, totalizando US$ 40 mil.

Todas as bolsas (tanto da parceria com a Fundação Estudar, quanto bancadas pela universidade) são destinadas a estudantes brasileiros que passaram pelo processo seletivo, ou seja, admitidos pela Minerva, e que comprovem que não têm condições de arcar com o valor das mensalidades.

Para concorrer às bolsas, o interessado deve fazer sua inscrição no site da universidade ou no endereço por meio da Fundação Estudar até o dia 15 de janeiro.

Processo seletivo

A seleção da Universidade Minerva é diferente em relação às tradicionais universidades americanas (saiba mais aqui). Além de provas online rápidas e entrevistas objetivas, a universidade preza não apenas boas notas do aluno, como também as experiências extracurriculares. “A gente busca alunos com ótima performance acadêmica e que tenham atividades fora da escola e estas atividades ajudem, de alguma forma, a sua comunidade”, diz o Alex Aberg Cobo.

Além de bom currículo, as qualidades comportamentais, como trabalhar em equipe e ter senso de igualdade, são primordiais para conseguir uma vaga na Universidade, segundo o diretor.

A instituição ganhou fama ao apostar num modelo “revolucionário” de ensino superior praticado em todo o mundo. Os alunos iniciam o primeiro ano na Califórnia e depois passam os outros anos em outras sete cidades ao redor do mundo, como Buenos Aires, na Argentina, e Berlim, na Alemanha.

Criada em parceria com o Keck Graduate Institute (KGI), Minerva foi fundada pelo ex-reitor das Universidades de Harvard e Stanford, Stephen Kosslyn. Com anuidades de US$ 10 mil (aproximadamente 25% do custo das privadas instituições norte-americanas), a universidade diz que o foco é “captar os melhores alunos do mundo, independente da sua classe social”. “Por esta razão, a Minerva possui um fundo de bolsas de estudo para alunos com dificuldades financeiras”, completa Alex Aberg Cobo.

Ano passado, a universidade recebeu mais de 11 mil inscrições de candidatos de 160 países. O objetivo é chegar a 15 mil neste ano. O Brasil faz parte do top 5 de países com maior número de candidatos inscritos.

Luiza Belloni, HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS