Redação Pragmatismo
Direitos Humanos 07/Jul/2015 às 17:55 COMENTÁRIOS

A maioridade penal nos 9 países mais seguros do mundo

Saiba como funciona a maioridade penal nos países que são considerados os menos violentos do mundo

maioridade penal países mais seguros mundo

Antes de observar como funciona a maioridade penal nos países considerados menos violentos do mundo, é importante saber diferenciar Responsabilidade Penal Juvenil e Maioridade Penal. Segue, abaixo, uma explicação didática.

Responsabilidade Penal Juvenil – é o dever jurídico de responder pela ação delituosa que recai sobre o agente imputável”. Ao cometer um delito, um indivíduo considerado responsável será submetido a uma pena. Ou seja, no Brasil, a responsabilidade penal é de 12 anos. O que isso significa? Significa que; caso um jovem que tenha acima dos 12 anos cometa um crime, quem será responsabilizado é ele mesmo, caso considerado culpado. Abaixo dos 12 anos os responsabilizados são os pais ou quem tiver a guarda legal do mesmo. Nesses casos, os jovens entre 12 e 18 anos cumprem pena educativa.

Maioridade Penal ou maioridade criminal – define a idade a partir da qual o indivíduo responde pela violação da lei penal na condição de adulto, sem qualquer garantia diferenciada reservada para indivíduos jovens. O indivíduo é, pois, reconhecido como adulto consciente das consequências individuais e coletivas dos seus atos e da responsabilidade legal embutidas nas suas ações. Ou seja, a partir dos 18 anos, como é hoje o caso do Brasil, o cidadão é considerado adulto e não mais obedece as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente.

OBS:. Alguns internautas e até veículos de comunicação estão disseminando nas redes sociais dados referentes a Responsabilidade Penal Juvenil como se fossem os dados da Maioridade Penal ou Maioridade Criminal de outros países. É preciso ficar atento. Mais informações sobre Maioridade Penal em outros países podem ser encontradas aqui.

OBS1:. Em uma lista de mais de 140 países pesquisados pelo Global Peace Index para definir quais são as nações mais tranquilas do mundo, o Brasil fica com o incômodo 85º lugar. Uma das constatações que chamam a atenção ao analisar o estudo é o fato de que não basta ser rico e poderoso para se ter segurança. Os Estados Unidos, a mais importante economia mundial e detentor do maior poderio bélico, têm de se contentar com a 83ª posição, muito atrás de países pequenos e não tão ricos como Portugal (14º) e Chile (20º). As listas podem ser acessadas aqui ou aqui.

A seguir, a lista dos países mais seguros do mundo e as suas respectivas maioridades penais:

9. FINLÂNDIA
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

8. ÁUSTRIA
(Responsabilidade Penal Juvenil=14 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 19 anos)

O Sistema Austríaco prevê até os 19 anos a aplicação da Lei de Justiça Juvenil (JGG). Dos 19 aos 21 anos as penas são atenuadas.

7. SUÉCIA
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

Sistema de Jovens Adultos até 18 anos.

6. AUSTRÁLIA
(Responsabilidade Penal Juvenil=10 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 19 anos)

5. IRLANDA
(Responsabilidade Penal Juvenil=12 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

A idade de inicio da responsabilidade está fixada aos 12 anos porém a privação de liberdade somente é aplicada a partir dos 15 anos.

4. DINAMARCA
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

3. NORUEGA
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

2. ISLÂNDIA
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

1. NOVA ZELÂNDIA
(Responsabilidade Penal Juvenil=15 anos – Maioridade Penal ou maioridade criminal = 18 anos)

Estável, pacífico e democrático. São esses os conceitos usados pelo Institute for Economics and Peace para definir o país mais seguro do mundo na atualidade, a Nova Zelândia.

Leia também:
Redução da maioridade penal é definitivamente aprovada na Câmara
Seis alternativas à redução da maioridade penal no Brasil
Os argumentos de 18 adolescentes contra a redução da maioridade penal
Drauzio Varella explica por que é contra reduzir a maioridade penal
Os interesses por trás da redução da maioridade penal no Brasil
Inclusão social, sim. Redução da maioridade penal, não!
Os quatro caminhos da redução da maioridade penal

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Comentários

  1. José Postado em 07/Jul/2015 às 21:53

    Mais interessante é que o ranking considera a paz internacional (risco de guerra) e não a violência interna. Logo não tem muito a ver com a maioridade penal.

    • Leonardo Postado em 08/Jul/2015 às 07:14

      Bom dia, José. Na verdade, considera sim: "O ranking que aborda 158 países e leva em conta 23 indicadores, tais quais inquietação civil, criminalidade, gastos militares, envolvimento em conflitos armados e relações com os vizinhos."

  2. Thiago Teixeira Postado em 07/Jul/2015 às 22:17

    Atenção garotos de 11 a 16 anos, o emprego de executores e vapor do tráfico são todos seus! Parabéns aos nossos políticos. E vamos rumo ao Golpe Fascista.

    • eu daqui Postado em 09/Jul/2015 às 12:50

      Países onde a maioridade é 12 ou 14 não foram alvo de golpe nenhum nem de direita nem de esquerda. Não vejo relação entre coisa e outra. Ao contrário, esses países tem maior estabilidade politica.

  3. Murilo Reis Postado em 07/Jul/2015 às 23:33

    Ah não? lembra do champinha? Tá preso até hoje!! sabia disso?? acho que não né...

    • Ecthor Postado em 08/Jul/2015 às 08:50

      O PAI DA GAROTA QUE FOI ESTUPRADA PELO CHAMPINHA É ADVOGADO E DEPUTADOR ESTADUAL, ELE FEZ O IMPOSSÍVEL AO SEU ALCANCE PARA MANTER ELE PRESO E ISSO SE CHAMA PODER DINHEIRO !!!

  4. felipe Postado em 08/Jul/2015 às 09:15

    O gov federal de de SP estão até agora brigando com isso, mas até o omento não enviaram nenhum projeto voltado para o jovem, nada, simplesmente é mais fácil ficar aí reclamando do que mostrar que ainda é possível salvar os jovens do nosso país de apodrecer na cadeia ou de virarem mostres na bandidagem antes dos 18, enfim a população precisa de uma resposta, se ela não vem em forma de projetos voltados a educação que realmente funcionem e que façam essa realidade mudar, vai vir em forma de redução da maioridade porque a população se encheu de morrer pelas mãos destes jovens.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 08/Jul/2015 às 10:24

    """""""Alguns internautas e até veículos de comunicação estão disseminando nas redes sociais dados referentes a Responsabilidade Penal Juvenil como se fossem os dados da Maioridade Penal ou Maioridade Criminal de outros países.""""""". Poxa...de novo estão criando factóides pra justificar o injustificável? MAs sãos empre os mesmos. Não cansam dessa tática desonesta? É mais uma no fígado dos fascistinhas que tem orgasmos com a possibilidade de redução da maioridade penal.

  6. Pedro Accioli Postado em 08/Jul/2015 às 11:16

    Os coxinhas não sabem que adolescente já pode ir para a Fundação Casa, ou seja, são punidos pela lei! Reduzir a maioridade penal não vai adiantar nada para reduzir a violência se não haver investimento pesado em educação!

    • eu daqui Postado em 09/Jul/2015 às 12:48

      E deixar psicopata solto vai resolver o que na prática? Os seus interesses politicos?

  7. Jonas Schlesinger Postado em 08/Jul/2015 às 17:25

    Democracias monárquicas, desenvolvidos, com alta taxa de educação, saúde, segurança; com impostos altos, mas o retorno mais alto ainda.. querem mais o quê? O governo federal não pensou numa alternativa antes, com muita antecedência, aí deu no que deu. Só o país ser uma monarquia democrática já o torna bastante desenvolvida. Não essas republiquetas das bananas....

  8. Eric Postado em 09/Jul/2015 às 10:54

    Como é que a diferença de realidades deveria influenciar em uma decisão moral? A moral é flexível?

  9. eu daqui Postado em 09/Jul/2015 às 12:47

    Analogia entre uma nação de vitmopatas e os mais desenvolvidos do mundo só pode ser piada.............