André Falcão
Colunista
Homofobia 17/Jun/2015 às 12:25 COMENTÁRIOS
Homofobia

Hipocrisia: seu nome pode ser armário

André Falcão André Falcão
Publicado em 17 Jun, 2015 às 12h25
homossexual preconceito gênero brasil conservadorismo hipocrisia

André Falcão*

O brasileiro é de uma hipocrisia ímpar. Calma, não estou a dizer que todo brasileiro é hipócrita. Estou a afirmar, segundo a minha impressão, donde particular, que há hipocrisia pra dedéu grassando no seio da nossa sociedade, e ela se faz tão mais evidente quanto mais alta a classe social, encontrando terreno de fértil abundância na sua classe média.

Para mim, boa parte dessa hipocrisia se traduz no “armário” onde se esconde um monte de homossexual enrustido, e o que mais lá seja de orientação sexual diversa daquela tida canhestramente como normal por essa turma. Há um tanto de ignorância e preconceito, sim, mas penso que parcela significativa das vozes reacionárias e vorazes que se levantam cuspindo fogo e veneno são de hipócritas prenhes de homofobia, empedernidos escondidos em seus armários.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Minha meia dúzia de leitores: o que já teve de gente pregado na cruz neste país, inclusive na capa daquela revista semanal suprassumo do jornalismo-lixo e criminoso, que infelizmente está por aí à solta nas casas de famílias de bem e escolas do governo tucano paulista!… Fosse discriminá-las, aqui, a crônica se exauriria. Mas bastou um travesti aparecer simbolicamente pregado à cruz na chamada Marcha Gay, protestando, com essa imagem, contra os assassinatos, torturas e preconceitos cruéis de que são vítimas diariamente no Brasil, para que uma enxurrada de protestos tomasse o noticiário e redes sociais, hipocritamente a vociferar que Jesus Cristo estaria sendo ali desrespeitado, quando se sabe que desrespeito ali não havia.

Agora, na ordem do dia, a ouriçar os cabelos dos chocados de plantão, está uma tal de uma cartilha de identidade de gênero compartilhada nas redes sociais, mais uma mentira cabeluda que grassa naquele meio, confundindo os incautos de sempre. Basta que se leia o Plano Nacional de Educação para se constatar que sequer a palavra gênero consta de seu texto. Todo mundo com medo de que seu filho venha a se tornar veado ou sapatão, como muitos pejorativamente o dizem…

Anos atrás, quando ainda não era pai, tentaram me provocar dizendo-me que eu mesmo não gostaria de ter um filho ou filha homossexual. Disse-lhes que estavam certos. Não gostaria. Mas principalmente porque se até eles, que se diziam meus amigos, seriam os primeiros a fazer cair sobre a cabeça de um filho ou filha meus todo o preconceito vil, cruel e hipócrita de que são capazes, ainda que pelas costas, o que esperar de um estranho? Haveria de ter medo, mesmo. Por eles.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS