Redação Pragmatismo
Religião 20/Fev/2015 às 11:43 COMENTÁRIOS
Religião

Gays são recebidos por um Papa pela primeira vez na história

Publicado em 20 Fev, 2015 às 11h43

Pela primeira vez na história, Papa recebe grupo gay no Vaticano. Francisco convidou 50 católicos homossexuais para participar de uma audiência e de uma cerimônia; no mês passado, pontífice recebeu um transexual

papa francisco gays
Papa Francisco (Imagem: France Press)

O Vaticano fez algo sem precedentes nesta quarta-feira ao dar a um grupo de lésbicas e gays católicos assentos especiais na audiência geral semanal com o papa Francisco. Porém, em um sinal que a recepção não era total, os peregrinos norte-americanos do ministério New Ways foram identificados na lista de assistentes como um “grupo de laicos acompanhados por uma freira de Loreto”. De todo modo, Francisco demonstrou mais uma vez que procura ser um líder religioso com uma postura distinta de seus antecessores.

SAIBA MAIS: Papa Francisco recebe transexual no Vaticano

Os representantes da New Ways se mostraram satisfeitos de terem sido convidados para se sentar à frente da audiência pelo monsenhor Georg Gaenswein, o prefeito da Casa Pontifícia, que entrega os cobiçados bilhetes reservados para as audiências com Francisco.

Durante anos, Gaenswein foi o principal assistente do papa emérito Bento XVI. Quando Bento dirigia a Congregação para a Doutrina da Fé, proibiu permanentemente os fundadores do Ministério New Ways, a freira Jeannine Gramick e o padre Robert Nugent, de celebrar para gays depois de determinar, em 1999, que não eles não haviam absorvido suficientemente os ensinamentos da Igreja sobre o “mal intrínseco” dos atos homossexuais.

Nugent, que morreu no ano passado, obedeceu a diretiva. Gramick, no entanto, continuou seu ministério e mudou para a ordem religiosa Irmãs de Loreto, e na quarta-feira estava presente na audiência. “O papa Francisco me dá esperanças”, disse Gramick à Associated Press. “Para mim, é um exemplo da classe de sacerdotes que procuram dar apoio aos que estão alijados do centro de poder na Igreja.”

O diretor executivo do grupo, Francis DeBernardo, disse que o New Ways já havia tentado sem sucesso obter assentos exclusivos para os seus peregrinos que viajam a Roma.

VEJA TAMBÉM: Papa Francisco vira alvo de fundamentalistas brasileiros

com Associated Press e Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS