André Falcão
Colunista
Desigualdade Social 05/Nov/2014 às 16:57 COMENTÁRIOS
Desigualdade Social

Onde ela está?

André Falcão André Falcão
Publicado em 05 Nov, 2014 às 16h57
Onde ela está senhora nordestina pedinte rua
Imagem: Erika Vettorazzo

André Falcão*

Só na política, há tantos temas que poderiam ser abordados aqui, hoje. Vou ficar num que me tocou enormemente. Desalentador. A impressão que se tem é de que as pessoas cegaram: preconceito e ódio despertando-lhes os piores sentimentos e atitudes. A historinha a seguir é, desgraçadamente, baseada em relato real.

Dona Josefa é doente. Diz-se doente, e vou acreditar, afinal está com uma receita, onde prescrito um remédio de que precisaria fazer uso. Também se me apresenta como alguém pobre. Tem o estereótipo do pobre nordestino que, nas grandes cidades, ainda não encontrou sua cidadania. D. Josefa está a vagar pelas ruas, tentando obtê-lo.

VEJA TAMBÉM: Médico se recusa a palestrar em Pernambuco: “Terra de merda!”

“Moço, pode me ajudar a comprar esse remédio?”, perguntou. A essa pergunta, igual a tantas outras que já ouvimos nessa nossa pátria ainda tão injusta, normalmente ouve-se algo parecido com “não, não tenho agora”, ou “quanto custa?”, ou “vamos ali na farmácia que compro pra senhora”, e por aí vai…

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Nessa historinha macabra, o moço respondeu ironicamente, empurrando-lhe três perguntas orelha’dentro: “A senhora sabia que poderia obter remédios gratuitos na farmácia do Lula e da Dilma?” “Não ouviu na propaganda eleitoral deles?” “O Brasil é ótimo, hoje, e tem remédio pra toda a população!” “Vá procurar saber no SUS!”, disse, já meio alterado.

“Já fui… Lá só tinha pra dor de barriga. Precisando muito, moço…”

“Minha senhora, a senhora votou nessas eleições?”, perguntou, já incomodado com a situação e, ainda mais, com a tentativa frustrada de d. Josefa junto ao SUS — afinal, o SUS não era o bom?, o sistema de saúde do Brasil não estava ótimo, segundo aquela mulher que quer transformar o país numa ditadura do PT?, pensava.

“Sim. Votei na Dirma”, disse inocentemente, mas meio arrependida (de ter pedido o remédio), meio sem entender (a raiva que o moço já deixava aparentar em sua feição).

A escolha política de d. Josefa, aliada ao “erre” no lugar do “ele” de Dilma — que pronunciou como a atestar ao moço as suas já consolidadas crenças, de que se tratava de um voto desqualificado, de uma ignorante pobre e analfabeta — fê-lo espumar todo o seu ódio contido. “Educadamente”, disse-lhe: “então a senhora vá pedir a ela.” E partiu, meio deliciando-se, meio sentindo-se vingado com sua atitude. Depois reproduzida por ele a seus amigos — como quem de alma lavada—, foi aplaudido, parabenizado, ovacionado. Bravo!

Eu, na verdade, só queria, imediatamente, saber de uma coisa: onde d. Josefa está?…

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS