Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 06/Nov/2014 às 19:21 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Alceu Valença diz que Mainardi tem "pensamento mais largo que profundo"

Publicado em 06 Nov, 2014 às 19h21

Alceu Valença usa o Facebook para rebater discurso preconceituoso de Diogo Mainardi e diz que pedido de desculpas do ex-colunista da Veja “não convenceu”. Músico ressaltou ainda personalidades nordestinas que “orgulhariam qualquer região do nosso país e qualquer outra nação”

alceu valença diogo mainardi nordeste
Alceu Valença rebateu comentário de Mainardi contra nordestinos (Imagem: Pragmatismo Político)

Foi através de sua página no Facebook que o músico pernambucano Alceu Valença rebateu hoje as declarações polêmicas do jornalista Diogo Mainardi sobre o povo nordestino. “Só hoje assisti ao vídeo onde Diogo Mainardi declarou seu ódio preconceituoso contra nós, nordestinos. Bovinos, subalternos, retrógrados, mal educados fizeram parte do seu menu de ofensas. Em seguida, vi seu pedido de desculpas que, sinceramente, não me convenceu. A história brasileira está repleta de personalidades nordestinas que orgulhariam qualquer região do nosso país e de qualquer outra nação”, escreveu o cantor.

VEJA TAMBÉM: Diogo Mainardi é denunciado ao Ministério Público por comentários racistas

Em seguida, iniciou uma lista de personalidades nascidas na região, entre intelectuais, músicos, escritores e revolucionários.

A postagem já soma mais de 24 mil curtidas. Entre os comentários, fãs de todo o país declaravam apoio ao músico e repudiavam o discurso de Mainardi.

Entenda o caso

Após oficializada a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o jornalista Diogo Mainardi comentou o resultado do pleito criticando os eleitores da Região Nordeste, onde Dilma avançou sobre o oponente, Aécio Neves. Classificou a população do local como “bovina”, “retrógrada”, “subalterna” e “pouco educada. “Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado”, disse o colunista na noite do dia 26 de outubro.

Depois da repercussão negativa de seu discurso, Mainardi gravou um vídeo no qual se retrata publicamente e pede desculpas ao jogador de futebol Hulk, paraibano, e a todos que se sentiram ofendidos. “Sei que o termo bovino ofendeu muita gente, peço mais uma vez desculpas, mas gostaria de esclarecer que há décadas e décadas nós usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar compra de votos”, disse o jornalista.

Diário de Pernambuco e Portal Imprensa

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS