Redação Pragmatismo
Eleições 2014 09/Ago/2014 às 15:00 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Caso Wikipédia: Dilma reage e PSDB pede explicações

Publicado em 09 Ago, 2014 às 15h00

Dilma Rousseff chama caso Wikipédia de 'inadmissível' e PSDB cobra inquérito para apurar quem alterou os perfis dos jornalistas da Globo Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg

miriam leitão wikipédia eleições 2014
Miriam Leitão, da Globo, foi uma das jornalistas que teve o seu perfil alterado no Wikipédia (reprodução)

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), anunciou que solicitará ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que determine à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apurar os responsáveis pela alteração de perfis de jornalistas na Wikipédia, uma enciclopédia virtual na internet, a partir de um computador localizado no Palácio do Planalto.

Foram alterados os perfis de dois jornalistas: Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos ligados à Globo. Miriam foi acusada de beneficiar o banqueiro Daniel Dantas e de fazer análises econômicas desastrosas; Sardenberg, de defender interesses da Febraban, a entidade que reúne os grandes bancos nacionais.

Dilma diz que caso Wikipédia é ‘inadmissível’

A presidente Dilma Rousseff se manifestou neste sábado sobre as críticas na Wikipédia feitas a dois jornalistas da Globo, Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, a partir de computadores do Palácio do Planalto.

“A minha opinião é que é absolutamente inadmissível, por parte do Planalto, por parte do governo federal ou por parte de qualquer governo”, disse ela. “Eu repudio integralmente esse tipo de ação, como fiz diante de todos os vazamentos. Neste caso específico, quem quiser fazer individualmente, que faça, mas não coloque o governo no meio”, complementou Dilma.

A presidente anunciou ainda uma sindicância interministerial para investigar o caso. Leia, abaixo, nota da Casa Civil:

A presidenta Dilma Rousseff determinou à Casa Civil a constituição imediata de comissão de sindicância para apurar a utilização de computadores do Palácio do Planalto para alterações no Wikipedia.

A comissão será formada pela Casa Civil/Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; Ministério das Justiça/Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Secretaria Geral da Presidência da República.

No Palácio do Planalto, o ministro Gilberto Carvalho afirmou que a alteração dos perfis de jornalistas foi algo “abominável” e disse ainda que a intenção é colaborar com as investigações. Além disso, o Palácio do Planalto vai bloquear o acesso da página de edição da Wikipédia a partir da rede de internet da presidência da República. É a primeira providência adotada como resposta à divulgação de que computadores conectados à rede da Presidência da República acessaram a Wikipédia para alterar perfis dos dois jornalistas. As alterações ocorreram em maio de 2013.

com informações de 247

Recomendações

COMENTÁRIOS