Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 17/Jul/2014 às 09:57 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

“Ideia estúpida”, diz mídia alemã sobre dança de jogadores

Publicado em 17 Jul, 2014 às 09h57

“Dança do gaúcho” causa mais alarde na Alemanha do que fora do país e imprensa considerou ato como ‘ideia estúpida’ e ‘gol contra gigante’

dança gaucho alemanha argentina racismo
A dança dos alemães que causou polêmica (Reprodução)

Os alemães deixaram uma boa impressão na Copa. Foram cordiais com o povo quando tiveram a chance, e leais com seus adversários mesmo nos momentos mais delicados, como na goleada de 7 a 1 no Mineirão. A imagem quase impecável deixada, que fez muitos brasileiros torcerem por eles na decisão, parece agora arranhada. Ainda que mais dentro da própria Alemanha do que fora.

Tudo por conta de alguns minutos da festa da vitória em Berlim, nesta terça-feira (16/07). Precisamente quando Mario Götze, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schürrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller subiram ao palco montado em frente ao Portão de Brandemburgo e ironizaram os argentinos diante de 400 mil torcedores (veja aqui).

“Assim caminham os gaúchos, assim caminham os gaúchos”, cantavam os jogadores alemães abraçados, enquanto avançavam com o corpo curvado para frente. Depois, já com as costas eretas, entoavam: “Assim caminham os alemães, assim caminham os alemães.”

A música não raro é entoada entre torcedores de clubes da Alemanha em celebrações de vitórias. Mas recebeu uma enxurrada de críticas da imprensa alemã, que viu nela um deboche desnecessário – aceitável por parte de torcedores de clubes, mas não por parte de representantes de um país.

Enquanto a mídia argentina deu pouca atenção ao assunto, limitando-se a noticiar a polêmica aberta na Alemanha, sites de jornais e revistas alemães usaram expressões como “falta de respeito”, “ideia estúpida”, “burra” e “antidesportiva” para descrever o que passaram a chamar de “dança do gaúcho”.

Para o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, a celebração da vitória no Portão de Brandemburgo foi um “gol contra gigante”. O jornal afirmou também que a ironia com o adversário na final da Copa sujou a imagem de “uma nação tolerante e aberta ao mundo” que a Alemanha tentou deixar com o seu quarto título mundial.

A maior revista alemã, Der Spiegel, também criticou a atuação de alguns dos jogadores no palco em Berlim. “Não foi muito agradável: em plena euforia, alemães famosos internacionalmente zombaram da Argentina derrotada na final”, afirmou em seu site. “Parece que a festa não fez bem para alguns.”

O jornal Tagesspiegel considerou a dança do gaúcho “de mau gosto” e “que deixou para trás a modéstia alemã”. Para a publicação, a alegria por vencer a Copa não foi suficiente. “Só se acha satisfação quando se zomba um pouco dos perdedores sofredores.” Para o diário, no final, a dança deve ficar como marca na cabeça de muitas pessoas de fora da Alemanha. “Eles não fizeram por mal. Mas eles comprovaram que também no futebol não só existem idiotas, mas também grandes idiotas.”

O Tageszeitung (taz) escreveu que houve “falta de respeito na comemoração perante o rival”, enquanto o Die Welt afirma que a “dança do gaúcho” foi uma “ideia estúpida” e que faltou modéstia aos jogadores, como se os gaúchos derrotados não merecessem mais respeito.

A revista Der Spiegel também interpretou como uma ironia ao Brasil quando outro grupo de jogadores alemães, formado por Bastian Schweinsteiger, Manuel Neuer e Benedikt Höwedes, subiram ao palco em fila e com a mão no ombro do companheiro da frente – forma como o Brasil entrou em campo até a derrota para a Alemanha na semifinal.

VEJA TAMBÉM: Argentinos reclamam de racismo em música de jogadores alemães

DW

Recomendações

COMENTÁRIOS