Redação Pragmatismo
Rede Globo 25/Out/2013 às 17:28 COMENTÁRIOS
Rede Globo

Ninguém viu a pesquisa Ibope no Jornal Nacional

Publicado em 25 Out, 2013 às 17h28

Rede Globo decide exibir resultados da pesquisa Ibope que aponta vitória de Dilma em 1º turno apenas na Globonews, de menor audiência

pesquisa ibope jornal nacional
Por que o Jornal Nacional, principal telejornal da Tv aberta do Brasil, omitiu a última pesquisa Ibope para as eleições presidenciais de 2014?

Por que ninguém viu, no principal telejornal do Brasil, os números da última pesquisa Ibope divulgada ontem (24) para a corrida presidencial? A direção de jornalismo da Globo avaliou que era uma notícia menor, que não mereceria nem 30 segundos no Jornal Nacional. O tema só foi abordado na Globonews, voltada para um público bem mais restrito.

Pergunta: teria sido assim se, em vez de vencer em primeiro turno, Dilma caísse na pesquisa?

Abaixo, a notícia divulgada nesta quinta-feira em Pragmatismo Político:

Novo Ibope – Dilma vence em todos os cenários

A presidente Dilma Rousseff ganharia as eleições do dia 5 de outubro de 2014 com folga no primeiro turno contra qualquer rival em caso de aspirar a sua reeleição, segundo pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira. Dilma receberia entre 39% e 41% dos votos, mais do que a soma das preferências pelos adversários.

[listaposts tipo=”relacionadosporcategorias” titulo=”Leia também” total=”5″ posicao=”direita”]

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Ibope desde que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva anunciou sua filiação ao PSB. A legenda ainda não decidiu se lançará Marina ou seu presidente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo a pesquisa, Campos receberia 10% dos votos, enquanto Marina Silva, terceira candidata mais votada nas eleições presidenciais de 2010, ficaria 21% dos votos.

O senador Aécio Neves, candidato quase certo do PSDB, a maior força da oposição, receberia entre 13% e 14% dos votos.

Em qualquer caso, Dilma derrotaria qualquer adversário em um hipotético segundo turno. A atual presidente seria reeleita com margens de entre 42% e 47% dos votos, e a rival melhor posicionada seria Marina Silva, que seria a favorita de 29% dos eleitores em um hipotético segundo turno.

A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi feita entre os dias 17 e 21 de outubro, com perguntas a 2.002 eleitores em 143 municípios de todo o País.

Cenário A:

Dilma Rousseff 41%
Aécio Neves 14%
Eduardo Campos 10%
Dilma 41% – Adversários 24%

Cenário B

Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
Aécio Neves 13%
Dilma 39% – Adversários 34%

Cenário C

Dilma Rousseff 40%
José Serra 18%
Eduardo Campos 10%
Dilma 40% – Adversários 28%

Cenário D

Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
José Serra 16%
Dilma 39% – Adversários 37%

Pragmatismo Politico, com portal 247

Recomendações

COMENTÁRIOS