Pragmatismo Político (P)
Rio de Janeiro 23/Jul/2013 às 01:11 COMENTÁRIOS
Rio de Janeiro

Fotógrafo é agredido pela PM em protesto no Rio

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 23 Jul, 2013 às 01h11

Polícia fere fotógrafo da AFP em protesto no Rio. Profissional da imprensa recebeu um golpe de cassetete na cabeça

fotógrafo agredido PM rio janeiro

Fotógrafo Yasuyoshi Chiba é agredido pela PM no Rio.

O fotógrafo da Agência France-Presse Yasuyoshi Chiba foi ferido na cabeça por um policial militar na noite desta segunda-feira, durante um protesto nos arredores do Palácio Guanabara contra o gasto público por ocasião da visita do Papa Francisco, revelou a própria vítima.

O japonês Chiba, 42 anos, recebeu um golpe de cassetete quando fotografava o confronto entre policiais de choque e manifestantes diante do Palácio Guanabara, onde o Papa Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral antes dos incidentes.

Chiba foi levado a uma clínica e recebeu três pontos na cabeça, além de realizar exames.

“Vi um manifestante cair no chão. Os policiais o agarraram e o levaram. Fotografava a cena quando fui bruscamente empurrado por outros policiais. Então levantei os braços com minha câmera para mostrar que era fotógrafo e que tinha intenções pacíficas, mas um policial de uniforme e escudo me acertou a cabeça com o cassetete”, revelou.

O protesto, no qual centenas de manifestantes denunciaram o gasto de 53 milhões de dólares com a visita do Papa e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, foi dispersado pela polícia com jatos d’água e bombas de gás lacrimogêneo.

Leia também

Cinco manifestantes foram detidos e um policial sofreu queimaduras ao ser atingido por um coquetel molotov, segundo a polícia.

Chiba começou sua carreira no Japão, atuou para a AFP no leste da África e reside no Brasil há dois anos, primeiro em São Paulo e agora no Rio de Janeiro.

AFP

Recomendações

COMENTÁRIOS