Luis Soares
Colunista
Juristas 02/Mai/2013 às 10:14 COMENTÁRIOS
Juristas

Exame da OAB: Universidades públicas têm melhor desempenho

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 02 Mai, 2013 às 10h14

Universidades públicas têm melhor desempenho no exame da OAB. Veja o ranking completo no link indicado abaixo

exame oab 2013

Exame da OAB 2013: Universidades públicas têm desempenho muito superior a particulares (Foto: Divulgação)

Universidades públicas tiveram melhor desempenho nos índices de aprovação no Exame da Ordem Unificado. De acordo com dados apresentados pela Ordem dos Advogados do Brasil, das 50 melhores instituições apenas três são particulares. O ranking foi elaborado levando em consideração a proporção entre número de inscritos e números de aprovados. Foram avaliadas todas as instituições (públicas e privadas) que tiveram inscritos pelo menos 20 candidatos cada uma.

A Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, foi a instituição de ensino superior público que obteve o melhor desempenho, com 76% de aprovação. Em seguida, figuram entre os melhores desempenhos entre as instituições de ensino público, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com 75,28% e 69,57% de aprovação, respectivamente.

As únicas particulares entre as 50 são a Faculdade Baiana de Direito e Gestão (26ª), Faculdades Integradas de Vitória (42ª) e Universidade Salvador (48ª). Em todo o país, dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde à etapa inicial, apenas 11.820 foram aprovados. O resultado não inclui os examinandos de Direito Constitucional, que tiveram suas provas recorrigidas.

Leia também

De acordo com reportagem do jornal Estado de Minas, o resultado não surpreendeu o coordenador nacional do exame, Leonardo Avelino. Segundo ele, historicamente, as universidades que mais aprovam são as que exigem mais dos alunos para o ingresso, e não necessariamente as que têm o melhor ensino jurídico. Ele afirmou ainda que o mau desempenho da maioria dos candidatos a advogado está relacionado, principalmente, à deficiência da educação básica.

Segundo dados da Fundação Getulio Vargas, a quantidade média de exames feitas pelos candidatos até que sejam aprovados é de 2,47. A cada exame, o percentual médio de candidatos que nunca prestaram as provas anteriormente é de 32%. Ou seja, 68% já foram reprovados anteriormente. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Clique aqui para ver o ranking.

Consultor Jurídico

Recomendações

COMENTÁRIOS