Luis Soares
Colunista
Direitos Humanos 04/Abr/2013 às 19:17 COMENTÁRIOS
Direitos Humanos

Repórter recebe cotovelada ao tentar questionar Marco Feliciano

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 04 Abr, 2013 às 19h17

Câmara abre inquérito para apurar agressão a repórter da EBC. Repórter Pollyana Marques foi agredida durante tentativa de entrevista com Marco Feliciano

A direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) solicitou, nesta quarta-feira (3), audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para pedir rigorosa apuração da agressão sofrida pela repórter do Radiojornalismo, Pollyane Marques, durante cobertura das atividades da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

No momento da agressão, a repórter estava fazendo a pergunta ao deputado Marco Feliciano, presidente da CDH: “é democrático deixar jornalistas sem respostas?”.

marco feliciano seguranças

Comissão de Direitos Humanos passou a realizar sessões fechadas ao público (Reprodução)

A EBC repudia a agressão sofrida pela jornalista que estava em cumprimento de seu trabalho e manifesta preocupação com o ocorrido, pois fatos como esse deterioram a imagem democrática do parlamento brasileiro.

A repórter fez exame de corpo de delito e está de licença por dois dias.

Câmara abre inquérito para apurar agressão a repórter da EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou hoje (4) nota em que repudia a agressão sofrida ontem (3) pela repórter do Radiojornalismo da EBC Pollyane Marques, após reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. A pedido da empresa, a Câmara abriu inquérito para apurar responsabilidades.

Leia também

“A EBC repudia a agressão sofrida pela jornalista que estava em cumprimento de seu trabalho e manifesta preocupação com o ocorrido, pois fatos como esse deterioram a imagem democrática do Parlamento brasileiro”, diz trecho da nota.

O incidente ocorreu logo após o término da reunião em que foi proibida a entrada de manifestantes contrários a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano para presidir o colegiado. Do lado de fora do plenário da comissão, ao lado de outros jornalistas, a repórter tentava fazer perguntas para o deputado quando foi empurrada e atingida por uma cotovelada no rosto.

“Perguntei se era democrático fugir da imprensa. Quando perguntei pela segunda vez, senti um empurrão mais forte. Estava muito próxima do deputado Marco Feliciano. Perguntei se era democrático os seguranças baterem na imprensa e, em seguida, senti cotovelada”, contou Pollyane Marques.

Acompanhada por representantes da EBC, ela prestou queixa na Polícia Legislativa da Câmara e fez exame de corpo de delito na Polícia Civil do Distrito Federal. Ela teve ferimentos na boca e nos joelhos. A jornalista disse que não conseguiu identificar o autor da agressão.

“Tinha assessores do [deputado] Feliciano e seguranças da Câmara, mas não posso precisar quem foi. O joelho sangrando não dói. O que dói mais é atitude. A reposta a minha pergunta se era democrático bater na imprensa foi uma cotovelada na cara. Posso não saber quem foi, mas receber uma cotovelada depois de perguntar isso, tenho a certeza que foi [uma ação] deliberada”, disse Pollyane.

A direção da EBC solicitou audiência com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e apuração rigorosa do caso. “A gente quer repudiar a agressão feita em um ambiente da Câmara por causa de uma pergunta. Isso não é correto e queremos também fazer um alerta a instituição. Queremos saber o que aconteceu”, disse o diretor-geral da EBC, Eduardo Castro.

Ivan Richard, Agência Brasil

Recomendações

COMENTÁRIOS