Luis Soares
Colunista
Redes Sociais 12/Jan/2012 às 02:44 COMENTÁRIOS
Redes Sociais

Mistério sobre mensagem que Serra deletou após publicar está solucionado

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 12 Jan, 2012 às 02h44

Mensagem de Serra, que deveria ser privada, era uma crítica ao Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Ceará

Serra Twitter

Serra Twitter

O mistério sobre o tuíte que José Serra deletou após publicar está praticamente solucionado. A mensagem privada, que deveria ser uma DM mas foi compartilhada por @joseserra_ em sua timeline, tinha destinatário certo: a secretária-geral do PSDB em Fortaleza, Kamyla Castro. Foi um agradecimento à nota enviada pela tucana ao Blog do Eliomar sobre o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes. Foi também uma tentativa de aproximação política de Serra do ninho tucano cearense, dominado pelo clã Jereissati – adversário histórico do ex-governador de São Paulo.

Leia também

O enrolado tuíte de Serra dizia: “Parabéns pela nota e obrigado pela defesa. O procurador é da turma do MSD: movimento dos sem decoro”. Reno Ximenes prefere acreditar que Serra não se referia a ele. “Se tiver feito, faria sentido o trânsito de informações entre o Ceará e São Paulo acerca do tema, pois ele estaria agradecendo alguém daqui”, ressaltou.

O imbróglio começou com um editorial da Folha de S. Paulo, na quinta-feira, 5, contra a greve dos policiais militares e bombeiros no Ceará. O jornal criticava o governador Cid Gomes por ter elevado o piso salarial dos PMs para R$ 2.634 – “mais que os atuais R$ 2.366 de São Paulo”. A comparação, que deixava SP na pior, provocou a revolta do procurador da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes. Ele decidiu enviar uma nota ao blogueiro Eliomar de Lima, badalado formador de opinião da população cearense.

“O Editorial [da Folha] foi escrito no Ceará e mandado, via email, para o tucano José Serra por seus aliados daqui”, acusou Ximenes. Ele também chamou a Folha de “Diário Oficial de São Paulo”. Diante da artilharia do procurador, que assinava a nota como “advogado”, a secretária-geral do PSDB de Fortaleza reagiu. Apenas algumas horas depois, Kamyla mandou uma resposta ao Blog do Eliomar, classificando de “estapafúrdia” a declaração do procurador e de “ignominiosa” (desonrosa, indecorosa) a conduta dele.

De fato, não houve uma defesa de Serra, mas sim da Folha, além da condenação de Ximenes. O tuíte de gratidão de Serra foi claramente calculado como afago político numa atmosfera tucana povoada por apadrinhados de Tasso Jereissati, como a própria Kamyla, conforme mostram imagens publicadas por ela mesma na internet. Tasso e Serra nunca se bicaram.

“Prefiro a democracia a garantir decoro”

Reno Ximenes revelou que é próximo ao PSDB cearense. Os “aliados” de José Serra a que ele se referiu no blog eram outros. “Tenho muitos amigos no PSDB e na minha nota não há referência ao PSDB. Não tenho orientação de ninguém, não sou cavalo de batalha e nunca serei”, disse.

Leia mais

Mesmo sem cravar que é o “homem sem decoro” do tuíte de Serra, o procurador Reno Ximenes se defendeu. “O decoro é conceito criado em confrarias; baseado em dogmas, não faz parte das democracias. Prefiro a liberdade e a democracia a garantir decoro… Decoro faz parte do fascismo onde os grupos de protegem entre si – com ou sem virtudes”, rebateu.

Diego Iraheta, Brasil 247

Recomendações

COMENTÁRIOS