Redação Pragmatismo
Religião 13/Sep/2011 às 19:00 COMENTÁRIOS

Papa Bento XVI é denunciado ao tribunal de Haia por vítimas de pedofilia

Vítimas de padres pedófilos denunciam autoridade máxima da Igreja Católica em tribunal internacional por acobertar crimes sexuais contra crianças de todo o mundo

Uma associação norte-americana de vítimas de padres pedófilos anunciou nesta terça-feira (13) ter apresentado queixa ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o papa Bento XVI e outros dirigentes da Igreja Católica por crimes contra a humanidade.

Os dirigentes da associação SNAP, orientados pelos advogados da ONG norte-americana “Centro para Direitos Constitucionais”, entraram com uma ação para que o papa seja julgado por “responsabilidade direta e superior por crimes contra a Humanidade, por estupro e outros casos de violência sexual cometidos em todo o mundo”.

A organização acusa o chefe da Igreja Católica de “ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo”.

Além do papa, foram acusados três cardeais que têm ou tiveram responsabilidades de primeiro plano na Cúria: o secretário de Estado e segundo da Santa Sé, o italiano Tarcisio Bertone, seu antecessor Angelo Sodano, também italiano, e o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o estadunidense William Levada, que sucedeu Joseph Ratzinger antes deste ser eleito papa, convertendo-se em Bento XVI.

À queixa acrescentaram 10 mil páginas de documentação de casos de pedofilia. Membros da SNAP provenientes de Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Bélgica, quatro países muito afetados pelo grande escândalo de pedofilia que envolve a Igreja, foram a Haia pedir a abertura desse processo judicial contra o papa e seus assessores “por sua responsabilidade direta como superiores hierárquicos”.

“Crimes contra dezenas de milhares de vítimas, a maioria crianças, foram escondidos pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano. Neste caso, todos os caminhos levam a Roma”, declarou a advogada do grupo, Pamela Spees.

Os bispos e, em alguns casos, o próprio Vaticano rejeitaram ou ignoraram muitas das queixas das vítimas de padres pedófilos. O escândalo desacreditou a Igreja em vários países na Europa.

O papa Bento XVI expressou sua vergonha e pediu desculpas, apelando para a tolerância zero contra os pedófilos. Ele também pediu aos bispos do mundo, que têm a responsabilidade primária sobre seus sacerdotes, a plena cooperação com os tribunais criminais.

A SNAP não acredita nesse desejo de transparência e justiça, e não moderou suas acusações. Em função disso, a organização iniciou nesta terça-feira (13) uma campanha de informação que levará seus integrantes a Amsterdã, Bruxelas, Berlim, Paris, Viena, Londres, Dublin, Varsóvia, Madri e Roma, onde pretendem “levar a queixa às portas do Vaticano”.

Leia também:
Pai que teve filhas estupradas por padre católico busca Justiça
547 crianças de coral masculino católico foram violentadas, revela relatório
Papa aceita renúncia de arcebispo da Paraíba que acobertou pedofilia
Padre culpa crianças por pedofilia: ‘eles seduzem seus agressores’
Pastor pedófilo que jurava ejacular ‘esperma de Deus’ em obreiras é preso
Papas praticavam pedofilia desde o Renascimento, revela livro
Milhares de crianças foram sexualmente abusadas por 800 membros da Igreja Católica
Bispo justifica pedofilia: ‘tem criança que provoca’

AFP & UOL Notícias

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários

  1. Jayme Tijolin - Compondo Idéias Postado em 14/Sep/2011 às 00:36

    Quem diria!
    Os tempos são outros!

  2. VOZ DO BRASIL Postado em 17/Sep/2011 às 10:50

    sempre foi assim. para quem, por motivos de ódio e intolerância contra mulheres, matavam queimadas vivas, incontáveis mulheres na Europa alguns séculos atraz, tudo é de se esperar.

  3. Elisiane Postado em 15/Dec/2011 às 12:54

    Não se deve confiar em nos padres e bispos. O problema da igreja católica é proibir o casamento, é devido a essas coisas que ocorrem esses absurdos, muitos casos de pedofilia.

  4. Leandro Postado em 15/Dec/2011 às 17:07

    Um marciano que chegasse hoje a terra ia pensar que só os sacerdotes católicos são pedófilos! Que entre pastores, emires, rabinos e pais de santo não existem casos de violência sexual contra menores...

  5. Luis Soares Postado em 15/Dec/2011 às 17:20

    Não vejo dessa forma, Leandro. Os casos de pedofilia vem à tona em diversas esferas e devem ser enfrentados em todas elas. A única diferença é que no tocante à igreja existe um esforço institucional para o acobertamento de tais envolvimentos; um protecionismo baseado em preceitos internos que acaba pegando mal para a própria igreja. A crítica, inicialmente, deve partir de dentro para fora.

  6. Gabriel Casanova Postado em 15/Dec/2011 às 18:40

    Serio gente...so comentario idiota...julgar a Deus ou uma religiao pelo feito de um homem é pura idiotice ... Aprendam uma coisa, nao existe religiao q nao tenha seus homens ruins e bons...todos são feitas por HOMENS...e so aii ja tem pecado por ser de carne...
    Sou umbandista mas odeio intolerancia religiosa...

    a unica religiao certa é o AMOR...q foi a unica que o mestre Jesus criou...e Só!

  7. Gil Gil Postado em 16/Dec/2011 às 09:42

    Vemos que o Brasileiro como sempre não aprende nada que preste. Pois nunca segue as boas condutas e exemplos que vem de fora, sempre os ruins: as corrupções herdadas pelos portugueses, como a imunda religião católica que durante séculos matou e perpetrou atos terríveis contra humanidade em nome de um Deus sanguinário, e hoje também as suas filiais, Universal, Bença, dentre outras, que buscam fanatizar os ditos fieis para lhes usurpar suas finanças. Era para o Brasil também entrar com uma ação contras este corrupto e infame papinha, contra sua conduta protetora aos pedófilos assim como ele o é, e não mais alimentar esta religião em nosso país, quando em países de primeiro mundo o povo já deu-lhe as costas.

  8. Estou te Esperando Postado em 16/Dec/2011 às 15:50

    Que padre e pastor e tudo pilantra, todos nos sabemos..... MAs os EUA tb nao e nenhum santo.... Pior e esse povinho "gado"que comenta sem saber de nada...
    Bom moro nos EUA faz 5 anos, e aqui eles nao dao ponto sen nó, tudo aqui so gira em torno de uma coisa....GRANA....Deinheiro, Bufunfa, Doletas........
    Eles são hipocritas, nao fazem nada para o bem da humanidade e sim para o bem deles, tolo de quem cai no papo furado deles, e a maioria nunca nem pisou aqui, e quando veio foi em Miame comprar, deixar o suado dinheiro aqui, ou entao os pilantras do governo e pastores que nada mais sao que cães gulosos, que roubam seus fieis, e vem morar aqui em casas gigantes em Miame o anto dos Latinos.......

  9. Estou te Esperando Postado em 16/Dec/2011 às 15:56

    Me desculpe essa pessoa ai acima a Gil, deve voltar para as aulas de Historia...
    A Santa Inquisição não se restringiu apenas aos Católicos, a cidade de Salem no norte dos EUA foi devastada por inquisidores das Igrejas protestante, visto que os colonizadores dos EUA são ingleses e sua religião predominante é a Protestante. Como fala besteira esse povo.... Vamos ler e pesquisar mais minha gente...
    Os Paises de primeiro mundo lucram bilhoões de dolares, desde a época de Billy Graham, e outros pastores televisivos, tudo pilantra....
    Sem falar de Jones que matou muitos fieis, dentre outras aberrações... Eu moro no chamado cinturão religioso dos EUA, e posso afirmar tudo pilantra e hipocrita, a igreja catolica perto deles é "santa".... Pesquisem e vejam de onde veio a KKK...... Eles mataram milhoes de negros, enforcados, queimados, etc... E ai quem paga por essa merda!!!!!!! E ainda tem mané no Brasil que defende Norte Americano, vai estudar História primeiro. O Povo GADO!!!!!!