Luis Soares
Colunista
Política 31/Jul/2010 às 17:51 COMENTÁRIOS
Política

Prefeitura de São Paulo recua na repressão

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 31 Jul, 2010 às 17h51
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou um recuo na repressão ao funcionamento das feiras livres na capital. A partir do próximo dia 3 de agosto (terça-feira), o horário de funcionamento das feiras será estendido em meia hora para as barracas em geral e em uma hora para as barracas de caldo de cana e pastéis.
Apesar de não ter atendido a reivindicação dos feirantes e da população paulista, que manifestou-se pela volta do antigo horário de funcionamento num abaixo-assinado que recolheu mais de 50 mil assinaturas, o recuo do prefeito mostra a força e a importância da mobilização popular. É uma vitória categórica, pois o prefeito tentou o quanto pode ignorar a opinião dos cidadãos e dos trabalhadores.
O decreto baixado por Kassab no final do ano passado prejudicava os usuários – que passaram a ter mais dificuldades de acesso a produtos frescos e mais baratos que nas redes de supermercados – e os trabalhadores, afetados pela queda nas vendas.
O mandato do deputado estadual Raul Marcelo acompanhou desde o início as mobilizações dos feirantes e seguirá apoiando a reivindicação da categoria pela volta do antigo horário de funcionamento das feiras livres no município.
“O decreto do prefeito só beneficiava os grandes hipermercados, em detrimento dos feirantes e da população, que foi obrigada a pagar mais caro para ter na mesa produtos de qualidade. Por isso, desde o primeiro momento estivemos junto com a comissão de feirantes de São Paulo, participamos do ato em frente à Prefeitura e da audiência pública na Câmara Municipal. E seguiremos juntos nessa luta justa, em defesa dos trabalhadores e da população”, afirmou Raul Marcelo.

COMENTÁRIOS