Redação Pragmatismo
Direita 27/Jan/2017 às 13:22 COMENTÁRIOS
Direita

Vazamento de tomografia de Marisa por biógrafo de Lobão é investigado

Publicado em 27 Jan, 2017 às 13h22

Biógrafo de Lobão e ex-comentarista da Jovem Pan, Cláudio Tognolli gabou-se por ter divulgado na internet a tomografia de Marisa Letícia e por afirmar o que irá acontecer com a saúde da ex-primeira-dama. Foi repudiado por jornalistas e estudantes de jornalismo

Cláudio Tognolli tomografia de marisa letícia
Cláudio Tognolli vazou tomografia de Marisa Letícia

A divulgação de um vídeo no YouTube com um exame que seria a tomografia da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) na última terça-feira (24), está causando polêmica nas redes sociais.

O autor do vídeo, o jornalista Cláudio Tognolli, afirma que não publicará uma foto do exame para que os demais veículos de comunicação não copiem seu furo de reportagem.

“Não vou divulgar fotos, até para a minha imagem não ser copiada por esses ladrões que me roubam informações a todo tempo”, afirma Tognolli, que é também amigo de Lobão e autor da biografia do músico.

O jornalista afirma que só ele, a família do ex-presidente Lula e os médicos tiveram acesso à informação. Segundo ele, os médicos que analisaram a tomografia “falaram que se continuar nesse quadro, ela (Marisa Letícia) não se recupera tão cedo e vai ter dificuldade para voltar a andar. Não estou mentindo nem fazendo juízo de valor”, completa Tognolli.

Nas redes sociais, o vídeo foi repudiado por jornalistas e estudantes de jornalismo e Tognolli está sendo acusado de não respeitar a privacidade e o momento delicado de Marisa Letícia, do ex-presidente Lula e de familiares.

Investigação

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu sindicância para apurar o vazamento da suposta tomografia de Marisa Letícia.

“A apuração pode apontar se a divulgação de dados clínicos teve a participação de médicos ou se era do conhecimento da diretoria técnica ou clínica da instituição”, afirma o Cremesp em comunicado. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com o Código de Ética Médica, profissionais da área não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários.

O Cremesp diz lamentar a exposição do exame e lembra que, quando se trata de pacientes famosos, a informação para o público só deve ser divulgada por meio de boletim médico autorizado pelo paciente ou responsável.

O Hospital Sírio-Libanês, onde a ex-primeira-dama está internada, afirma em nota que “zela pela privacidade de seus pacientes e repudia a quebra de sigilo médico por qualquer profissional de saúde”.

Cláudio Tognolli

Obcecado por Lula, Cláudio Tognolli escreve, há anos, colunas contra o ex-presidente nos veículos em que trabalha.

O jornalista Kiko Nogueira traçou recentemente um breve perfil de Cláudio Tognolli. Leia abaixo:

Tognolli é um mitômano consagrado. Direitista fanático, conseguiu ser demitido da Jovem Pan, e culpou seu colega Reinaldo Azevedo sem esclarecer o que Azevedo fez.

Pioneiro da pós-verdade, publica qualquer coisa, desde que do lado “certo”. Já falou que os EUA estavam investigando as urnas brasileiras, que Maduro apareceu em protestos no Brasil, que a CIA matou Eduardo Campos, que o PCC e o CV “usam gangues que prestam serviços à Al Qaeda” — vale tudo.

Com esse currículo, é professor da ECA-USP.

Tognolli dá comida a um público especializado em vomitar ódio e ressentimento. Desinforma, inventa, e um bando de inocentes acha que ele é algum tipo de repórter investigativo. Tem fontes eternas na Polícia Federal.

VEJA TAMBÉM: Mulheres vão a hospital onde Marisa está internada para pedir sua transferência

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS