Redação Pragmatismo
Economia 05/Dez/2016 às 15:06 COMENTÁRIOS
Economia

Documentário revela como a Lava Jato acabou com a economia do Brasil

Publicado em 05 Dez, 2016 às 15h06

Documentário mostra como a Lava Jato destruiu a boa parte da economia do Brasil em poucos meses. Afinal, quem ganha com a quebra da indústria nacional?

documentário lava jato economia emprego brasil
Polícia Federal nas buscas e apreensões em empreiteiras do Brasil (reprodução)

Em 2014 o Brasil viveu o melhor momento de sua economia chamado de pleno emprego, reflexo mensurado pelo crescimento de postos de trabalho. Então, como o país chegou a atual situação de crise econômica? O documentário Destruição a Jato procura entender os efeitos da operação tocada pela Polícia Federal e explica como a Lava Jato trouxe uma série de consequências para o cenário econômico.

O filme mostra a repercussão na opinião pública, da operação que prendeu políticos e empresários acusados de corrupção em desvios de dinheiro, envolvendo a empresa Petrobras. Apesar de popular, ela foi contestada por juristas e uma pequena parcela da população, além de receber pedidos de explicação da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Brasil sobre os procedimentos adotados quando as ações envolveram o ex-presidente Lula.

O vídeo tem duas partes: uma de análise econômica da ação, no primeiro vídeo de 22 minutos e 48 segundos; e outra sobre as acusações de violações de direitos e partidarização.

A partir de fatos noticiados na impressa, são feitos alguns questionamentos sobre o quanto a investigação foi ou não positiva para o país, explicando o que pode estar por trás dessa operação policial. Como exemplo, o documentário cita a expansão de empresas chinesas no país, após o declínio de companhias nacionais que entraram em crise econômica por não conseguirem empréstimos, ao terem seus nomes relacionados ao escândalo de corrupção.

Mas como punir empresas que cometeram tais crimes? O documentário responde a pergunta e exemplifica ao longo do filme. Há ainda falas como a do procurador da república e ex-ministro da justiça Eugênio Aragão. Ele afirma, que “a Lava Jato vai ter um saldo extremamente negativo na nossa economia, e esse é um saldo que nós teremos que pagar por algumas décadas”.

Ex-funcionários do estaleiro Enseada do Paraguaçu, que fica localizado em Maragogipe, no Recôncavo baiano também aparecem no documentário e revelam como a operação incidiu na crise econômica, repercutindo como um efeito dominó na cidade.

Veja o documentário:

Leia também:
Apesar de lucrar R$ 16,3 bilhões no ano, Itaú demite mais de 2 mil funcionários
Como a sua renda e o salário mínimo serão afetados pela política de Michel Temer
Folha e Estadão omitem aumento do desemprego no Brasil
Ministério mente sobre férias no Brasil, é desmascarado e apaga publicação
Erro de Sergio Moro custa casamento, emprego e reputação de ex-diretor da OAS
Os três erros da Justiça na “Operação Lula” e o imaculado Delcídio
Livro revela erros da Lava Jato e objetivos não-declarados da operação
Observações de jornalista e escritor italiano constrangem Sergio Moro

Lilian Campelo, Brasil de Fato

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS