Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 24/May/2016 às 15:24
46
Comentários

Seguidores do MBL se dizem “traídos”. Caiu a ficha?

Caiu a ficha? No Facebook do MBL, grupo que encabeçou a maioria dos protestos verde-amarelo pelo impeachment e “contra a corrupção”, seguidores atacam o movimento e se dizem traídos

Kim Kataguiri MBL impeachment corrupção
Fernando Holiday e Kim Kataguiri, porta-vozes do MBL

Luiz Manghi, Vice Brasil

Assim que o presidente interino Michel Temer assumiu a presidência no dia 12 de maio ele tomou duas medidas governamentais que poderiam ser consideradas uma afronta a um país que há pouco tempo se encontrava em peso nas ruas pedindo o fim da corrupção.

Foram elas: a nomeação de 7 ministros entre citados e investigados pela Operação Lava Jato; e a extinção da Controladoria Geral da União (CGU), importante órgão regulador na estrutura institucional do país. Para tentar entender a repercussão dessas notícias entre participantes dos protestos anti-corrupção-verde-amarelo decidi fazer uma visita à página do MBL (Movimento Brasil Livre) no Facebook, aquele grupo do japinha que não é o da Federal, que encabeçava a maioria dos protestos Brasil afora.

A postagem fixada no topo da página comemorava a “Vitória do Brasil. Adeus, PT.” Vamos concordar que, sejam quais forem as forças subjetivas que levaram milhões de brasileiros às ruas nos protestos pró-impeachment, o grupo foi um dos principais a personificar o anti-petismo no país.

VEJA TAMBÉM: Carina Vitral vs. Kim Kataguiri: A diferença entre preparo e chavões

Nada contra a nomeação dos ministros investigados de Temer. Nada contra a extinção da CGU. Se o MBL era mesmo anti-corrupção, já era de se esperar um levante contra isso, não é mesmo?

Contrariando a máxima da internet de ‘não leia os comentários’ eu decidi encarar esse poço sem fundo para checar se outras pessoas estavam achando estranho tanto quanto eu esse silêncio. E estavam!

1
2
3
4
6
8
9

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. SOLANGE MARIA APARECIDO Postado em 24/May/2016 às 16:23

    É PARA ALGUNS A FICHA DEMORA PRA CAIR....MAS, ANTES TARDE DO QUE NUNCA.

  2. Pedro Postado em 24/May/2016 às 16:34

    Traidos o ovo. Sao traidores.

    • jairo Postado em 25/May/2016 às 00:25

      É lamentável ver nossos irmãos mal informados serem usados como massa de manobra. Alguns com um ódio contra os pobres, contra os negros, contra os índios e os homossexuais. Mas por falta de aviso não fo. "Armando Boito, professor de Ciência Política da Universidade de Campinas (Unicamp), cita a participação, segundo ele, clara, de entidades norte-americanas no atual processo brasileiro. "Por exemplo, os irmãos Koch, com suas diferentes fundações, que formam lideranças, financiam o movimento Estudantes pela Liberdade e o Movimento Brasil Livre (MBL). Isso já está provado, é um fato notório." Ele se refere aos irmãos Charles e David Koch, do Charles Koch Institute, que possuem uma fortuna de U$ 43 bilhões, segundo a Forbes. "Já o quanto as instituições do Estado norte-americano, propriamente dito, estão envolvidas nisso a gente ainda não sabe, mas que tem a mão do capital imperialista na mobilização contra Dilma, tem. E os Estados Unidos teriam muitos motivos para preferir o fim dos mandatos dos governos do PT", diz Boito. Então, meus caros seguidores dos movimentos "Estudantes pela Liberdade" e "Movimento Brasil Livre (MBL) esses dos movimentos já cumpriram o que seus patrões ordenaram.

      • Danilo Postado em 25/May/2016 às 10:21

        ótimo comentário

      • conceição araujo Postado em 25/May/2016 às 14:43

        Na duvida não ultrapasse. Pra mim, são bandidos, mal intencionados, e arbitrários, safados mesmo.

  3. Pereira Postado em 24/May/2016 às 16:39

    Só agora caiu a ficha do MBL ????? hehehehehehe . Eles transformaram uma revolução popular em curso, num combate anti-pt e numa questão pessoal contra Dilma. Conseguiram um impechment temporário e acharam que tinham ganhado a guerra ! Santa inocência. Acharam que a esquerda iria largar o osso fácil.

  4. Rodrigo Postado em 24/May/2016 às 16:45

    (Outro Rodrigo) Aí os manifestantes contra a corrupção, pelos quais tanto se perguntavam. Não aceitam a continuidade do que combatiam e reclamam. Quem mais quiser reclamar junto contra a corrupção é sempre bem vindo.

    • Pedro Postado em 24/May/2016 às 18:15

      Dispunham de recursos e evidências suficientes para não se aliarem a Eduardo Cunha por exemplo. A retórica anti-corrupção vinda desses rapazes simplesmente não é crível. Eh melhor que se apeguem a ideologia e deixem a demagogia de lado: você pode tentar relativizar, mas a postura deles em apoio a politicos envolvidos com corrupção é injustificável. Entendo, faz parte do oficio.

      • Rodrigo Postado em 24/May/2016 às 20:20

        (Outro Rodrigo) Pedro, não estou falando deles. Nunca admirei a postura agressiva de Kim, que se igualava à de Jean no trato com ele (comentei isso em momento anterior, reprovando a conduta simétrica de ambos) - um post em que Jean o desqualificou com "jovem de 19 anos" e Kim retrucou a desqualificação com "ex-BBB" (olha o "altíssimo" nível da discussão...). Então, se você tenta imputar relativização sobre a conduta do MBL a mim, você torna a se equivocar, quiçá por prejulgamento. E, ainda se foi o caso, se equivoca novamente pois não trato de Kim, nem de Holiday, muito menos do MBL, mas das pessoas que os cobram quanto à continuidade da atuação à que conclamaram. Falei, pois, clara e definidamente, frente à cobrança hoje em voga, quanto a quem reclamou contra a corrupção e, vendo a atuação do MBL, continua a cobrar, sem relativizá-los, sem os ter por "guerreiros do povo brasileiro", sem os ter por "salvadores da pátria" (o que não são e nem se deve buscar uma ilusão tal). Bom, se tua crítica foi a mim, resta esclarecido acima. Se foi aos dois da imagem, concordo contigo - não podem reclamar da justificativa que o PT dá para ter chegado aonde chegou e usar a mesma desculpa.

      • Pedro Postado em 25/May/2016 às 09:52

        A reportagem é sobre o MBL, e você relativizou e suavizou a barra deles. Meu comentario (como sempre) é uma resposta adequada a sua trollagem jurídica.

      • Rodrigo Postado em 30/May/2016 às 12:23

        (Outro Rodrigo) Pedro, inventar o que o interlocutor não disse é expediente em muito reprovável. Isso se não se tratar de deficiência na interpretação, ficando o aviso. Não relativizei e nem pretendo, pois não tenho heróis, não tenho ídolos. Ao contrário, especifiquei momento anterior em que fiz crítica ao "Kim", mostrando quão rasos são seus argumentos, em uma discussão também rasa com "Jean". Mas, caso você queira comprovar sua acusação (infundada), fica aberta a oportunidade. Comprove, pois, suas acusações, a fim de que a discussão deixe de ter um fio condutor pautado pela razoabilidade, descambando para seus aqui reiterados e equivocados prejulgamentos. Mas ainda te dou um crédito, pois seus equívocos podem decorrer dessa informalidade das conversas na internet, sem maior contato com o interlocutor - de qualquer sorte, há a possibilidade de recurso a comentários prévios, a fim de evitar o equívoco.

      • Rodrigo Postado em 30/May/2016 às 17:05

        (Outro Rodrigo) * [...] a fim de que a discussão não deixe de ter um fio condutor pautado pela razoabilidade [...]

    • Ricardo Postado em 31/May/2016 às 16:26

      O problema não é o combate à corrupção, mas a apropriação política da causa. Não tenho dúvida de que vc e muitos outros (inclusive eu) é/são/somos contra a corrupção, mas isso é um aspecto reflexo na política. Isso é terreno da Polícia e da Justiça. É por isso, aliás, que as investigações/processos devem respeitar ritos e garantias rigorosos, para que não sejam usados como mera manobra política (ou, se preferir, para evitar a corrupção do direito - desvio de finalidade). Enfim, enquanto ficarem discutindo "quem rouba menos", perdemos o tempo que temos ou somos desviados da discussão acerca de projetos ou políticas de governo. Essa é a crítica, e não tem nada a ver em "defender a corrupção". É incrível que ninguém perceba esse prejuízo que estamos sofrendo!!!

      • Rodrigo Postado em 01/Jun/2016 às 11:07

        (Outro Rodrigo) Concordo com você, Ricardo.

  5. Deisi Postado em 24/May/2016 às 17:32

    Bem feito! Quem mandou confiar no ninja aprendiz de fascista, parceiro do cunha. KKkkkkkkkkkkk. Trouxinhas!

  6. DANIEL Postado em 24/May/2016 às 17:33

    se dizem traídos, há quanto tempo vocês tem sido avisados que estavam sendo manipulados pela imprensa SIONISTA, será que não dava para perceber o golpe em andamento? será que não viam o obvio, que as pessoa interessadas no golpe não tinham nada em comum com vocês, não é possível!

    • Ricardo Postado em 31/May/2016 às 16:28

      Pois é, essa desculpa não cola. Não foi por falta de aviso. Não são traídos: são cúmplices traidores - e agora covardes, pois sem coragem de admitir o seu lado.

  7. sandro Postado em 24/May/2016 às 17:40

    Só vai sobrar levar comida pro malvado favorito na cadeia.

  8. Deisy Postado em 24/May/2016 às 18:04

    Que peninha dos coxinhas, coitadinhos dos coxinhas, tão inocentes, tão ingênuos, tão bobinhos, tão trouxinhas.kkkkkk. Deixaram se eganar por um pivete fascistinha.KKkkkkkk, aliás o ninja era patrocinado peles taradihos do golpe, não estuda, não trabalha, agora que perdau a função. Vai viver do que? A folha está arrependida, na verdade não queriam o temer, queriam tirar a Dilma, logo vão dar um chute no traseiro do babaca.

  9. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 24/May/2016 às 18:07

    FATO,VOCÊS FORAM MANIPULADOS PELA GRANDE MÍDIA,SAÍRAM NAS RUAS IGUAL PAPAGAIO DE PIRATA,REPETINDO O QUE A GLOBO MANDAVA FALAR,AGORA AJUDARAM A ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA PELO BRASIL,SRÃO CHAMADOS DE "GOLPISTAS".SERÃO LEMBRADOS PELO MOVIMENTO QUE FEZ RESURGIR A DITADURA,OU ALGUÉM ACHA QUE EXISTE OUTRO JEITO DE CORRIGIR ESSA CAGADA.SEUS FILHOS,NETOS SOFRERÃO AS CONCEQUENCIAS DESTES ATOS IMPENSSADOS.QUERIAM TIRAR OS BANDIDOS?ENTÃO PORQUE NÃO SAÍRAM?

    • Célia Postado em 25/May/2016 às 01:24

      É Júlio, tem gente que se nega ver a verdade. Que pena não? Mas essa manipulação é muito antiga, remonta séculos. Tai a igreja católica prá provar.

      • José Postado em 25/May/2016 às 10:45

        Antes de citar a igreja católica que teve a humildade de pedir perdão pelo Papa, deveria ver onde os Seus pastores estão metido ate o pescoço com as políticas sujas e corrompendo certa parte de alienados de seus fieis em nome Deus! mais Deus e pai de todos, não dorme e a propia bíblia que ele estudou fala outra coisa e o contrário que ele pratica. Ou eles estudaram para usa-la como forma de ganhar muito dinheiro?

  10. Galvão Postado em 24/May/2016 às 18:13

    Mas desde quando esta japa tonto entende de política e de Brasil? Ele esta só deslumbrado com os holofotes que a mídia deu a ele. Veja a conversa dele com a Carina ( Carina Vitral vs. Kim Kataguiri: A diferença entre preparo e chavões), da pena dele. Agora, as coxinhadas acharam que corrupto foi o PT quem inventou, santa ignorância! O PT mudou este país para melhor em doze anos e vai mudar ainda para muito melhor.Só não vê quem não quer. Lula em 2018

  11. Luiz Gouveia Postado em 24/May/2016 às 19:24

    Cadê o MBL tão ativista? Leiam a folha: eles já vão sair candidatos como vereadores e um como prefeito!!!! Mbl???? Piada nacional e comedores de coxinhas livres do que??? # COXINHAS SIM ....TROUXAS NÃO !!!!! VOLTA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF!!!

  12. LEANDRO GOMES GORIZIA Postado em 24/May/2016 às 20:08

    Otários, somente isso, um grupelho financiado pelos muricas e empresários para inflamar uma população fascista e burra, enriqueceram e o resto, se fudru!

  13. Thiago Teixeira Postado em 24/May/2016 às 22:18

    Esse Holiday, um vendilhão do orgulho negro e instrumento voluntário dos racistas é quem para falar em trairagem? Quantos negros existe agora no governo hein? Filho da Puta, TROUXA.

  14. Marcos de Moraes Gomes Postado em 25/May/2016 às 08:34

    Continuo com minha tese.Coxinha têm cérebro mais não pensa.

    • Deisi Postado em 25/May/2016 às 11:06

      Tem preguiça de pensar, os trouxinhas!

  15. joNAS Postado em 25/May/2016 às 08:51

    Tirando o PT do poder, qualquer coisa é válida.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2016 às 10:35

      Rapaziada saindo do armário, deixando bem claro o que pensa. Assim que eu gosto. Vale tudo pra tirar o PT do poder.

    • Reis Postado em 25/May/2016 às 11:02

      Pensando q ia falar alguma coisa q preste!!!

    • Deisi Postado em 25/May/2016 às 11:09

      Falou o trouxinha, apoiador do golpe, tá com cara de ser o César Souza, joNAS.

  16. Ricardo Moura Postado em 25/May/2016 às 09:53

    É uma verdadeira merda quando descobrimos que fomos enganados né? Kin Katingoso enganou a meninada, chamo-os pra luta a favor do que há de pior no cenário político nacional e agora nem se apresenta pra conversar com os meninos. Foda agora é explicar a cara pintada e a camisa da CBF nas fotinhas do Face. É moçada, faltar as aulas de história dá nisso.

  17. Edson do Nordeste Postado em 25/May/2016 às 09:55

    TROUXAS! COXINHAS! INOCENTES ÚTEIS! ACORDEM! ACORDEM! NÃO É SÓ O MBL! TÊM OUUUTROS! REINADO AZEVEDO! "O REFINADO" O HISTORIADOR MOR O CÍNICO MARCOS VILA CHEIRAZAD REVOLTADOS ONLINE O ASTRÓLOGO QUE TUDO SAAABE É TÊM MAIS! ACORDEM! SAÍAM DO TRANSE HIPNÓTICO! ASSISTAM A AULA QUE A VITRAL DEU PRO KATAGURI! LEIEM HISTÓRIA E RESPEITEM ! LEIEM GEOPOLÍTICA E CONSIDEREM! POLÍTICA É PARA O BEM DE TODOS E NÃO SÓ DE ALGUNS!

    • Thiago Teixeira Postado em 25/May/2016 às 13:02

      Cara, eu nunca tinha ouvido a Vitral, mas a mina detonou o trouxinha na casa deles (Folha). Foi um 7X1.

  18. Gamma Postado em 25/May/2016 às 10:07

    Chupa reaçada auhauahua cambada de mongolão...

  19. Mauricio Postado em 25/May/2016 às 10:14

    Não vai cair mais dinheiro no cofre deles, então, o MBL vai, aos poucos, sair de cena.

  20. Sue Postado em 25/May/2016 às 10:16

    NUNCA PARTICPEI DESSE MBL MAS ACESSAVA A PAGINA E COBRAVA RESPOSTAS A RESPEITO DA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO INSTALADA NA ESPLANADA, MINISTERIO E CONGRESSO NACIONAL - FUI BLOQUEADA - QUESTIONEI A RESPEITO DOS PEDIDOS DE DINHEIRO DO MBL SEREM DEPOSITADOS EM CONTAS CORRENTES SEM NENHUMA TRANSPARNCIA - FOI A GOTA DÁGUA PARA MEU BLOQUEIO. QUEM ESTA GANHANDO DINHEIRO PARA ENGANAR AQUELES QUE FORAM ILUDIDOS COM O GOLPE?

  21. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2016 às 10:34

    É hilário esse "se sentem traidos". Quer dizer: existem pessoas adultas, sãs, estudadas, vacinadas, produtivas, 3 refeições por dia, e que realmente esperavam engajamento, esperavam algo de sério e concreto desses dois fraldinhas sub-20. O primeiro é uma farsa grotesca e mal construída. Um blefe ambulante. A disparidade entre o que esse mendigo intelectual acha que é e o seu verdadeiro conteúdo dá pra dar umas 7 voltas em torno da Terra. Além do físico franzino e debilitado de menino de 12 anos que não lhe confere postura de homem, nem sentar numa cadeira pra "dar entrevista" dignamente ele consegue, é sempre essa coisa curvada de cabelo desgrenhado. Uma figura patética que não inspira, não cria respeito, não mete medo, não nada. O segundo é o negro racista, e isso basta pra descreve-lo. Daí vem: o que, exatamente, o seguidor fervoroso e "efervescente" do MBL que "se sente traido" esperava desses dois pedaços de bosta? Se você botar esperança em meia dúzia de tijolos, ou no seu peixinho de aquário, ou no seu cabo USB, você sairá menos frustrado e se sentirá menos traído.

  22. Giba Postado em 25/May/2016 às 10:50

    Japonês filho da puta

  23. Marcos Postado em 25/May/2016 às 11:22

    Dilma disse que era golpe. Globo, Veja, trouxinhas disseram que não. Disseram que era impeachment. D. Rosa Weber então pediu satisfação a Dilma. Jucá não esperou Dilma responder e se adiantou, dizendo que é golpe. Renan desenhou o golpe para o caso de não terem entendido. Amanhã, muito provavelmente vai ser liberada a gravação onde Sarney vai colorir o desenho do golpe pra ficar bem mais explicadinho. Quem sabe assim os trouxinhas compreendam que não passaram de massa de manobra, coitados. E assim vai vivendo a Bananalândia, de golpe em golpe, coitada.

  24. Priscila Postado em 25/May/2016 às 17:56

    Traídos? Enganados? Eles, realmente, acharam que era contra a corrupção!!! Kkkkkkkk Deve ser bem desagradável se descobrir como massa de manobra.

    • Ricardo Postado em 31/May/2016 às 16:21

      Mais desagradável ainda quando muita gente estava alertando.

  25. Emilio Postado em 25/May/2016 às 21:43

    Tem que ser um jumento lobotomizado pra não ter percebido.

  26. Ricardo Postado em 31/May/2016 às 16:20

    Se nas manifestações pró-Dilma teve pão com mortadela, no "Fora Dilma" teve leite com pera e ovomaltino.

  27. Mauricio de Souza Matos Postado em 19/Jun/2016 às 11:46

    Como eles agora estao querendo acabar com a Lava-Jato, devem voltar para as ruas, espancar suas panelas e gritar: "FORA JANOT"