Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 14/May/2016 às 00:32
20
Comentários

Prostituta divulga carta aberta à Dilma Rousseff

Em carta enviada à presidente Dilma Rousseff, Monique Prada, prostituta e líder do sindicato das trabalhadoras sexuais, critica o sexismo presente nos xingamentos feitos contra a mandatária

prostituta dilma monique prada carta

Monique Prada, Sul21

Em carta enviada à presidente Dilma Rousseff, Monique Prada, prostituta e líder do sindicato das trabalhadoras sexuais, critica o sexismo presente nos xingamentos feitos contra a mandatária: “Na imensa maioria das vezes [as ofensas] nos deixavam muito acuadas, pois usavam aquilo que para nós é ao mesmo tempo ofensa e ofício: te chamavam de prostituta”.

Em defesa da presidente, Prada ressalta as conquistas sociais obtidas nos últimos anos, como a possibilidade de ingressar no curso superior: “nossas filhas e filhos, e algumas de nós mesmas, já conseguem hoje cursar a universidade — sonho antes distante para o povo aqui da margem”.

Querida Presidenta:

(E escrevo ‘Presidenta’ bem assim, com ‘P’ maiúsculo e ‘a’ no final, Presidenta. O som gostoso dessa palavra que nunca antes tínhamos ouvido, porque nunca antes tivemos uma presidenta. O som lindo desta palavra que, para nós, passa a existir a partir de ti – embora já fizesse parte do vocabulário da língua portuguesa há décadas, nos era desconhecida. O machismo velado e o desaforo vulgar, o despeito, no tom de voz das pessoas que se negavam a usá-la. Presidenta. Talvez o maior dos legados que tu tenhas nos deixado, querida Dilma, querida Presidenta, seja mesmo este: nós, as mulheres deste país, hoje sabemos que podemos. A minha filha cresceu com uma mulher na Presidência da República, ela sabe que pode.)

Mas eu te escrevo de longe, eu te escrevo da margem. Aqui, onde políticas públicas mal chegam que não sejam aquelas com o intuito de nos salvar — justo a nós, que salvação outra não desejamos que não passe por exercer nossa atividade em paz e protegidas por um modelo de regulamentação que nos favoreça.

Eu te escrevo da margem pra te contar: nós, mulheres prostitutas – marginalizadas e estigmatizadas por uma sociedade que não nos quer à mesa ao mesmo tempo em que segue nos alimentando — nós, mulheres trabalhadoras sexuais, também nos orgulhamos de nossa presidenta. Ainda que nosso último grande avanço enquanto categoria tenha sido a inclusão do trabalho sexual na CBO sob o número 5198/05 — e isso date de mais de uma década atrás — ainda assim, tiveste nosso apoio.

Por muitas vezes sentamos juntas pra te ouvir falar, compartilhamos entre nós as tuas palavras, torcemos juntas por tua vitória em 2010 e 2014. Estivemos nas ruas até aqui, e seguiremos nas ruas enquanto for possível — dessa vez não a trabalho, mas em defesa de direitos conquistados a duras penas. Nossas filhas e filhos, e algumas de nós mesmas, já conseguem hoje cursar a universidade — sonho antes distante para o povo aqui da margem. Já não se passa fome em nosso país, e 12 anos de governo popular nos provaram que era possível sim ter orgulho da nossa brasilidade. Há ainda muitos problemas, mas estávamos indo no rumo certo.

No entanto, uma elite machista, racista e asquerosa foi levantando sua voz. Hoje te condenam, e aos governos do PT, e não por aquilo que nós possamos ter considerado errado neste período. Essa elite raivosa babava e ainda baba pelos nossos acertos. Essa elite babava e te ofendia.

Na imensa maioria das vezes nos deixavam muito acuadas, pois dentre essas violentas ofensas, usavam aquilo que para nós é ao mesmo tempo ofensa e ofício: te chamavam de prostituta, em suas centenas de variações semânticas. O mais torpe refúgio dos canalhas e covardes é este: agredir uma mulher utilizando-se de sua sexualidade.

Não importa quem seja ela ou o que tenha feito para isso, verdadeiramente não importa: seu grande crime é ter nascido mulher, e sua sexualidade deve ser atacada para humilhá-la. É a força do estigma sendo usada como potente fator de manutenção do sistema patriarcal: “não se porte como prostituta ou será tratada como uma”. No entanto, não nos é claro como seria este comportamento — de modo que todas, todas nós, todas as mulheres, estamos sujeitas a este tipo de tratamento. Vil. Indecoroso. Violento.

Tens sido vítima diariamente e há tempos de muitas injustiças e graves agressões. E nós nos solidarizamos, e a cada dia nos fazemos mais orgulhosas de ti, por que tens suportado a tudo, forte e altiva — como uma de nós.

Nos tempos assustadores que temos vivido, querida Dilma, e na noite sombria que parece não tardar a cair sobre nosso país, temos achado importante te dizer e repetir: também nós nos orgulhamos de ti. Da tua postura. Da tua serenidade diante ‘disso tudo’, serenidade que muitos homens não teriam. Tens sido ao mesmo passo inspiração e fortaleza. Da tua honestidade e franqueza também nós nos orgulhamos.

E asseguramos: estaremos juntas, haja o que houver. A luta pela democracia, a luta contra os retrocessos que ameaçam, é também uma luta nossa. Não desistiremos.

* Monique Prada é trabalhadora sexual, Co-editora do projeto mundoInvisivel.org e presidenta da CUTS (Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais)

Recomendados para você

Comentários

  1. jorge Postado em 14/May/2016 às 02:13

    Achei que fosse a mulher do Temer

    • João Paulo Postado em 14/May/2016 às 02:57

      kkkkkkkkk Prostituta é trabalhadora sexual. Inclusive, até porque inevitável no país, este trabalho deveria ser regulamentado. A mulher do Temer é uma vagabunda calhorda. Não vamos confundir. Ela não usa apenas o corpo para ganhar a vida. Ela vendeu também sua dignidade, sua alma para uma personificação de satã.

      • enganado Postado em 14/May/2016 às 09:50

        A sra. Monique Prada é corajosa porque se expõe a repressão do novo regime ditatorial-PLUTOCRÁTICO do braZil, comandado pela """""""""""rede gRoubo""""""""""", em compensação a outra é ____ " DÓLAR " _____ ((Bemvindo Sequeira - https://www.youtube.com/watch?v=J8o5C23jKPI - Bela, Recatada e Do Lar )) pense o que quiser. AVISO: """PODEM XINGAR ESSA SIRIGAITA-ESPOSA NO MESMO TOM QUE A PRESIDENTA DILMA FOI OFENDIDA""", NÃO SE ESQUEÇAM DO FILHO TAMBÉM, PORQUE O NETO DA PRESIDENTA DILMA FOI OFENDIDO POR UM SÓRDIDO/IMUNDO/CALHORDA DE SÃO PAULO E NÃO """ACONTECEU NADA """". (CADE O MORO?????) FAÇAM O MESMO PORQUE TRATAR COM GOLPISTA É SÓ NA MARRA. MESMO SABENDO QUE VÃO NOS MATAR=7P´S POR ORDEM DO MINISTRO DA JUSTIÇA, GENERAL DE PLANTÃO, POLÍCIA FEDERAL. ESTAMOS NUM REGIME NAZISTA/DITATORIAL E DE CAÇA AOS DEMOCRATAS. """""QUANDO OCORRERÃO AS PRIMEIRAS MORTES""""? COMO A rede gRoubo VAI SE DESCULPAR? AGUARDEM!

      • Emerson Postado em 14/May/2016 às 10:24

        A do Tremer é acompanhante de luxo. Ou seria de lixo?

      • Débora Postado em 15/May/2016 às 23:12

        Enganado, ela é apenas uma acompanhante de luxo, deu o golpe no golpista e na minha opinião não merece respeito. Mas sejamos superiores e poupemos a criança. Nenhuma criança merece o ira que o neto da Presidenta Dilma foi alvo.

      • Galvão Postado em 16/May/2016 às 15:25

        Eu, da próxima vez que for xingar alguém, vou parar de usar o termo filho da puta, vou usar, FILHO DE POLÍTICO DE DIREITA. Vai ofender mais.

    • marcelo Postado em 16/May/2016 às 16:55

      Chamar a mulher do Michel Temer de prostituta é extremamente ofensivo às prostitutas.....

  2. Rosali Cantlin Postado em 14/May/2016 às 03:17

    Faz sentido...

  3. André Nelson Postado em 14/May/2016 às 08:44

    Nas próximas eleições votem nas putas, porque nos filhos não deu certo.

  4. Deisi Postado em 14/May/2016 às 08:57

    Sem dúvidas, o que mais faz os coxinhas babarem de ódio, é o preconceito, contra o Lula, por ele ser nordestino, a Dilma por ser mulher. Não aguentaram.tais aberrações, ai encontraram o Temer e Cunha pelo.ciaminho, para concretizar o que eles não conseguiram engolir. Um nordestino retirante do povo e auma mulher que lutou na ditadura para que a democracia existisse.

    • Felipe Postado em 14/May/2016 às 12:08

      Pelos babantes acima falando na mulher do Temer nada tem a ver com tudo isso da pra ver que o preconceito é com o Lula com a Dilma por ser mulher, quando convém jorram preconceito por aqui.

      • enganado Postado em 14/May/2016 às 19:24

        a RATAZANA não tem mulher, e sim acompanhante. O neto da Presidenta DILMA também não tinha nada com isso, e assim mesmo foi ESCRACHADO por bosta da pauliceia-filho da puta-covarde. Cadê ele? Esta escondido na casa do Sérgio Etchegoyen, ministro da Secretaria de Segurança Institucional? E a mulher do Abreu, que foi xingada de Prostituta! E a falta de respeito ao casal Mantega no hospital Einstein, qdo o diretor, outro corno-filho da puta ((aliás judeu --- as Crianças "PALESTINAS" que o digam do tratamento dos seus patrícios- """ 3º exército; Werhmacht--frente RUSSA""")) que esquivou de dar, um modos e educação aos riquinhos da Av. Paulista. Guerra Civil! Já! ___NÃO vão ter eleições em 2018 - - GOLPE-2018! _____“” braZil, –– slogan –– ____”””””ÓDIO e RETROCESSO”””” ___“” braZil,___Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___”” GOLPE-2018 “””___ ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  5. Leonardo Postado em 14/May/2016 às 18:15

    Típica eleitora da Dilma.

    • enganado Postado em 14/May/2016 às 22:37

      O Marcola e o Fernadinho Beira Mar típicos eleitores fiéis ao P$$$DB do FHC=Ali Babá e os 4.000 Ladrões, incluindo Vc, 4.001.

    • Galvão Postado em 16/May/2016 às 15:23

      Essa moça Monique Prada, deve ter mais dignidade e coragem que qualquer mulher da tua família,compare. E sim, elas são trabalhadoras, merecem nosso respeito e provavelmente já atenderam você seu babaca, ou você prefere os colegas de trabalho delas (os Moços).

    • Thiago Teixeira Postado em 16/May/2016 às 22:27

      Típica pessoa das margens, que enxergaram no governo petista um olhar de apoio e entendimento de suas situações, antes ignoradas por eleitores de Aécio.

  6. Leonardo Postado em 14/May/2016 às 18:19

    O maior legado da Dilma foi o ' presidenta' .

  7. enganado Postado em 14/May/2016 às 22:50

    O maior legado do seu candidato=AÓPIO foi ROUBAR/CHEIRAR/SE APLICAR/AGREDIR MULHERES/MENTIR/FALSIFICAR DOCUMENTOS (carteira falsa da PF_DB)/COMPORTAMENTO EXEMPLAR DE BEBADOS EM BEIRA DE CALÇADA (a noite e de manhã)/PECULATO/ ... etc , com tantas qualidades realmente a DILMA deve estar lisonjeada. Acho que vou votar ((se ainda me deixarem viver, PF_DB, CIA, exército do tal de braZil, ABIN, FBI, NSA, MOSSAD, GEDEL, temer, FHC, rede gRoubo, boechatÔ...etc . Não se esqueça essa espelunca se tornou o CX da Mãe Joana)) nele nas próximas eleições no ano de 2018 + 20 (ditadura PLUTOCRÁTICA) = 2038. Tá bom assim?!

  8. Thiago Teixeira Postado em 16/May/2016 às 22:29

    Vocês para mim, e para muitos brasileiros, nunca serão pessoas das margens, exceto para a elite conservadora e seus puxa sacos.

  9. Alexandre Postado em 19/May/2016 às 08:19

    Não sei como a contradição não explode nesse site! Vocês todos são uma merda!