Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 14/May/2016 às 01:30
12
Comentários

10 imagens emblemáticas do afastamento de Dilma Rousseff

Contrariando os boatos de que sairia pelas portas do fundo do Planalto, Dilma deixou seu posto como chefe de Estado do país pela porta da frente. Confira, a seguir, o afastamento da presidente contado em 10 imagens

Por 55 votos a favor e 22 contra, o Senado admitiu, na manhã da última quarta-feira (12/05), o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que ficará afastada por no máximo 180 dias.

Em seu lugar assumiu o vice, Michel Temer (PMDB).

Contrariando os boatos de que sairia pelas portas do fundo do Planalto, Dilma deixou seu posto como chefe de Estado do país pela porta da frente e recebendo o carinho da militância que a apoia.

A presidente legitimamente eleita afirmou que lutará para voltar ao seu posto nos próximos seis meses e pediu apoio e mobilização contra o que caracterizou ser um golpe de Estado.

1

Mobilização na madrugada. Nas primeiras horas desta quarta-feira (10/05), manifestantes começaram a ocupar as ruas de Brasília, nas proximidades do Planalto para repudiar a decisão do Senado.

2

Decisão do Senado. Na manhã desta quarta, o Senado decidiu, por maioria simples, afastar a presidente Dilma Rousseff e dar continuidade ao processo de impeachment.

3

Espiadinha. Dilma e o ex-ministro Jaques Wagner (Gabinete Geral da Presidência) observam movimento na Esplanada pela janela do Palácio do Planalto.

4

Pronunciamento. ‘Aos brasileiros que se opõem ao golpe, faço um chamado para que se mantenham mobilizados, unidos e em paz. A luta pela democracia não tem data para terminar’, afirmou a mandatária.

5

Pronunciamento [2]. Embora não tenha convocado rede nacional, discurso da presidente foi transmitido ao vivo pelas principais emissoras do país.

6

Abraço de Lula. No percurso de saída do Planalto, Dilma saudou o ex-presidente Lula.

7

Apoiadores. Cercada pelos ministros que não a traíram, Dilma improvisou um discurso de cerca de 10 minutos para a multidão que a aguardava na Esplanada.

8

Braços do povo. A mandatária fez questão de percorrer toda a extensão da frente do Palácio para cumprimentar as pessoas que ali se encontravam.

9

Pé do ouvido. Dilma não evitou o corpo-a-corpo e recebeu beijos, abraços e também conselhos dos manifestantes.

10

Acorrentadas. Após a divulgação do gabinete de Temer, no qual não há uma mulher ou negro sequer, um grupo de mulheres decidiu se acorrentar diante das grades do Planalto em protesto, por não reconhecerem o governo Temer como legítimo.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Marlos Postado em 14/May/2016 às 08:54

    "Cercada pelos ministros que não a traíram..."; Não me entendam mal, sou contra o golpe, mas acho engraçado o PT voltar a dialogar com a esquerda e ao mesmo tempo manter uma ministra como Kátia Abreu na agricultura, entendo o movimento político no senado, mas o que diferencia esse tipo de manobra (que quer agradas todos os lados) das iniciativas do PMDB? Vendo coisas assim infelizmente não consigo deixar de pensar que é bom o PT colher o que plantou, para ver se finalmente dá um passo atrás, objetivando dois à frente no futuro.

    • Thiago Teixeira Postado em 16/May/2016 às 08:39

      Kátia Abreu mostro muito mais dignidade do que muitos ex-petistas safados como Marta, Marina, Bicudo, Cristovam Buarque e Heloisa Helena. Não podemos misturar posicionamento político com caráter, e disso a Senhora Kátia Abreu tem de sobra mesmo eu ter discordado da atuação dela como legisladora.

      • Marlos Postado em 18/May/2016 às 10:52

        Ah, pára. Não podemos é misturar coragem com manobras políticas, apenas para dar bons adjetivos a todo e qualquer lixo por apoiar a Dilma. Só o que me interessa é o posicionamento político. Não quero mais governo do PT a qualquer custo, quero um governo de esquerda, seja quem for, se for o PT? Ótimo. Se for agora? Maravilhoso.

  2. Denisbaldo Postado em 14/May/2016 às 10:46

    Para os coxinhas do 7x1 que criticavam a saúde no governo Dilma. http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/05/13/pec-defendida-por-romero-juca-deve-tirar-r-35-bilhoes-da-saude-em-2017/

    • poliana Postado em 14/May/2016 às 13:19

      isso é apenas o começo, denisbaldo! já viu a volta da cpmf q está quase confirmada? qdo dilma tentou, n deram apoio e a encheram de críticas. agora, akeles q um dia fizeram isso, vão aprovar a volta da cpmf no governo temer!! e a idade mínima pra aposentadoria em 65? e espera só a "flexibilização" da clt!!!! tô com pena, moço! tô com muita pena da massa trabalhadora! deus proteja esse país!! esse é apenas o começo!!!

      • Denisbaldo Postado em 16/May/2016 às 10:14

        O mundo já está rejeitando a legitimidade deste processo. A própria Alemanha está torcendo o nariz. Este governo será estrangulado pelas sanções econômicas de parceiros comerciais. Foi o PT quem ajudou a organizar os BRICS juntamente com China e Rússia, e FHC nunca se preocupou com eles. É óbvio que eles já conhecem essa turminha de outros carnavais e haverá retaliação. O próprio FHC já está assumindo que o impeachment não foi justo. Todos os servidores federais estão se organizando para realizar uma greve nacional, pois estão com medo das intenções deste governo com relação às instituições públicas. Este governo não dura, isso é muita cara de pau. Dá uma olhada neste vídeo, o mundo está perplexo com esta palhaçada. http://www.ocafezinho.com/2016/05/15/video-sensacional-americanos-zombam-do-golpe-e-defendem-dilma/

  3. Phelipe Postado em 14/May/2016 às 23:57

    Poos é, dias tenebrosos virão, mas o povo tem o que merece....vão assisitir JN, vão na onda do Bonner, vão assisitir BBB.....agora chorem lágrimas de sangue!!!! Quem mandou ir na onda de "jornalismo" daquela família bilionária??? Todos sabem que eles só queriam inflamar o país e colocar o povo contra um governo legítimo...... Agora aguentem, principalmente aqueles da NOVA CLASSE MÉDIA que se achavam ricos pensando que melhorou de vida apenas por conta própria...agora aguentem....

    • The Devil Inside Postado em 15/May/2016 às 17:17

      Inflação galopante? Para né, até parece que não lembra da inflação no fim da ditadura. E parece deixar de lado intencionalmente o fato de que inflação é um fator intrínseco do sistema capitalista. Desonestidade intelectual, hein?

  4. Thiago Teixeira Postado em 16/May/2016 às 08:31

    Já que o 4° poder já está nas mãos dos coxinhas (mídia, executivo, judiciário e legislativo), o que vocês vem afazer aqui em sites de esquerda? O que falta mais para saciar a sede de vocês? Mortes? Assassinatos? Crie grupos de extermínio de uma vez.

  5. Vanderlei Postado em 16/May/2016 às 08:51

    Mas.... a esposa do TEMER não é bacharelA em direito? Não vi ninguém questionar o ESTADÃO pela bacharelA.

  6. Allysson W. Postado em 17/May/2016 às 10:10

    Nossa! Acabaram-se os problemas do país! Ninguém mais vai falar presidenta!! Por favor né? Como dizem no meu nordeste: "deixa de ser besta".

  7. poliana Postado em 17/May/2016 às 13:40

    a vergonha internacional desse golpe está apenas começando: http://www.brasil247.com/