Redação Pragmatismo
Compartilhar
PSDB 25/Apr/2016 às 17:29
26
Comentários

PSDB negocia com Delcídio recuo de delação contra Aécio Neves

Às vésperas da votação do impeachment de Dilma no Senado, PSDB negocia com Delcídio do Amaral para que ele recue das afirmações feitas por ele em delação premiada contra Aécio Neves e, se possível, aproveite para acusar publicamente a presidente da República

PSDB Delcídio Delação Aécio Neves corrupção propina
Delcídio Amaral e Aécio Neves (Imagem: Pragmatismo Político)

Com o aval do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), a oposição decidiu patrocinar a ida na próxima terça-feira (26) do ex-líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (sem partido-MS) ao Conselho de Ética da Casa para confrontá-lo publicamente em relação às acusações que o parlamentar fez sobre o principal líder tucano.

A estratégia, que vem sendo negociada nos bastidores entre membros do PSDB e pessoas ligadas a Delcídio, é que o ex-líder do governo recue no colegiado das afirmações feitas por ele em delação premiada contra Aécio e, se possível, aproveitar para que ele faça acusações públicas contra a presidente Dilma Rousseff às vésperas da votação do afastamento dela pelo Senado.

A ação dos tucanos foi colocada em prática na última terça-feira, 19, durante reunião do conselho em que, pela quinta vez, Delcídio se ausentou para fazer a sua defesa pessoalmente do processo por quebra de decoro parlamentar. Inicialmente indignados com a sucessão de licenças médicas, os senadores pretendiam recusar a concessão de novo prazo para que o ex-petista se defendesse. O jogo virou quando o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), entrou na reunião para se posicionar a favor de que Delcídio fosse ouvido.

Ele pode faltar quantas vezes for, não lhe pode ser negado o direito de defesa e de se manifestar“, defendeu Cunha Lima. O senador participava da reunião de líderes com Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, para decidir detalhes sobre o processo de impeachment de Dilma, mas, mesmo sendo suplente no conselho, dirigiu-se ao colegiado para fazer a defesa por mais prazo ao acusado.

A manifestação de Cunha Lima causou um efeito manada no restante do conselho. Até mesmo os senadores mais favoráveis à cassação de Delcídio, como Lasier Martins (PDT-RS), recuaram da tentativa de recusar ouvi-lo e resolveram dar mais prazo ao senador. Após a fala de Cunha Lima, o tucano Ataídes Oliveira (TO), que já havia votado contra a concessão de novo prazo a Delcídio, mudou seu voto.

Delcídio foi preso no fim do ano passado sob acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Posteriormente, ele fez um acordo de delação premiada, implicando Aécio e Dilma, e se livrou da cadeia.

Se não fosse a intervenção de Cunha Lima, o conselho iria dispensar o depoimento de Delcídio e intimar a defesa para alegações finais. Comportamento diferente também foi visto na defesa do senador. Nas reuniões anteriores, os advogados apenas apresentavam licenças médicas e a sugestão de nova data para convocação partia do conselho. Pela primeira vez, a defesa garantiu o interesse do senador em comparecer à comissão já na próxima semana.

Paralisado

Apesar de Delcídio ter direito a se defender no processo, não existe obrigação jurídica para que ele compareça ao Senado pessoalmente, podendo enviar suas considerações por escrito. Ainda assim, o colegiado seguiu concedendo novos prazos e o processo está parado na mesma fase há um mês.

A primeira vez que Delcídio foi convocado para depoimento no conselho foi em 23 de março. Na data, nem ele nem qualquer advogado chegou a comparecer à reunião. Nas três reuniões seguintes, o senador faltou.

Aécio foi citado por delatores

O nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos principais líderes da oposição ao governo Dilma, foi citado durante as investigações da Operação Lava Jato por quatro delatores. O doleiro Alberto Youssef disse ter ouvido do ex-deputado José Janene (que morreu em 2010) que Aécio dividiria a arrecadação de propina de uma diretoria de Furnas com o PP. Em julho de 2015, o operador de valores Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, disse – em depoimento ligado à sua delação premiada – ter levado R$ 300 mil a um diretor da UTC no Rio e que o dinheiro seria destinado ao senador do PSDB. Os dois casos foram arquivados pelo ministro do STF Teori Zavascki por insuficiência de informações.

Em fevereiro deste ano, o lobista Fernando Moura, em depoimento ao juiz Sergio Moro, disse ter ouvido relato de uma suposta divisão de propina proveniente da estatal Furnas entre o PT e Aécio. Em sua delação premiada, o ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral disse que o tucano – na época governador de Minas – atuou para maquiar as contas do Banco Rural durante CPI dos Correios. Aécio já rechaçou todas as citações a seu nome.

Leia também:
Escândalo de Furnas que envolve Aécio Neves se arrasta na Justiça há 10 anos
A Lava Jato e o buraco mal explicado: Delator de Aécio é dispensado em Curitiba
UOL remove nome de Aécio momentos depois de mencioná-lo em manchete
Rede Globo esconde esquema de corrupção do PSDB
Processo do mensalão tucano está parado há dez anos
Mensalão tucano: Pizza e deboche

Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Line Postado em 25/Apr/2016 às 18:41

    Novidade...

  2. Sérgio Carneiro Postado em 25/Apr/2016 às 19:26

    Aécio e Dilma são farinha do mesmo saco. Dois criminosos e cadeia para eles.

    • Amarilia Postado em 26/Apr/2016 às 08:00

      O que faz alguém entrar numa página séria,de esquerda,para escrever essa idiotice?Quanto discernimento político.Meu Deus!!!!!!!!!

      • leonardo Postado em 26/Apr/2016 às 13:11

        """Pagina séria"""

    • JOAO Postado em 26/Apr/2016 às 08:35

      Do mesmo saco mas não do mesmo helicóptero !!

  3. sandro Postado em 25/Apr/2016 às 20:10

    Alguma dúvida de que esse playboyzinho mimado saíra impune de mais essa acusação???

  4. Jonas Schlesinger Postado em 25/Apr/2016 às 20:21

    Partido da $ocial Democracia Brasileira

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 25/Apr/2016 às 20:27

    Ah, mas isso ai não vai passar impune. Nossa elite repudia esses arranjos obscuros. Com certeza vão arranjar pra amanhã um baita panelaço e piquenique da elite branca na Paulista com bonecão de borracha e tudo. Eles são contra todos, Dilma é só o começo. Eu acredito neles, eu confio muito na brasilidade e no carater deles.

  6. Phelipe Postado em 25/Apr/2016 às 22:10

    Dá nojo de ver nossa justiça e também nosso MP.......imparcialidade passou foi longe....

    • João Carlos Postado em 26/Apr/2016 às 01:15

      Engraçado... Vocês petistas criticam todas as instituições existentes no Brasil. Todas! Sem exceção! Então me digam, por favor, qual é a instituição tão imparcial que vocês citam? Se não são as polícias civis e federal, MP's estaduais e federal, Magistratura estaduais e federal, TCE's e TCU, quais são as instituições críveis para vocês? Começo a pensar que vocês querem viver em uma anarquia. Vocês têm o Lula, que é o cara mais antirepublicano que eu já vi na minha vida. O que der pra destruir da República, ele destrói. Talvez seja isso...Chega a ser cômico esta situação! Tudo que é contrário a vocês é golpista! O mundo todo está em conspiração. Está faltando só a conspiração extraterrestre.

      • Jonas Schlesinger Postado em 26/Apr/2016 às 02:05

        Dessa vez concordo com você. Isso se torna uma síndrome ou algo parecido. Prefiro acreditar na existência dos Iluminatis do que no golpismo nacional/ internacional.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Apr/2016 às 10:29

        Você não viu, na sua vida inteira, inteirinha mesmo, ninguem, absolutamente ninguem, mais antirepublicano que Lula? Você tem quantos dias de vida? Uns 6? Estudou quantos líderes mundiais? Uns 2?

      • Eduardo do PT Postado em 26/Apr/2016 às 10:37

        Eu respondo seu comentário já já. Mas primeiro quero saber. Quais foram os atos antirrepublicanos do ex presidente Lula? Cuidado com sua resposta, viu!? Não sou aqueles idiotas coxinhas com quem você conversa na academia.

      • João Carlos Postado em 26/Apr/2016 às 12:18

        Antes de defenderem fanaticamente o "estadista" Lula, respondam a minha pergunta. Já que vcs se consideram tão democraticos e republicanos, quais sao as instituições públicas nas quais q vcs acreditam? Nao me venha, pelo amor de deus, dizer que é o instituto lula e que jesus cristo é a imagem deste, e que tiradentes foi crucificado.

      • felipe Postado em 26/Apr/2016 às 14:10

        João deu nó na cabeça dos caras kkkkkkk

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Apr/2016 às 21:03

        """"estadista""""""....sabe nem o que é isso. Se vc nunca viu na sua vida inteirinha um homem do mundo político, unzinho, que seja mais antirepublicano que Lula, vc: ( ) é uma criança de vida curtissima brincando escondida no computador do papai; ou ( ) é o maior analfabeto político e ignorante em História que já passou por aqui (e a concorrência é dura), de conhecimento curto demais pra fazer esse tipo de afirmação. Marque o X na resposta. Seja qual for, não existe possibilidade séria de diálogo. Não enxergo um interlocutor em quem profere tamanha fecalidade.

  7. enganado Postado em 26/Apr/2016 às 00:14

    Guerra Civil, já! ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .

  8. sandro Postado em 26/Apr/2016 às 04:11

    Groubo e veja,nessas eu acredito.

  9. Sérgio Carneiro Postado em 26/Apr/2016 às 05:54

    PSDB usando as mesma armas do PT e seus quadrilheiros.

  10. Aristóteles Postado em 26/Apr/2016 às 06:20

    Também, só pra cara das lideranças do PT, aceitar esse Delcídio em suas hostes. Faça-me o favor; amadorismo tem limites, gente! Esse Delcídio - está escrito na testa - é um safado, tucano de carteirinha, entreguista, pau-mandado etc e tal, e o PT aceitou a filiação desse pilantra, plantado no olho do furacão petista, pelos próprios tucanos. Só não viu e não vê, quem não quer! Por isso é que sempre fui contra essa estória de que o partido tem que ser uma "porta sem tramelas"! Aí está o resultado!

  11. felipe Postado em 26/Apr/2016 às 09:33

    Chama o Mercadante, esse ja sabe negociar com o Delcídio.....

  12. sandro Postado em 26/Apr/2016 às 14:27

    Acredito na Policia Federal,não acredito no japonês,acredito no judiciário,não acredito em moro,cata preta,gilmar mendes,acredito nas instituições não em algumas pessoas.

    • João Carlos Postado em 26/Apr/2016 às 19:15

      Serio mesmo q vc acha que foi o japonês que desvendou toda essa corrupção? Baita inocência em, pqp! O japonês só foi cumprir mandados e diligências, e olhe lá. Quem realmente investigou foram os deltas e pr que nem sempre aparecem na mídia. Sobre o moro, se ela está tão errado assim, recorram. Até agora não vi nenhum "ilegalidade absurda" dele sendo reformada. As instituições são compostas por pessoas. Não queira achar que uma ficção jurídica manifestará sua vontade pelos cosmos. Vcs ainda continuam com o papinho de que se é contra o pt, está errado. O fanatismo cega!. Nao existe argumentação. Veja pelo comentario que eu fiz acima. Propositalmente eu joguei uma critica ao lula no meio da pergunta sobrr qual instituição vcs acreditam, e so tive resposta sobre a critica ao lula. Enfim, pra vcs o melhor seria existir só a visão de vcs. ja perceberam que vcs têm aversão à democracia e República? Vcs nao conseguem conviver com os pensamentos divergentes nem aceitam a ideia de que um governo deve ser provisório, responsável por seus atos e legitimo. A legitimidade nao se resume apenas às urnas.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Apr/2016 às 21:22

        Moro errado? Magina. Qualquer calouro do curso de Direito sabe que o Moro abusou no caso da condução coercitiva, foi arbitrário, e teve postura injustificável na divulgação dos grampos. Até grampo manifestamente ilegal, com horário posterior à decisão que encerrava as escutas e que envolvia a presidente da república - ela própria possivelmente grampeada - , o meliante divulgou com o claro objetivo de inflamar a opinião pública. Mas ele não fez nada errado não. O resto é mimimi de quem quer fazer o poste mijar no cachorro. Os golpistas são voces, filhote.

  13. sandro Postado em 26/Apr/2016 às 22:21

    Citei o japonês como exemplo de uma policia federal não intocável(herói dos coxinhas,com direito a varias selfies )moro até se desculpou ao STF(desculpa esfarrapada)pelos grampos"vazados"e pela condução coercitiva,cata preta,você nem conhece,procure no Google,gilmar mendes,tucano declarado.

  14. sandro Postado em 26/Apr/2016 às 22:42

    Quem não consegue conviver com pensamentos divergentes são vocês,veja o caso do José de Abreu,que foi agredido por divergir do playboyzinho coxinha,ou você vai dizer que Zé de Abreu levantou apontou pro coxinha e começou a xinga-lo.Cada dia que passa tenho mais convicção de que estou certo,vocês são mesmo uns comédias.