Redação Pragmatismo
Corrupção 15/Dez/2015 às 13:32 COMENTÁRIOS
Corrupção

Conselho de Ética decide pela continuidade do processo contra Eduardo Cunha

Publicado em 15 Dez, 2015 às 13h32

Conselho de Ética finalmente admite processo contra Eduardo Cunha. Depois de sucessivas manobras que adiaram 7 sessões e do afastamento do antigo relator, colegiado aprovou por 11 votos a 9 a continuidade do processo que pode cassar o mandato do presidente da Câmara. Saiba quem foram os 9 deputados que tentaram proteger Cunha

Eduardo Cunha Conselho de Ética
Por 11 votos a 9, Conselho de Ética decide pela continuidade do processo contra Eduardo Cunha

Depois de sete sessões, o Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira (15), por 11 votos a 9, o parecer preliminar do relator Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator da representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista será notificado e terá dez dias úteis para apresentar sua defesa.

Marcos Rogério apresentou sua complementação de voto ao parecer do primeiro relator do caso, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), destituído depois que o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), encaminhou ofício àquele colegiado determinando a troca do delator.

“Não há como desprezar sumariamente o conjuntos de provas carreadas ao feito, especialmente por se tratar de documentos públicos. Não resta dúvida, portanto, que somente a instrução do feito poderá possibilitar ao representado formular defesa capaz de afastar as imputações que lhe são feitas”, disse Marcos Rogério. “É de conhecimento público e consta nos autos que o representado afirmou não ter nenhuma conta no exterior”, completou o relator, defendendo a continuidade do processo.

VEJA TAMBÉM: Relator desabafa após ser afastado de processo contra Eduardo Cunha

Marcos Rogério esclareceu que não apresentou um novo parecer, mas uma complementação de voto, uma vez que – assim como o primeiro relator – defende a admissibilidade do processo que pode resultar na cassação do mandato de Eduardo Cunha. “Novo parecer requer mudanças profundas. Todas as manifestações apresentadas são públicas e não há inovação em relação ao que o relator já apresentado. Trata-se complementação formal de voto”, afirmou Marcos Rogério.

COMO VOTARAM OS DEPUTADOS:

Pela continuidade do processo que pode cassar Eduardo Cunha (11 votos):

Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Fausto Pinato (PRB-SP), relator destituído
Júlio Delgado (PSB-MG)
Léo de Brito (PT-AC)
Marcos Rogério (PDT-RO), atual relator
Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS)
Paulo Azi (DEM-BA)
Sandro Alex (PPS-PR)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)
Rossoni (PSDB-PR)

Contra a continuidade do processo que pode cassar Eduardo Cunha (9 votos):

Cacá Leão (PP-BA)
Erivelton Santana (PSC-BA)
Joao Carlos Bacelar (PR-BA)
Manoel Junior (PMDB-PB)
Paulinho da Força (SD-SP)
Ricardo Barros (PP-PR)
Vinicius Gurgel (PR-AP)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Wellington Roberto (PR-PB)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Ton Castilhos Postado em 15/Dez/2015 às 14:22

    Até mesmo o Hitler na sua loucura psicótica tinha o álibi de ser um ex combatente de guerra mundial derrotado traumatizado, e em sua xenofobia racista o mérito de lutar e conquistar melhorias significativas ao seu povo por certo período, estes políticos corruptos de situação e oposição nem isso.

  2. Lucas Postado em 15/Dez/2015 às 14:28

    Só gente boa. Várias provas que incriminam este achacador, com base nisso, podemos sugerir que quem votou contra o andamento do processo, é tão corrupto e bandido quanto o chefe.

  3. Paulo Santos Fennix Postado em 15/Dez/2015 às 15:44

    quando será que AÉRCIO NEVES SERÁ INVESTIGADO NA LAVA JATO JUNTO COM O PSDB E O PP?

  4. Lucas Oliveira Silva Postado em 15/Dez/2015 às 16:15

    Tem certeza do que está falando, Pereira? O Cunha tem maracutaias na Petrobrás, no BNDES, na CEHAB, em Furnas, na Suíça, na Assembléia de Deus, maracutaias do Collor/PC Farias e você ainda o acha um batedor de carteiras? Se você acha isso, então eu sou um ladrão de galinhas

  5. Gloria Postado em 15/Dez/2015 às 16:25

    Batedor de carteiras. Sei. Golpista, hipócrita é pouco.

  6. Denisbaldo Postado em 15/Dez/2015 às 17:05

    Tá com peninha de bandido tá? Leva pra casa!

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 15/Dez/2015 às 18:44

    """""O PT assaltou o Brasil, a Petrobrás e o alvo é o PMDB, acho estranho...""""" .... esse cidadão é de uma cara-de-pau que rivaliza com Maluf. Só que agora ele está insustentável. Um grupo de deputados pediu no STF o afastamento IMEDIATO de Cunha da Câmara, tendo em vista todos os acontecimentos recentes envolvendo essa nobre personalidade. Tem mais volta não: a viga-mestra do GOLPE vai cair. (aliás, "insustentável" é uma palavra que foi usada o ano inteiro para se referir a Dilma, que segue firme e forte, e finalmente temos uma oportunidade real de usar essa bela palavra adequadamente)

  8. Thiago Teixeira Postado em 15/Dez/2015 às 22:51

    Não se iluda alienado do G1, isso tudo é golpe, aprova-se a continuidade só para inglês ver, depois, já com o Impeachment avançado, eles invertem o lado e salvam Cunha. Tudo fingimento.