Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 12/Feb/2016 às 13:03
20
Comentários

Bernie Sanders vence Hillary Clinton nas primárias de New Hampshire

Bernie Sanders Hillary Clinton
Bernie Sanders impõe desafio a Hillary Clinton

O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders ganharam na última terça-feira (9) as primárias de New Hampshire, uma etapa importante da corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos Estados Unidos.

As eleições norte-americanas ocorrerão em novembro deste ano. Antes, porém, os candidatos lutam, em eleições primárias ou em assembleias, para serem escolhidos pelos partidos.

Nas primárias dessa terça-feira, o bilionário Donald Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Em terceiro lugar, com 12%, ficou o senador do Texas Ted Cruz.

Pelo lado democrata, o senador Bernie Sanders, 74 anos, ganhou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%. Apesar de ser o mais velho, pesquisas indicam que Sanders é, entre todos os pré-candidatos, o mais popular entre os mais jovens.

As primárias de New Hampshire constituem a primeira de uma série de eleições – com urnas e votos secretos – que visam a escolher os delegados que vão votar nas convenções nacionais partidárias.

Antes das primárias de New Hampshire houve o caucus de Iowa. Os caucuses – ou assembleias – também fazem parte etapa prévia que visa a escolher os delegados que vão votar por cada partido. Até as convenções nacionais partidárias, que ocorrerão em junho, haverá várias primárias e assembleias (caucuses) em todo o país.

VEJA TAMBÉM: O que explica o avanço nas pesquisas de um socialista pra a Presidência dos EUA?

Segundo o professor da Universidade de San Diego (California) Casey Dominguez, um candidato democrata precisa ganhar os votos de pelo menos 2.383 delegados. No total, a convenção nacional do partido terá 4.764 delegados. Já o candidato republicano precisa ser homologado por pelo menos 1.237 delegados, de um total de 2.472 delegados do partido. “Portanto, é muito cedo para saber qual candidato será escolhido por cada partido”, disse o professor.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 12/Feb/2016 às 15:35

    E o que isso importa para nós, os zucas? Independente de quem ganhar lá, a relação diplomática com o Brasil será, mais ou menos, a mesma de sempre. Continuaremos sendo inundados pela mídia deles e estaremos sempre sujeito a sua onipotente influência.

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 22:11

      quase isso, mas Trump poderia ser muito mais intervencionista em busca do pré-sal e outras "comodidades"

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 22:14

      talvez sanders signifique até, unbeknownst to him, um golpe da direita, como aqui no brasil, talvez ciro gomes possa vir a ser uma tentativa de golpe da direita, também unbeknownst to him, como talvez tenha sido marina silva e o assassinato de eduardo campos. os grandes proprietários jamais tiveram qualquer escrúpulo na história da humanidade. PRAGMATISMO político é essencial. Lulacá Hillarylá

  2. Onda Vermelha Postado em 12/Feb/2016 às 16:56

    Olha o Bernie Sanders aí pregando a implantação do SUS e de Universidades Públicas para todos nos EUA. Assim não dá! Assim não pode! Os coxinhas vão infartar! Vai pra Cuba....Hehehe!

  3. José Ferreira Postado em 12/Feb/2016 às 17:11

    Um dia os Estados Unidos foi um país soberano. Agora é uma caricatura de si mesmo, a começar pelo atual presidente.

    • Filipe Postado em 13/Feb/2016 às 14:22

      Não basta ser coxinha só no Brasil não? Tem que ser internacional?? Aprende um inglês e vai comentar no Ny times, acho que você vai se divertir bastante lá...

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 21:51

      vc prefere o Trump;;;

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Feb/2016 às 17:25

    O Foro de SP está atacando novamente.....vão botar lá um socialista-bandido-adorador do capeta...vão implantar o comunismo bolivariano e dominar até a pátria-mãe dos coxinhas...vão cubanizar o paraiso americano...é o inicio da "doutrinação marxista" em escala global...PAI OLAVÃO ASTROLOGO AVISOU!!!

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 21:52

      rsrs, boa dudu! tia véia olavínia bem tentou exorcizar

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 21:53

      o Lulão comeu a cabrita da senhora sua mãe, foi, dé;;;

  5. Salomon Postado em 12/Feb/2016 às 20:48

    O PT de lá vai governar com o PT de cá. Ou vice versa. A salvação dos midiotas vai ser Cuba lançar um coxinha para salvar o Novo Mundo. Que inferno astral o da direita, heim?. Nem com apoio da Mídia, PF. MP, Justiça Federal, CIA, CBF.Congresso, Bolsomito, Astrólogos, o escambau. Vão ser ruim de serviço assim lá em São Paulo. Vade retro.

  6. Denisbaldo Postado em 13/Feb/2016 às 11:08

    https:[email protected][email protected]3%A7%C3%A3o-80a4f7d68eee#.mynwlr53w

  7. enganado Postado em 13/Feb/2016 às 16:02

    Como sou Brasileiros e Patriota de primeiríssima hora, torço pela Tia Hillária. Simples qto mais ela afundar os EUA melhor para nós Brasileiros, não tenham dúvida. Ela é burra, idiota, não entende porcaria nenhuma de política externa e muito de ser esposa. Corna mansa, apelidada de Tia "GALHADA". O nível que prestam apoio são AIPAC=Indústria do Armamento=judeuSS=Obama=Zbigniew Brzezinski (esse aí é o responsável por toda esta merda que é a política externa dos EUA)=neocons=... . Para se ter uma ideia da burrice desta _tia_ , vou compará-la em gênero, número, grau como uma apátrida contratada pela rede gRoubo, nem mais e nem menos, sem ter que pôr ou tirar nada, semelhantes em 99%, parecem até irmãs gêmeas. A __tia Hillária__ no BRASIL é _"_"_" ELIANE TUCANTANHEDE _"_"_"_, essa toupeira é a tal que só permitiria greve aos DOMINGOS para não atrapalhar o trânsito para ela passear com seu motorista no dia que estavam todos a trabalhar=6P´s. Deu sentir o calibre da ___tia Hillária___ ? Melhor ainda, tia Hillária prometeu declarar guerra a RÚSSIA, depois a CHINA e depois ainda ao IRÃ. Já imaginaram esta pérola na Casa do Terror=Branca! e aqui a TUCANTANHEDE no Palácio do Planalto? Acho até que DEUS desistiria de ser DEUS! Pqp elevada a enésima potência! Aguardemos.

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 21:56

      o jeito é torcer pelo Sanders. mas acho que hillary blefa pra vencer trump. ela não seria burra de atacar putin, kim jong e a china de nome complicado, e vietnã, paquistão, afeganistão...

      • enganado Postado em 16/Feb/2016 às 00:48

        Caro rafa santos. Só para esclarecer: "" Sanders "" é judeu, ou seja, todos (candidatos) a presidência não passam de um balaio de gatos, farinha do mesmo saco e cara de um, cú do outro! Lembra-se qdo o Diarak Bobama começou sua jornada? A sUSécia deu lhe até o tal de prêmio "nobel" da Paz, e no minuto seguinte soubemos que em sua mesa de trabalho o mesmo trabalhava com a "KILL LIST" ao alcance de sua mão, sempre! Então meu amigo aquilo lá que chamam de eleição democrata, não passam de uma troca de um "DITADOR do MUNDO" que aperta o gatilho contra aqueles que não obedecem seus caprichos=$$$$$. Aguarde e verás que dali NUNCA/NUNCA/NUNCA sairá alguém CORDATO, só tem assassinos de banho tomado, terno e gravata e respaldado pela Banca Internacional Anglo-SIONISTA-Imperialista. Digo e repito: " O Bigode acertou em cheio no alvo, mas errou na dose ". Aguardemos!

    • Jonas Schlesinger Postado em 14/Feb/2016 às 22:11

      enganado, sabe o que vai acontecer? Lá nos EUA os ditos progressistas ou conservadores tendem a ir para o centro. Vamos pegar o exemplo de Obama. Ele aparentemente exalava socialismo, mas ele foi demagogo demais. Pegamos o exemplo de Bernie Sanders e Donald Trump. Um é esquerda o outro a direita. Se Sanders ganhar, ele não será essa revolução toda porque simplesmente será o presidente de um Império. Nos Estados Unidos há o Congresso mais poderoso e influente da Terra, que é ativo nas questões políticas. A Suprema Corte também é muito forte e não se esqueça dos lobos da WS e da mídia de lá. Se Trump vencer, ele não será esse xenofóbico radical. Ele vai aprender a governar para milhões de cidadãos latino-americanos que vivem lá. Ele vai ser influenciado a ponto de refrear o que ele está dizendo na campanha. Ou seja, tanto Trump quanto Sanders vão para o centro, isto é,.... tcharánn não vai mudar nada. Vai ser uma continuação Obama, que não mudou nada do Bush. Talvez a Hillary seja a candidata mais realística para os americanos, ela é centro direita.

  8. Jonas Schlesinger Postado em 13/Feb/2016 às 19:09

    A vitória do Sanders é a vitória de Trump. 1º porque os americanos eles têm um histórico de rodízio muito grande dos poderes, só ver na história: Republicanos, Democratas, Republicanos, Democratas e por aí vai; 2º que a mídia e a Wall Street, que são muito mais fortes que a mídia e os bancos de cá, farão de tudo para destruir a imagem do socialista aí.

    • rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 22:05

      é exatamente esse o meu temor. e por isso mesmo, sou hillary, embora simpatize mais com a visão de mundo de sanders. PRAGMATISMO político é um ótimo nome: lembra essencial.

      • Jonas Schlesinger Postado em 15/Feb/2016 às 13:31

        Acho a Hillary mais realista. Qual a diferença dela para a Dilma? Até porque seria melhor ter um democrata no poder já que pelo menos em questão de minorias, ela é a favor.

  9. rafa santos Postado em 14/Feb/2016 às 21:50

    o inicio do fim dos eua e da otan é noyz, os brics fodáticos