Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rio de Janeiro 27/Aug/2015 às 18:50
32
Comentários

Mujica bebe cerveja e come rabada no Rio de Janeiro

No Rio para uma homenagem e evento com estudantes da Uerj, Mujica come rabada, feijoada e bebe cerveja. Provando mais uma vez sua vocação para a simplicidade, o ex-presidente do Uruguai almoçou longe de qualquer restaurante badalado da cidade e optou pelo simples 'Bar do José'

Mujica cerveja rabada feijoada bar josé
Mujica almoça no ‘Bar do José’. Presidente uruguaio chamou a atenção de populares no Rio de Janeiro

O ex-presidente e senador do Uruguai José ‘Pepe’ Mujica provou mais uma vez sua vocação para simplicidade e almoçou longe de qualquer restaurante badalado do Rio de Janeiro: optou pelo ‘Bar do José’, na esquina das ruas Barão de Ubá e Santa Amélia, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Comandado há 14 anos pelo cearense José Alves Ferreira, de 62 anos, o bar serviu feijoada, rabada com agrião, cerveja e caipirinha para Mujica e sua comitiva.

No Rio para homenagem recebida na manhã de hoje e para evento à noite com estudantes na Universidade do Estado do Rio (Uerj), Mujica saboreou a culinária de boteco ao som de Amado Batista. “Escolhi a trilha sonora porque gosto e deu um clima mais legal pro almoço. Nunca imaginei ter um presidente aqui”, afirmou o José cearense, sentado na mesma cadeira de madeira onde horas antes sentara Mujica.

José Alves veio do Ceará para o Rio há 44 anos “tentar a vida”. Depois de rodar por bares como garçom, gerente e atendente, conseguiu abrir o pequeno bar numa esquina tijucana. Nas paredes, as garrafas de aguardente, conhaque e cachaça logo dividirão espaço com um grande poster. “Quero a minha foto com o Mujica naquela parede ali”, aponta ele, que “não conhecia muito bem” o uruguaio, e não espera ser visitado por um político daqui tão cedo. “Te falar? Político brasileiro é muito cheio de frescura. Aqui é só rabada, feijoada, mocotó…”, opinou.

A clientela cativa do bar se surpreendeu ao ver Mujica na hora do almoço. “Eu não aguentei: tive que dizer ao presidente que ele estava sentado na cadeira onde almoço todos os dias”, diverte-se Cláudio Ferreira, 58 anos, que trabalha na região. “Um cara humilde demais, o Mujica. Comeu bem a rabada. Tive que sugerir ao Zé para levar a laranja pra ele, se não a comida fica pesada demais”, contou.

Mujica e sua humildade viraram o assunto do bar nesta tarde. Houve quem lamentasse, por exemplo, o fato de um tradicional fusca que fica sempre estacionado na rua Santa Amélia ter saído da vaga. “Ele ia gostar de ver o fusquinha, bem cuidado igual ao dele!”. Quando o assunto é política, José Alves é cético. “Salvação deve ter alguma pro Brasil, mas não sei qual é. A roubalheira está demais”, afirmou o cearense, que votou no senador do PSDB Aécio Neves nas últimas eleições e é a favor da saída de Dilma Rousseff do governo. “Está muito difícil para quem tem bar”, lamentou.

VEJA TAMBÉM: A herança progressista de Mujica no Uruguai

Mujica tornou o Uruguai um dos países de legislação mais avançadas com relação às drogas. Por aqui, na Tijuca, José Alves segue a mesma trilha do xará famoso. “Quem usa, usa mesmo. E tudo é pior se for escondido”, resumiu. Na vitrola, Amado Batista seguia cantando. Desta vez, dizendo que “vai levando a vida até quando Deus quiser”. “Trabalhei muito, a vida toda. Hoje é um dia feliz”, despediu-se o cearense ao ir atender mais uma mesa.

Leandro Resende, O Dia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Marilda Senna Postado em 27/Aug/2015 às 19:26

    Concordo com o José: Político brasileiro é cheio de frescura... porque se acostumou mal com as regalias proporcionadas pelo dinheiro público e, ao assumir um mandato passam a 'pensar' que isso os torna pessoas que estão acima das leis do pais. Precisam evoluir muito em suas visões de mundo pra chegar aos pés do Mujica.

  2. Juniperos Postado em 27/Aug/2015 às 19:30

    Sempre me impressiono com a simplicidade desde homem. bem diferente dos nossos políticos que tem nojo de gente.

  3. Juniperos Postado em 27/Aug/2015 às 19:30

    Sempre me impressiono com a simplicidade desde homem. bem diferente dos nossos políticos que tem nojo de gente.

  4. Igor Postado em 27/Aug/2015 às 19:42

    Péssima escolha de prato. Mesmo após o acidente com os porcos no rodoanel e as piadinhas reaças sobre bacon e feijoada, serviram logo o que pra ele? Pois é, feijoada. Infelizmente é tão difícil as pessoas pararem um pouco e refletirem sobre como aquela comida vai parar em seus pratos. Diante de cenas tão tristes e impactantes como as de terça, eu me pergunto como pode o ser humano pensar apenas no próprio paladar e esquecer por completo toda dor e sofrimento que causamos a seres inocentes.. Compaixão, respeito e amor à outras formas de vida estão em falta.

    • Guilherme Postado em 27/Aug/2015 às 23:24

      Concordo com sua opinião Igor.

    • Júlio Mareco Postado em 28/Aug/2015 às 08:22

      Eu também concordo com vc, Igor

    • Juliana Postado em 28/Aug/2015 às 08:55

      Concordo com vc. Sou vegetariana há alguns anos. Entretanto, o que fica em destaque é a simplicidade de Mujica. O fato de não se preocupar em ostentar por ter exercido o comando de um País. Confesso, que esperava mais de Mujica no Lula. Ele manteve suas origens, suas crenças, não se levou pelo orgulho e pela vaidade. Por isso, sou fã dele, apesar das escolhas alimentares, que me causam arrepios.

      • Luan Postado em 28/Aug/2015 às 15:30

        Cada um come o que quer e ninguém tem que se meter. Quem não come carne, tem o direito de não comer, e os carnívoros não tem que ficar se lamentando e falando coisas horríveis sobre a falta de carne para eles. Quem é carnívoro tem o mesmo direito, e pode comer a carne que quiser e os vegetarioanos não tem que ficar lamentando que estão matando os animais. Muito chato isso! Vamos respeitar o gosto dos outros!!!

  5. Lauro Nogueira Postado em 27/Aug/2015 às 19:45

    Mujica é um homem simples inteligente e honesto. Daí a recepção tão carinhosa. Se no bar fosse um político brasileiro, com certeza ia sair debaixo de palavrões e vaias, como se tem visto em alguns restaurantes. Cada um se deita na cama que faz.

    • Colojoe Postado em 28/Aug/2015 às 16:06

      Se o Alckmin enrar em um bar aqui em SP ele sai carregado nos ombros, o povo pra gostar o Paleta de Xuxu.

  6. Davi T. Postado em 27/Aug/2015 às 19:48

    Que bom que político brasileiro não vai em buteco, não anda por ai! Quando o Demostenes Torres caiu, ele foi se esconder num Ap no Bueno, perto do meu. Sempre via ele na lanchonete, no mercado, por ai... É um nojo do caramba! Lugar de comer não pode ter essas coisas!

  7. poliana Postado em 27/Aug/2015 às 20:01

    pepinho, seu lindo! eu te amo!!! vc e meu pai são meus heróis!!!!!!!!!!!!!!

    • Trajano Postado em 27/Aug/2015 às 23:47

      Poliana, dei um pulo na UERJ hoje e o que posso dizer é: MUJICA É O MAIOR ESTADISTA VIVO DA AMÉRICA LATINA E UMA DAS MAIORES PERSONALIDADES POLÍTICAS DO PLANETA. Ele consegue despertar de forma espontânea o interesse de jovens, adultos e idosos com um carisma inigualável e uma inteligência sofisticada e poderosa que somente a simplicidade é capaz de proporcionar.

      • poliana Postado em 27/Aug/2015 às 23:53

        caramba, trajano, vc o conheceu? conseguiu falar com ele? tirou uma foto com ele? cara, eu AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO esse homem! sem sombra de dúvidas, o maior estadista do século 21!!! meu ÍDOLO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! meu HERÓI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Renato Marques Alvim Postado em 28/Aug/2015 às 08:46

        Disse tudo ! Exatamente isso. Um grande contraste com os trastes de nossa ¨política ¨(?)... Mos os nossos, os maiores cara de pau do planeta, não estão nem aí ! ¨Que se foda o POVO ! Eu quero é me locupletar !¨, é frase que eles põem em prática !

    • poliana Postado em 28/Aug/2015 às 17:04

      Chuchu, diz aí.. Vc voltou a falar comigo? E ja te falei, meu manekim eh 38, mas tirei o glúten pra ver se vou pro 36. Bjo narinho.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Aug/2015 às 20:03

    Mujica é carisma demais...Pai Pepe..

  9. Felipe Postado em 27/Aug/2015 às 22:49

    Já a comitiva da presidenta foi aos EUA andar de limousine, pior que quase deram calote na empresa..... Político brasileiro é isso aí.

    • Trajano Postado em 27/Aug/2015 às 23:37

      Felipe, se “político brasileiro é isso aí”, “eleitor brasileiro em cima do muro” é representado pelo seu comentário: oportunista, superficial e dicotômico, sempre pronto a achar um chifre na cabeça de cavalo e não ter posições políticas claramente definidas e prioridades mais embaçadas ainda. Obrigado pelo seu esclarecimento que mais pareceu um resmungo de classe média que considera reclamar de trivialidades uma demonstração de cidadania.

      • Felipe Postado em 28/Aug/2015 às 07:34

        Obrigado Trajano seu comentário não muda em nada do que penso e sim acho muito oportunista TB seu comentário e bem hipócrita ao defender seu partido mas entendo sua posição.

    • kuruja Postado em 28/Aug/2015 às 05:56

      E vamos falar também dos gastos exagerados com tal palacio do planalto, alvorada, jaburu e granja do torto. Acho lindo a hipocrisia de admirar o politico "estrangeiro" e não cobra aqui as mesmas atitudes. Parabens Mujica, você é um excelente exemplo de como a politica brasileira é nojenta, criminalmente ambidestra e vergonhosamente apoiada por retardados mentais.

      • felipe Postado em 28/Aug/2015 às 10:48

        Perfeito!!! acrescento que ele disse: “Eles têm que viver como a maioria, e não como a minoria privilegiada. Se o político se acostuma a comer na mesa e a ir à casa dos muito ricos, ele pensará que é muito rico também. Se ele faz isso, ele afeta a confiança, e o homem precisa confiar em algo. Aquele que só gosta de dinheiro não deve ter lugar dentro da política.”

  10. Lais Riz Postado em 28/Aug/2015 às 00:17

    Felipe valeu pelo comentario inteligente objetivo.

    • poliana Postado em 28/Aug/2015 às 17:05

      Objetivo foi o pepinho, com mais um discurso brilhante. O felipe apenas o citou.

  11. buzatti Postado em 28/Aug/2015 às 00:20

    E a pergunta que não quer calar:ele pagou a conta? .-.

  12. Carlos Postado em 28/Aug/2015 às 02:58

    Mujica envelheceu, mas a história da esquerda sempre vai ressoar, por sinal 100.000.000 de almas não devem ser esquecidas, sem contar os mortos Chineses e que ainda são perpetuados pelo mundo. https://www.facebook.com/francislauer/videos/10204754095844487/

  13. luis Postado em 28/Aug/2015 às 05:33

    O único "defeito" do Mujica é ser dedo-duro. Né, Lulla?

  14. Tatiana Postado em 28/Aug/2015 às 07:42

    Ser grande é ser simples!

  15. Antifa Postado em 28/Aug/2015 às 09:11

    Mujica exemplo de pessoa e de político... Pena que aqui as coisas sejam diferentes. Progresso mínimo para os cidadãos, já pros banqueiros... Quem Te Viu (Ratos de Porão) Luís, agora está embriagado pelo poder! Nem se lembra mais das promessas que fez Velhos ideais ficaram para trás Luís, olhe só pra você Quem te viu, quem te vê! Luís, agora está embriagado pelo poder! Amigo de empresários e banqueiros Que fazem qualquer coisa por dinheiro Cercado de um monte de ladrão Você é só mais um pelego cuzão Hei, lembra da barriga roncando? Lembra do torno mecânico? Lembra do buso lotado? Agora é fácil esquecer! Você pode não ver Mas tudo está até pior do que antes Você, cheio de bravata social democrata Não dá o braço a torcer Hei, lembra do dinheiro suado? E do salário minguado? Lembra do pau-de-arara? Agora tá bom pra você?! Você pode não ver Mas tudo está até pior do que antes Você, de barba aparada, de terno e gravata Agora não quer nem saber (Eu gostaria de mandar um abraço para o companheiro Romeu Tuma Porque ele sempre foi muito legal comigo E gostaria também de mandar um abraço ao companheiro Bush E aproveitar pra dizer pra ele que Mi casa é su casa) Nem se lembra mais das promessas que fez Velhos ideais, ficaram para trás Luiz, olhe só pra você Quem te viu, quem te vê! Luís, olha só pra você Quem te viu! Quem te vê!

  16. Joana Freitas Postado em 28/Aug/2015 às 12:46

    Incrível a diferença de tratamento dado a dois ex-presidentes de países latino americanos. O Lula bebendo, é cachaceiro e bebum. O Mujica bebendo cerveja em um bar no RJ, tem "vocação para simplicidade". Imaginem se fosse o Lula ou a Dilma perambulando pelos botecos do Rio, o que os jornais estariam divulgando hoje? Será que entenderiam como simplicidade?

    • luis Postado em 28/Aug/2015 às 17:37

      Por favor, esses elementos estão tão queimados que nem podem mais sair em público sem serem vaiados por 99% da nossa população (todos loiros de olhos azuis, claro...).

  17. Marcos Kim Postado em 28/Aug/2015 às 16:13

    Isso faz lembrar da polêmica dos jornalecos em torno da tapioca que o ex-ministro Orlando Siva almoçou.