Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 21/Aug/2015 às 16:53
21
Comentários

Igreja Assembleia de Deus intermediou propina de Cunha, aponta denúncia

Eduardo Cunha recebeu propina por meio da Assembleia de Deus, revela trecho da denúncia formalizada pela Procuradoria Geral da República. PGR pede que presidente da Câmara devolva 80 milhões de dólares aos cofres públicos

Cunha PGR propina assembleia de Deus
Cunha usou Assembleia de Deus para receber propina, diz PGR (divulgação)

Parte da propina paga ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no esquema de fraudes da Petrobras teria sido feita por meio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Segundo consta na denúncia da Procuradoria-Geral da República, o operador do PMDB no esquema de fraudes na estatal, Fernando Soares – vulgo Fernando Baiano – orientou o lobista Júlio Camargo, que prestava serviços para a Toyo Setal, a efetuar dois depósitos no valor de 250 mil reais para a igreja. As informações foram divulgadas no portal UOL.

Segundo a denúncia, Baiano seria “sócio oculto” de Cunha nas fraudes. Os dois depósitos foram feitos no valor de 125 mil reais em 31 de agosto de 2012 pelas empresas Treviso e Piemonte, pertencentes a Camargo.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma na acusação que Camargo nunca fez qualquer tipo de doação à igreja e os depósitos tiveram a única finalidade de quitar dívidas com o deputado por conta do contrato entre a coreana Samsung e a japonesa Mitsui no aluguel e venda de dois navios sondas da Petrobras. Os contratos somaram 1,2 bilhão de reais e teriam gerado 80 milhões de dólares em propinas aos lobistas e a Cunha.

Ainda de acordo com o procurador-geral, “é notória a vinculação de Eduardo Cunha com a referida igreja. O diretor da referida igreja perante a Receita Federal é Samuel Cássio Ferreira, irmão de Abner Ferreira, pastor da Igreja Assembleia de Deus de Madureira, no Rio de Janeiro, que o denunciado frequenta. Foi nela inclusive que Eduardo Cunha celebrou a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, conforme amplamente divulgado pela imprensa”.

A acusação ainda cita um encontro que teria havido entre Fernando Baiano, Júlio Camargo e Eduardo Cunha em um prédio no Rio de Janeiro. O encontro teria ocorrido na avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon. Segundo consta da denúncia, Cunha e Baiano teriam chegado em uma Range Rover e estacionado em um prédio vizinho a onde ocorreu a reunião. Foram identificados registros de chamadas de rádio de Baiano nas imediações e o ingresso de seu veículo neste estacionamento. Nesta reunião teria sido exigido por Cunha a Camargo a propina de 5 milhões de dólares.

informações de UOL e CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Brunno Marxx Postado em 21/Aug/2015 às 17:49

    Ja comentei aqui e falei diretamente da "assembleia de deus" a igreja de silas malafaia...que ele mantinha a igreja no ar não era só com dinheiro de fieis era com dinheiro de corrupção,lavagem de dinheiro e trafico de drogas o dinheiro entra sujo e sai limpinho e cheirosinho...igreja tem que pagar impostos mostrar todos seus ganhos de onde veio o dinheiro, doadores de quantia acima de 5000 mil reais tem que ter cpf....Toda religião, em maior ou menor grau, é uma invenção destinada à manipular as pessoas e aproveitar-se de sua ignorância e ingenuidade

  2. Juniperos Postado em 21/Aug/2015 às 17:51

    Coisa curiosa, não? Manifestaram opiniões em defesa de Cunha: -- Braço direito de Silas Malafaia e seu representante na Câmara, Sóstenes Cavalcante "Investigado não é condenado. Eduardo está sendo investigado agora e qualquer um pode ser amanhã. Estou solidário a ele, que pode perfeitamente continuar à frente da Câmara." --Paulinho da Força Sindical, e -- Pastor Marco Feliciano, chegou a requerer formalmente a Pastor Everaldo, presidente do PSC, uma punição a Silvio Costa,que pediu seu afastamento da presidência da Câmara."- Me solidarizo com Cunha por seu passado de lutas e décadas de serviços prestados à Nação, sem nunca ter seu nome manchado nem envolvido em qualquer ato que o desabonasse." assim disse o controverso e polemico presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados do Brasil.

    • Sandro Postado em 24/Aug/2015 às 00:59

      Ex-presidente, sr. Juniperos; ex-presidente.

  3. poliana Postado em 21/Aug/2015 às 18:50

    o fim!!!! olhaí pra q serve essa corja. alguém duvidou q isso acontecia?! q era uma realidade? e o podre do malafaia ainda tem a cara de pau de dizer q nunca apoiou o cunha...agora tá com o rabinho entre as pernas...só um idiota mesmo pra acreditar nesse estrume! nojo dessa corja evangélica.!!!!!!aí pra q q lhes serve essa religião..só pra isso!!! e tem gente q ainda defende! absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Bianca C. Postado em 22/Aug/2015 às 20:02

      Olá Poliana, desculpe lhe informar, mas Silas Malafaia não representa os fiéis adeptos a igreja, estes pertencem a Cristo, jugar quando você não conhece é fácil, você nunca a frequentou, não conhece as pessoas que ali estão presentes, não sabe o que ali é pregado, não sabe quantas pessoas, em condições difíceis, naquele local são transformadas, é inadmissível colocar a religião como culpada dos erros de um homem, percebe-se assim a falta de senso crítico, moral e ética que um indivíduo igual a ti apresenta, reveja seus conceitos, e como outrora um grande homem afirmou "Quando você julga os outros, não os define, define a si mesmo!".

      • poliana Postado em 23/Aug/2015 às 19:58

        não, querida. eu sou muito melhor e tenho muito mais caráter do q essa corja evangélica! dizer q esses sujeitos n representam o rebanho desse nicho é de uma leviandade enorme. chega a ser cara de pau! veja quem são os brasileiros q apoiam cunha, e veja qtas "ovelhas" manipuladas acompanham e defendem cegamente esses indivíduos. depois vc vem aki tentar desvincular esses dois crápulas evangélicos dos evangélicos. faz-me rir! vc deve fazer parte desse nicho, não é?

      • Junio Postado em 24/Aug/2015 às 09:28

        Eu acho tão seletiva essa representatividade evangélica! Todo mundo quer ser representado por Jesus Cristo, Paulo (antigo Saulo de Tarso), Pedro (Simão), Tiago (irmão), José (governador do Egito e interpretador de sonhos), Moisés (príncipe egípcio e libertador de Israel no Êxodo), entre outros! Agora vem evangélico aqui com discursinho "Cunha não nos representa! Malafaia não nos representa, Edir Macedo não nos representa!" ahhhh vão as favas vocês! Vão estudar sobre o que é representatividade! Vocês podem até pedir desculpas em nome dos evangélicos pela mesquinhice na atitude de alguns dos seus representantes, mas nunca dizer que não os representa, podem dizer que não pactuam da mesma ideia e linhagem, porém, representatividade não é seletiva! até porque, errar é um atributo humano, em que todos estamos sujeitos, ou vc não se lembra de quando Noé encheu a cara, chapou o globo e dançou peladão pra quem quisesse ver? Salomão foi um grande exemplo de caráter né???? Ser evangélico, budista, umbandista, maçom ou mesmo agnóstico, não é certeza de caráter pra ninguém, sinto-lhe informar mas vc está redondamente enganada em seus conceitos! E se estes (evangélicos), se estes não se fingissem de santos o tempo todo, as pessoas não teriam problemas em entender que também erram, pelo que repito, o erro é uma característica do ser humano, ninguém está livre disso! E para finalizar minha cara Bianca C., que motivo a poliana teria para frequentar sua igreja???? Por meio de qual exemplo? Jesus não fundou ou inalgurou nenhum templo da Assembleia de Deus! mas sim os Cunhas da vida! e mais, se o Malafaia e o Cunha "não os representa" pq não os afastam? os dois são da Assembleia de Deus, pq se quer não exigem um pedido de desculpas formal??? Lembre-se do que o Anjo do Senhor disse a Igreja em Laodicéia (3:14-22), "Estou a ponto de vomitar-te", isto se já não vomitou!!! Aí vem com papinho de julgar, sendo que ela própria acaba de julgar a poliana meu Deus... não vou nem comentar isso vai! vou voltar a trabalhar q eu ganho mais!

      • Bianca C. Postado em 24/Aug/2015 às 11:09

        Vocês falam falam falam e falam, mas é óbvio a falta de conhecimento e discernimento que possuem sobre a comunidade evangélica, como eu disse, ele não representa todos os fiéis adeptos a congregação Assembléia de Deus , muito menos, todos os cristãos evangélicos existentes neste país e mundo a fora, reiterando a frase do texto anterior, "torna-se INADMISSÍVEL jugar a religião evangélica como culpada pelos erros de um HOMEM", é como supor que todos os Lésbicas/Gays/bissexuais/transexuais são vadios, imundos, pois um grupos desses fez algo inadequado, ou também jugar uma família, quando um dos seus praticou atos incivis. Isto é um dos grandes problemas que a sociedade enfrenta atualmente, jugar sem ao menos ter uma base teórica de conhecimento sobre tal assunto! A vós, deduz que os únicos argumentos que possuem são puramente fruto de manipulações ou do "eu acho". A palavra que define-os são seres levianos, e mesmo "podendo ter o direito de falarem o que pensam, nunca terão o de jugar o que não conhecem.(Chorão)". PS; "Representatividade", Caros colegas, alguns cristãos podem até compactuar com esses seres, todavia vós esquecem que há uma parcela que não aprova e nunca aprovou os métodos de alguns "representantes" de manusear a política(social, ética, religiosa), e, mesmo não devendo propor essa explicação, darei; não deixarei de adorar o MEU DEUS, em razão de um protótipos de cristãos que se achem no direito de falar por todos nós. Redirecionando a vós, que se possuíssem um mínimo de senso crítico sobre a temática religiosa, saberiam que não são todos que compactua com a "corja" de políticos (Eduardo Cunha), ou protótipos de tais( Silas Malafaia). PS Junior; Faz-me rir Junior, como possui a facilidade de por palavras em meu texto, a sobre palavra "caráter",em nenhum momento citei-a em meu texto, e mesmo não merecendo darei-lhe um "feedback" sobre a sua utilização. Caro Junior, compreendo e tenho a lucidez de que não são todos que pertencem a comunidade evangélica que possui caráter, até porque presencio-os na igreja, e não são poucos, entretanto, vendo em você uma pessoa estudada, por que jugar a todos se, nem ao menos, os falsos cristãos constituem a maioria?! (Espero que repense, um pouco, sobre seus conceitos) Sob outra perspectiva, sim, posso ter julgado a Polliana, contudo eu vi o seu ponto de vista, de certo modo, posso supor que a "conheci", dessa forma posso ainda supor, que esta, não possui moral, ética, e senso crítico sobre o aspecto da religiosidade! E saindo do parâmetro pessoal, seria erroneamente estúpido se eu falasse que a sua família possui tal "índole", não acha? Afinal, não-os conheço, e possuo essa percepção! Espero, compreendo e respeito a opinião de vós, contanto que haja a reciprocidade.

      • Ricardo Postado em 25/Aug/2015 às 14:08

        Esse negócio de "julgar a si próprio" não cola: nunca roubei, mas isso não me impede de reprovar quem rouba. Segundo: ainda que eu faça errado, isso não me impede de apontar o erro do outro - ainda que eu tenha roubado, se outro roubou deve ser condenado.

  4. Trajano Postado em 21/Aug/2015 às 19:30

    Em junho de 2015, Eduardo Cunha, Silas Malafaia e outros pastores articularam a inclusão de um “jabuti” na MP 668 que simplesmente livra a cobrança de impostos das comissões que os líderes religiosos recebem. Tais comissões chegam a ordem dos 100 mil reais, dinheiro que ficará longe de qualquer controle da Receita Federal. Quando começarão a investigar a origem de tanto dinheiro? Quem pode garantir que não esteja ocorrendo lavagem de dinheiro agora mesmo em alguma franquia religiosa? É o tal Malafaia quem garante? Quando será aberta uma CPI para investigar a farra dos milhões de reais dos paladinos da moral e dos fiscais religiosos da vida alheia?

  5. Duarte Postado em 21/Aug/2015 às 21:24

    E tinha coxinha com faixas puxando o saco do Cunha, realmente nao tem recheio mesmo.

    • enganado Postado em 21/Aug/2015 às 23:43

      Caro Duarte, não existe diferença entre os vagabundos da Av. Paulista=PSDB/DEM e esse CÚnha, farinha do mesmo saco!

  6. quibuxa Postado em 22/Aug/2015 às 01:02

    Putz......e hoje, que eu vi uma noticia que tinha uma igreja nos Estados Unidos com um laboratório de metanfetamina no porao. Kkkkkkk. Os vizinhos estranharam a movimentação na igreja, enquanto ela deveria estar fechada. Era um entra e sai danado desse porão. O pastor disse que não eram freqüentadores da sua igreja. Segundo ele, não percebeu que tinha um verdadeiro laboratório de elaboração de drogas embaixo da igreja. Logicamente que foi preso, junto com todos que pegaram. Eu vejo o lado do pastor....manter uma vida de luxo não é fácil não. Ter igreja isenta de imposto nem sempre é o suficiente. Venda de drogas com certeza faz aquela diferença no orçamento. Kkkkkkkk. Pra terminar, na fuga, pelo fato que tiveram que sair correndo, deixaram tudo ligado. Com os produtos inflamáveis ue havia no lugar, houve um início. Incêndio, quase causando uma explosão.

  7. Thiago Teixeira Postado em 22/Aug/2015 às 15:41

    Triste é o jeito que a mídia golpista repercute o caso. Mostram o Eduardo Cunha em volta dos babacas tucanos infiltrados na Força Sindical sendo aplaudido (tipo, olha, o homem é do povo, gosta dos trabalhadores ...), e em seguida os políticos paladinos da moral e dos bons costumes dizendo que tudo passa de vingança do PT. Não satisfeitos, a Band faz perguntas do tipo: "Vai haver retaliação?", e cumprindo o script visivelmente combinado com os assessores do Cunha, o mesmo responde que não, não haverá retaliação pois não está no vocabulário dele (tipo, olha!!!! o Homem é um bom moço, um lutador que o PT quer destruir, como esse partido comunista não tem escrúpulos!!!!!). Ridículo.

    • Ricardo Postado em 25/Aug/2015 às 14:09

      A Força consegue ser ainda pior que a CUT.

  8. Marcos Postado em 22/Aug/2015 às 18:58

    Essa seita precisa ser investigada. Não há meio termos nesse caso.

  9. John J. Postado em 22/Aug/2015 às 22:28

    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/1900006_871619809592491_499340584061697320_n.png?oh=daec5bcbfdcfd875e8edc6c286fbc417&oe=5683D3CB&__gda__=1450154279_76a0717a5920eb67f249dc3a3cec5954

  10. Mauricio de Souza Matos Postado em 23/Aug/2015 às 13:13

    O Pauliho da Força homenageando o Eduardo Cunha? Ha ai tem mutreta , ele deve estar com medo da delaçao premiada.

  11. Rosendo Postado em 24/Aug/2015 às 09:04

    Esses Homens não representam a verdadeira igreja de Cristo.Até Deus fala na bíblia sobre as falsas religiões,que em apocalipse se chama babilônia.Assim : E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4

  12. Junipero Postado em 24/Aug/2015 às 12:58

    Acho que esse é aquele comportamento feio, no qual repreendemos as crianças, quando aprontam alguma, e tentam “tirar o corpo fora” deixando que a culpa recaia sobre uma única criança. Os país mais atentos, porém relevam que “isso é mais feio que a falta em si”. Mas educar Silas não é minha responsabilidade. Hoje se tornou um mal: as pessoas procuram uma bandeira ou estandarte para carregar, mas não buscar verdadeiramente um Deus, carregam uma bíblia no peito, mas não um coração, e com suas paginas escondem seus rostos para os erros da própria instituição, apontando somente as minorias, taxando-as de “distantes de Deus” como se fossem donos da verdade... ao menos até que o “barco comece a afundar” aí, é um tal de “não me representa”, “eu nunca o apoiei”, etc. Honra, coragem, lealdade, humildade, isso existe até entre criminosos, mas não vi nele, nem em Malafaia ao renega-lo, o que me deixou preocupado. Agora, o que nos resta é esperar...

  13. Juniperos Postado em 24/Aug/2015 às 13:01

    Não querendo me dirigir em particular a qualquer pessoa, Bianca, mas você apenas está passando por um processo ao qual submeteram inúmeras pessoas. O gosto da inquisição. (Obviamente não generalizo, sejamos sóbrios) e o nome disso é perseguição. Rotular e perseguir é um modus bem comum hoje em dia, em inúmeros nichos religiosos. Em parte isso vem de um orgulho auto imputado como os “verdadeiros ( e até Únicos) representantes de Deus. Cunha estava sorrindo até as orelhas a pouco tempo, quando a “amizade” teocêntrica da bancada estava aparentemente incorrupta. Até mesmo Silas parabenizou Sóstenes C. pelo árduo trabalho (como um leão , ele disse) para a eleição de Cunha, mas agora como tantos outros que estamos vendo pela NET, diz sem receio algum que “Para q ninguém tenha dúvida.Nunca apoiei Cunha para dep, o dep q apoio no RJ é Sóstenes Cavalcante.Ñ suporto ver esse jogo político sujo.” Apesar de ser mostrado em inúmeras paginas a pouco tempo atrás seguinte noticia “Sóstenes: “Precisamos estar atentos, como bancada evangélica, e rever valores, protegendo a família brasileira e a vida”. A igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), recebeu a ilustre visita do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na ocasião, o parlamentar, agradeceu as orações da igreja, o apoio do pastor-presidente da ADVEC, Silas Malafaia, e também do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), durante sua campanha presidencial.