Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 02/Jul/2015 às 18:32
51
Comentários

Joanna Maranhão desabafa após aprovação da redução da maioridade penal

"No Brasil, quem vai ser preso é o jovem preto e favelado. O menor infrator de família rica não vai pra cadeia [...]". Nadadora Joanna Maranhão publicou um vídeo-desabafo após saber da manobra realizada para a aprovação da redução da maioridade penal no Brasil

joanna maranhão redução maioridade penal

A nadadora Joanna Maranhão publicou nesta quinta-feira um vídeo em seu perfil no Facebook se posicionando contra a redução da maioridade penal, aprovada ontem em primeiro turno após manobra antirregimental do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A postagem da nadadora já conta com mais de 14 mil compartilhamentos na rede social.

Na descrição do vídeo, a esportista disse que “pensou bastante” antes de fazê-lo, mas que “considera o desabafo necessário” para sua saúde mental. “Estou a caminho do meu quarto campeonato pan-americano mas não representarei esse Brasil que segrega e que não se compadece”, escreveu.

Saiba tudo sobre a redução da maioridade penal aqui

Joanna também afirmou que não consegue desassociar sua representatividade na competição internacional a política do país. “Já é a segunda vez que amanheço e tomo conhecimento dessas manobras criminosas que Eduardo Cunha tem feito no Congresso e eu sinto um desgosto muito grande. Não sou a favor da maioridade penal e não há nada, nenhum dado que me convença de que isso resolve violência. A gente sabe que no Brasil quem vai ser preso é menor de idade preto e de favela”, desabafou.

Abusada sexualmente por seu ex-treinador quando era criança, Joanna revelou o trauma em 2008 e criou a ONG Infância Livre, que combate o crime. Ela citou métodos que poderia tornar a sua ação mais “atrativa”:

“Gostaria que os nossos problemas fossem resolvidos na raiz deles. (…) Vou para o pan-americano defender o meu país, mas eu não vou estar representando essas pessoas que batem palma para Feliciano, Bolsonaro, Eduardo Cunha, Malafaia… Não são vocês que eu vou estar representando”, concluiu.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Pensei bastante antes de fazer esse vídeo mas considero o desabafo necessário pra minha saúde mental. Estou a caminho do…

Posted by Joanna Maranhão on Quinta, 2 de julho de 2015


Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Davi T. Postado em 02/Jul/2015 às 18:46

    Nossa, que orgulho para todos nós essa mulher! É importante para as pessoas que estão preocupadas com a juventude, que querem um país melhor e que fazem oposição ao ódio, a intolerância e ao fanatismo, que haja alguém assim!

    • Eliene Postado em 02/Jul/2015 às 18:51

      concordo com vcs...será que não tem como reverter esse crime do Eduardo Cunha? Que retrocesso, como assim, o mal vencendo o bem?!

    • Antonio Sergio Postado em 02/Jul/2015 às 22:58

      Tô contigo e com Joanna!! Que jeito legal de se manifestar...desabafo bem posto! Compartilhemos!!

  2. Davi T. Postado em 02/Jul/2015 às 18:49

    Que comentário idiota! Todo o mundo civilizado tem essa opinião! Todo! Somente o talibã e essa direita apartheid, burra e fanática do Brasil que acha que os problemas do país se resolvem com ainda mais ódio e sangue.

  3. Claudia Postado em 02/Jul/2015 às 18:56

    Maria, o que tem uma coisa a ver com a outra...se ela ganhou mesadinha na sua lógica deveria pensar diferente, pois quem tem "tudo" sempre geralmente não se preocupa com os outros, né? A garota falou bonito, falou pouco e falou tudo!

    • Gloria Postado em 02/Jul/2015 às 20:18

      Perdoai! Eles não sabem o q falam. São meros repetidores desses facistas tranvertidos de cordeiros.

  4. Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 19:11

    Verdade maria, dos 87% favoráveis a redução da maioridade penal NINGUÉM ganha mesadinha do papai.

    • Luzia Postado em 03/Jul/2015 às 05:22

      Engraçado porque no face quase todo mundo é contra, todas as pessoas que conheço são contra, nunca fui pesquisada nessa farsa dos 87 por cento. Joana Maranhão estou com vc e olhem que trabalh com menores entre 11 e 18 anos. Sou favorável que acabem com o Conselho tutelar, pois acho que o conselho e o direito da criança e do adolescente. Acabou com os nossos jovens, pois eles falam apenas em direitos mas não falam em deveres. E ten que criar uma lei para pais que não conseguem educar seus filhos minimamente.

    • Lopes Postado em 03/Jul/2015 às 11:11

      Luzia, você não entende porque nunca foi consultada pelo simples fato de não ter a menor noção de estatística. É plenamento possível, um cidadão nunca ser consultado nem ter nenhum conhecido consultado em se tratando de 200 milhões de habitantes.

  5. Jorge Postado em 02/Jul/2015 às 19:13

    Leia os jornais, assim vc fica sabendo...

  6. HERALDO Postado em 02/Jul/2015 às 19:34

    A menina Joanna Maranhão está se referindo a estes tipo de bestas, ignorantes, egoístas e mau informadas, que, não sei se por falta de recursos neurônicos ou alienação bestializada pela grande mídia, não percebem que este golpe da direita fascista que agora está mostrando as garras no Brasil não vai adiantar... Que vai sofrer punições serão os pobres e as minorias. Educação e inclusão social podem ser caminhos mais efetivos.

  7. Aline Neli Postado em 02/Jul/2015 às 19:40

    linda Joanna! concordo plenamente! também fui violentada quando era criança, e sabe? nenhum cidadão de bem da cidade de Dogville se importa. falam de justiça, confundindo com vingança. esses que falam: "quero ver se fosse com você ou com alguém da sua família", para quem luta para resolver os problemas na raiz, não me representam! em nada ajudam no meu trauma e no trauma de nenhuma vítima de violência também. todos somos vítimas, e sair do território demarcado para enxergar as contradições e a realidade é preciso. o estado não me ajudou, assim como não ajudou o abusador e a sociedade. se quisessem realmente resolver a violência fariam reformas de base, cumpririam o ECA na sua totalidade e cumpririam também todos os direitos da pessoa humana que estão na constituição. propor mudança na lei é fácil, quero ver cumprir a lei. como esse bando de deputad@ cretin@ não tem nenhuma política pública para a juventude, preta, pobre, periférica e indígena, além do encarceramento? pois, para os que não sabem tem índio sendo preso só por estar bêbado. no dia 24/06/2015 quatro crianças indígenas Guaranis Kaiowás foram queimadas por fazendeiros ricos no Mato Grosso do Sul, e a nossa imprensa marrom que é concessão pública até agora não noticiou, e menos ainda debateu a questão indígena e agrária profundamente. parabéns, Joanna! tô com você!!!

  8. Angelica Postado em 02/Jul/2015 às 19:41

    Parabens a essa menina ainda ,mas com um grande coraçao e esclarecimento politico , que tantos tao mais velhos infelizmente ainda nao tem.

  9. Angelica Postado em 02/Jul/2015 às 19:47

    Uma pessoa faz a parte dela, investe seu tempo e dinheiro para se dedicar ao proximo criando uma ONG para educar criancas e é criticada. Se mais de nós fizessemos o que ela faz pelas criancas nao teriamos menores envolvidos com o crime. Parabens Joanna e nao a reducao.

  10. ANTONIO EMERY PEREIRA Postado em 02/Jul/2015 às 19:48

    O BRASIL ENTREGOU DE VEZ A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR, PRINCIPALMENTE ESTA CORJA DE POLITICOS CORRUPTOS, UM PAIS SE FAZ COM CIDADÃOS EDUCADOS E BEM FORMADOS, CADEIA NÃO TRARÁ NENHUM BENEFICIO.

  11. Fabio Postado em 02/Jul/2015 às 20:19

    Maria, Conheça a historia dessa menina antes de falar asneira. Essa menina batalhou muito, ela poderia ser uma revoltada pois sofreu abuso sexual do seu tecnico na sua infancia e adolescencia. Mas diferente da senhora , muitos de nos ainda primamos pelas pessoas e não pelo capital com ficou claro com sua ironia "mesadinha"

  12. Joel Alves Postado em 02/Jul/2015 às 20:24

    ATÉ QUE ENFIM JUSTIÇA , UM AVANÇO GRANDIOSO , ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGO , CHEGA DE BANDIDOS , ASSASSINOS E MARGINAIS A SOLTA POR AI INDEPENDENTE DE IDADE , MARGINAL , BANDIDO , ASSASSINO , ESTUPRADOR , O QUE NÃO DA É QUE A SOCIEDADE CONTINUE PAGANDO UM PREÇO ALTO EM DEFESA DA MARGINALIDADE .

  13. Djogo Postado em 02/Jul/2015 às 20:33

    E a mesadinha que o Cunha deu aos que votaram contra a proposta no dia anterior e mudaram o voto 24h depois?

  14. Dory Magalhães Postado em 02/Jul/2015 às 21:10

    No plebiscito contra o desarmamento a maioria votou a favor, bembra! Ninguém quer ser atingido por uma bala perdida, ser surpreendido por um assaltante a mão-armada, ter um ente-querido morto ou preso a uma cadeira de rodas por conta dessa guerra fria entre polícia e bandido... Mas na hora de votar contra o desarmamento, votaram a favor. Se o “MENOR” pode votar, dirigir, casar, fazer filho, roubar, traficar, estuprar, matar, latrocidar, agredir, violentar, enfim, fazer tudo que um ADULTO faz... Porque não pode responder pelos seus atos como adulto? (Direitos e Deveres Iguais) Como posso entender os políticos se não consigo entender o próprio povo?

  15. S Rod Postado em 02/Jul/2015 às 21:18

    O problema do Eduardo Cunha e' pessoal, contra Dilma e contra o PT. A Presidenta falou que era contra a redução da maioridade. Ele não tem pauta, ele não nem e nunca teve projeto, a não ser seu projeto pessoal. Ele vota contra o PT e a esquerda sem um mínimo de debate. Ele está legislando com birra e ódio do PT. Está muito claro sua agenda. Um cristão e evangélico de araque. Jesus jamais votaria contra os mais oprimidos e ele legisla contra os primidos em todas as pautas.

  16. Corvino Postado em 02/Jul/2015 às 21:28

    Diminuirão 2 anos apenas da maioridade para assassinatos e estupros e ainda ela fica indignada, se só preto e pobre que vão presos porque não soltar todos os presos de todos presídios não seria mais fácil? é obvio que pobre vai mais preso que ricos afinal quem precisa de grana e não quer trabalhar rico que não é, vejo tanta gente pobre se esforçando e trabalhando com dignidade , tanto jovem estudando e ralando pra ter um futuro melhor, os sementes do mal que vão pra rua pra matar. Sabe quanto um menor preto e pobre tadinho ganha na biqueira "trabalhando" por semana? 3 mil reais! em 1 semana o pobrezinho tira mais que um trabalhador formado no Brasil. Vai na favela eu ja morei em uma, vai la ver o mlkinhos pobrezinhos ostentando motonas roupas de marca e um berro na cintura e ainda querem dar educação... totalmente fora da realidade.

    • B. Ferreira Postado em 03/Jul/2015 às 08:44

      Cara, te aconselho a jogar assim no google "desigualdade social", da[i vc vai entender pq pobres são mais presos que ricos. Outra coisa que vc pode pesquisar muito bem é o dito "dois pesos e duas medidas", assim vc passará a entender um pouco de nossa justiça. E nem sei pq estou te respondendo isso, sua falta de informação chega assustar.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 10:18

      """""""""é obvio que pobre vai mais preso que ricos afinal quem precisa de grana e não quer trabalhar rico que não é"""""""""".....olha isso.....lixo extremo, esgoto do PP esse comentário. Nem Pereira escreveu uma bosta tão fétida quanto essa.

  17. José Ferreira Postado em 02/Jul/2015 às 22:10

    Essa daí é irrelevante no esporte. Certamente não vai ganhar nada no Pan e essa é a única notícia que teremos dela esse mês.

    • Denisbaldo Postado em 02/Jul/2015 às 22:51

      Eh engraçado a maneira como voce desqualifica a posição política dela, voce menospreza sua importancia/fama profissional. Então eu lhe pergunto: Quem é voce? Tenho certeza que é mais insignificante do que ela, caso contrário sua entrevista deveria estar em algum sítio, por menor que fosse. Quando voce a despreza, voce despreza a si mesmo. Mostre mais inteligencia do que isso, por favor!

      • Joice Postado em 02/Jul/2015 às 23:09

        José, seu comentário é totalmente irrelevante à existência humana.

      • José Ferreira Postado em 03/Jul/2015 às 11:44

        Não é apenas a opinião do José Ferreira que é favorável a redução, mas de 87% da população brasileira. Seria irrelevante se fosse apenas a minha. Essa Maranhão quer mesmo se aparecer. Se ela realmente quer fazer algo relevante no esporte, que ganhe uma medalha de ouro olímpica no ano que vem.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 10:25

      Para os meninos buchudos que gostam de brincar de troll emulando conhecimento e que ficam relinchando sobre tudo que se escreve coisas como "ainnnn, isso é falácia", sem nem saber do que estão falando, aprendam com José Historiador Ferreira. Isso sim, é um impecável "argumento ad hominem", lindão, clássico, explícito, sem vergonha de ser o que é. A interpretação é: "como eu não concordo com a opinião bem embasada e estruturada dela, vou desqualifica-la enquanto profissional do esporte, mesmo que seja injustamente, para que consequentemente sua opinião sobre a redução da maioridade seja desqualificada também". Agradeçam ao Historiador pela aula grátis que ele ofereceu a vocês.

      • José Ferreira Postado em 03/Jul/2015 às 11:46

        A opinião sobre a redução é desqualificada por natureza. Eu só acrescentei ao debate a pequenez dela também como esportista.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 12:07

        Poxa....mas se ela fosse a favor da absurda e inaceitável redução da maioridade, sua opinião seria outra. Ela seria competente, promissora, digna representante do Brasil, você enalteceria todos os feitos dela, falaria das várias vezes em que ela quebrou recorde sulamericano, e ainda diria que ela é "relevante". Já se fosse o Michael Phelps falando contra a redução, você acharia um jeito de desqualifica-lo enquanto nadador, e daria mais uma aula grátis de "ad hominem" pra rapaziada. Por que és assim tão volúvel e sem critério, historiador?

      • José Ferreira Postado em 03/Jul/2015 às 14:26

        Como se você não fizesse isso. Se eu me posicionar contra a redução, certamente vocês estarão falando "até que em fim o José Ferreira está agindo como um historiador". Como se os historiadores fossem obrigados a aceitar certas coisas.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 14:51

        Eu diria que até mesmo relógio quebrado acerta a hora 2x por dia, por que seria você a não acertar uma mísera e pífia vez na vida? Isso independente de você ser historiador, menino. O fato de você ser historiador me surpreende negativamente, mas eu não usaria bizarramente o fato de você ser um modesto historiador, sem fortuna nem grande fama internacional, para te desqualificar, como você fez com a nadadora. O que te desqualifica é tua opinião insana. Aliás, um historiador reaça falando asneira em 99,9% das vezes em que abre a boca já não me surpreende. Marco Antonio Villa me decepcionou primeiro que você.

      • poliana Postado em 03/Jul/2015 às 15:02

        até hj n entendo como q o josé ferreira cursou história! juro q é o primeiro historiador de direita q conheço. jamais imaginaria em minha vida, q encontraria um historiador de direita. achava q historiadores eram revolucionários e de esquerda por natureza. eu nem consigo imaginar o jose ferreira em sala de aula, ensinando história a adolescentes. imaginem ele dando aulas sobre o golpe de 64!!!!!!!!! medo!!!!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 15:14

        Aula: "A contra-revolução de 64". Professor: José Ferreira.

      • José Ferreira Postado em 04/Jul/2015 às 00:21

        Eu não sou de direita, e nem de esquerda, pois sou independente e não sou fanzinho de partido. Ela tem alguns títulos irrelevantes e se acha "a nadadora". Se ela quiser mudar de nacionalidade não tem problema nenhum, é uma boçal a menos.

  18. enganado Postado em 02/Jul/2015 às 22:22

    Joana, Joana, Joana! Tenha cuidado porque o pessoal do PSDB/DEM/CUnha/PF_DB/STF_DB nunca brincam em serviço, aqui somos um país sem leis, isto aqui virou terra de Marlboro. O judiciário está totalmente desmoralizado, o JB/Gilmar "Dantas", Rosa Weber, Fux ... começaram, e o Moro está completando o servicinho a mando da rede gRoubo. Não se preocupe, somos o país dos 5P's, cadeia só para POBRES, PUTAS, PRETOS, PETISTAS E PROFESSORES, então se esses menores não se encaixarem no preceito acima não vão em cana. Se ainda forem filhotes dos políticos do PSDB/DEM, judeuSS ligados a AIPAC/HASBARA, ... aí é que não vão em cana NUNCA! A juizada já está devidamente amestrada/comprada e aqueles que resolverem aplicar as leis, serão aposentados sumariamente e/ou afastados das funções. Lembra-se do MENTIRÃO? o JB afastou juízes que tentaram usar a Constituição, ou será que se esqueceu? O BRASIL tem dono e mora nos EUA/iSSraHell, ou já esqueceu este fato? Se dê por satisfeita de usar o FACEBOOK, até a hora que os mesmos permitirem, ou será também que sabe este é uma network de judeuSS? Acorda!

  19. Ronaldo Postado em 02/Jul/2015 às 22:29

    Já está preparando terreno para ser candidata a deputada! Aguarde! Fala como um anjo!

  20. Carlos Postado em 02/Jul/2015 às 22:47

    http://aranas.com.br/portal/2015/04/menor-invade-residencia-decepa-a-cabeca-de-bebe-estupra-a-mae-e-esfaqueia-ela-e-outra-crianca-de-tres-anos/#.VZRFyvVBTwM.twitter Deveria ser casa dela então? E a família vitima não é preta favelada?

  21. Donna Liu Postado em 02/Jul/2015 às 23:19

    maravilhosaaaaaaaaaaaaaaa

  22. B. Ferreira Postado em 03/Jul/2015 às 08:32

    A falta de conhecimento gera pobreza de discurso.

  23. Rosendo Postado em 03/Jul/2015 às 08:48

    Ninguém discute solução,somente punição,ninguém quer construir escolas,mas sim presídios.Alguns realmente merecem a cadeia,mas será que já estão todos condenados,ou somos nós que já o condenamos...

  24. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 10:12

    Perfeita. Só espero que ela esteja ciente de que vai chover menino mijado no Face e no Twitter dela chamando ela de comunista-bolivariana, mandando ela ir pra Cuba....aquela palhaçadinha reaça que já foi engraçadinha, mas que já está até cansando...e será vaiada em suas apresentações, sempre vai haver um medio-classista brasileiro em qualquer lugar do mundo onde ela se apresente, para demonstrar sua ignorância e extrema falta de respeito com um grito de "sua comunista" vindo das arquibancadas. Temo pela sua segurança.

  25. BRUNNO MARX Postado em 03/Jul/2015 às 12:11

    JOCOSO: Entendam isso: politicos de direitas e apresentadores da violencia os ditadores marcelo rezende e datena vão se apegar nesse quesito; Estupro e Pedofilia,porque comove a sociedade esse tipo de "violencia" AGORA NÃO SEJAMOS HIPOCRITAS quantos aqui não tem filhos adolescentes,irmãos,sobrinhos,primos, de 16,e 17 anos que namoram ou ja namorou garotas de 12,13,14,15 anos e com essa lei ridicula que se voce encostar um dedo no ombro no braço de uma mulher voce é considerado um estuprador de alto potencial pelos ditadores da midia,imagina o que vai acontecer com esses jovens com a maioridade penal aos 16 anos...falo isso com propriedade,pois sou envolvido nessas politicas nojenta...Mulheres estão sendo enganadas com um monte lei de proteção onde vai cerceando todos os seus direitos elas não conseguem enxergar isso pelo sensacionalismo de muitos programas.

  26. poliana Postado em 03/Jul/2015 às 12:38

    oi??????????? não há memso, pereira! inclusive já existe um movimento fortíssimo para o reconhecimento da inconstitucionalidade, FORMAL E MATERIAL, desse projeto. isso se ele passar pelo Senado. n comemore antes do tempo. certamente, chegando ao Supremo, ele reconhecerá por maioria de votos, a inconstitucionalidade dessa excrescência. aguardemos.

    • poliana Postado em 03/Jul/2015 às 15:06

      Zbgniew Brzezinski...a própria oab já se posicionou publicamente a respeito. no meio jurídico, inclusive, é cristalino e notório o reconhecimento da inconstitucionalidade tanto da tramitação qto do conteúdo dessa pec...com certeza caso chegue ao SUPREMO, ela será derrubada. isso se esse projeto passar no Senado, onde dilma tem maioria...

    • Deisi Postado em 03/Jul/2015 às 17:03

      Poliana, o zé ferreira fez curso de historiador por correspondência, só pode!

  27. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Jul/2015 às 14:53

    """"""""""........a manobra foi legal............"""""""""""""

  28. eduardo Postado em 03/Jul/2015 às 15:48

    Há uns 20 anos atrás, quando fui trabalhar em um hospital pela primeira vez, um médico, que morou ainda jovem em Brasília, disse que corria a fama de um garoto chamando Fernando Collor, filho de político, de ter estuprado uma jovem. Se aconteceu de fato isso, não sei, como o próprio médico dizia, era um assunto de rodinhas de amigos. Mas se foi verdade, alguém acha que Fernandinho seria preso, naquela época ou hoje?

    • enganado Postado em 03/Jul/2015 às 22:01

      Caro Eduardo, mais recente. Os filhos menores dos manda-chuvas da RSB (grupo judeu do RS), estupraram uma garota e estão todos SOLTOS. O jornalista que noticiou o caso foi ASSASSINADO. Isto foi notícia aqui no "Pragmatismo". Esquceu? Filho de rico NÃO VAI PRA CADEIA! Esse negócio aprovado é Lei para punir POBRES, um dos CINCO P's. Aí CUnha e sua gangue se deram bem, né!

  29. Marcelo Postado em 03/Jul/2015 às 17:29

    Ora, as pessoas estão argumentando contra a redução da maioridade penal dizendo que não resolverá o problema da criminalidade. E não resolverá mesmo! Que bom seria se houvesse uma lei que resolvesse, mas não há. Mas a maioridade deve ser de 16 anos simplesmente porque é justo que a tal "criança" cumpra pena e fique fichada caso cometa crimes que já sabe que não deve cometer. Não resolverá mas é justo e esse é o ponto.

  30. Thiago Postado em 07/Jul/2015 às 09:27

    A atleta tem todo o direito de se manifestar politicamente, mas devia deixar claro que sua posição é pessoal, é a opinião da cidadã Joana, não da atleta olímpica. No momento em que ela afirma que não representa os que apóiam a redução da maioridade (que também é uma posição legítima), ela tá excluindo milhões de cidadãos que não são menos brasileiros que ela por conta desta ou daquela posição política. Ela tem sim, como atleta olímpica, a obrigação de representar TODOS os brasileiros, sejam quais forem as opiniões políticas que nos dividem. A cidadã Joana tem direito à opinião que quiser, mas atleta olímpica representa todos os brasileiros.