Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 08/May/2015 às 12:48
120
Comentários

A hipocrisia de um paladino da ética “contra a corrupção” e o perigo da moralidade seletiva

Entusiasta das manifestações a favor do impeachment, Nilson Lana foi à avenida paulista de verde e amarelo protestar contra a corrupção. "A sociedade não aguenta mais tanta mentira, tanta sacanagem. Até quando essa putaria? #foradilma", escreveu. Esta semana, Nilson foi flagrado oferecendo propina a quem lhe ajudar a retirar de sua Carteira de Habilitação as infrações de trânsito que cometeu

nilson lana corrupção falso moralismo
Jovem contra a corrupção vende pontos na CNH (reprodução)

Nilson Lana é um entusiasta das manifestações que pedem o impeachment de Dilma Rousseff. No dia 15 de março, data do primeiro e maior ato já realizado contra a presidente, o jovem dirigiu-se à avenida paulista com a camisa verde e amarela da seleção brasileira para demonstrar sua indignação diante da corrupção no Brasil.

Nilson levou um cartaz com a seguinte frase: “Até quando essa Putaria?” e publicou uma foto de si mesmo erguendo o cartaz que rapidamente se espalhou nas redes sociais. Na legenda da postagem, escreveu: “A sociedade não aguenta mais tanta mentira, tanta corrupção, tanta sacanagem, falta de respeito ao povo, tantos impostos, taxas, alta carga tributária, falta de competência, mais deputados e senadores ladrões. CHEGA. #acordabrasil, #foradilma”.

Na última terça-feira, 5 de maio, menos de dois meses após externar descontentamento com a falta de ética na política brasileira, Nilson Lana publicou no Facebook um pedido de ajuda inusitado aos seus seguidores (imagem acima). O jovem sugere um pagamento de propina a quem lhe ajudar a transferir suas inúmeras infrações de trânsito.

Nilson cometeu infrações de trânsito que excedem o limite de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Nada menos que 8 pontos por desobedecer ao rodízio de veículos na capital paulista, 10 pontos por estacionar em local proibido e 7 pontos por desrespeitar limites de velocidade.

“Amigos e amigas, precisando muito da ajuda de vocês… 8 pontos de rodízio, 10 de estacionamento proibido e 7 de excesso de velocidade. PAGO BEM. Contatos inbox… URGENTE”, escreveu o jovem.

Falso moralismo

Não é a primeira e nem será a última vez que casos como este se tornarão públicos. São contradições inerentes a quem coloca a corrupção como pauta central do debate político. O discurso vazio impede que o sujeito realize o importante exercício da autocrítica. Isto é, olhe para si próprio antes de apontar o defeito ou o erro do outro.

“Esses relatos são cada vez mais comuns. É o retrato de um segmento social que confunde política com moralismo. Um moralismo falso, claro”, afirma Miguel do Rosário, editor do blog O Cafezinho.

É importante destacar que ser ético não significa protestar contra a falta de ética dos outros. A isso chamamos de falso moralismo. Toda vez que o discurso da moralidade seletiva é invocado, o debate político é diminuído no Brasil.

“O cidadão vai às ruas fazer um protesto contra a corrupção, e semanas depois oferece, descaradamente, propina para quem lhe vender pontos na carteira de motorista. Não é a primeira vez que acontece. No Paraná, uma porção de gente que foi às ruas no dia 15 de março, protestar contra a corrupção, foi presa por… corrupção semanas depois, numa operação da policia local. Incluindo o primo do governador Beto Richa“, lembra Miguel.

Outro caso recente foi divulgado por Pragmatismo Político há dois meses, em meio às revelações dos nomes de brasileiros envolvidos no escândalo do HSBC – mundialmente conhecido como SwissLeaks. Paulo Moreira da Silva, ex-diretor do metrô de São Paulo e a sua filha, Fernanda Mano de Almeida, foram citados no esquema fraudulento do banco como detentores de uma conta com saldo de mais de U$ 3 milhões no paraíso fiscal.

Chamou a atenção o fato de Fernanda ser uma militante fervorosa “contra a corrupção” nas redes sociais. Em fevereiro do ano passado, ela postou uma imagem em seu perfil no qual aparece a seguinte inscrição: “Campanha contra a corrupção no Brasil – Eu tenho vergonha dos políticos brasileiros”

Justiçamento

A moralidade seletiva está a um passo de um sentimento mais perigoso: o ódio seletivo. Um anônimo fotógrafo do jornal O Estado de Minas teve o desprazer de ser alvo deste sentimento quando foi confundido com o ex-presidente Lula na manifestação de 12 de abril, em Belo Horizonte. Beto Novaes, que estava trabalhando, foi agredido e precisou se retirar do protesto.

SAIBA MAIS: E se não fosse um fotógrafo, mas o próprio ex-presidente Lula?

Seguindo na linha dos justiçamentos, o caso mais emblemático dos últimos anos envolveu um jovem negro que foi acorrentado a um poste e torturado no aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. A atitude bárbara chegou a ser justificada como compreensível por alguns comentaristas da mídia brasileira. Meses depois, os responsáveis pelas agressões (ou, para outros, responsáveis por um ato justificável) foram presos. O motivo: a prática de crimes como roubo, furto de automóveis, estupro, além de tentativa de homicídio e associação ao tráfico. Eram todos jovens da alta classe média carioca.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Lopes Postado em 08/May/2015 às 13:19

    Típico "cidadão" que adora bradar que não aguenta mais a roubalheira e corrupção, quer que o Brasil seja uma Suécia, mas está disposto a dar o "jeitinho brasileiro" para aliviar a barra dele. Seja, na medida do possível, um exemplo daquilo que você acredita, senão você é apenas mais uma "ovelha" que aderiu à moda "FORA DILMA" com camisas da CBF tentando representar seu patriotismo totalmente equivocado.

    • Marcos Silva Postado em 08/May/2015 às 20:57

      "Quer que o Brasil seja uma Suécia"? Nunca, meu jovem. Suécia é país civilizado e igualitário. A corrupção não afeta em nada àquele sujeito, mas sim aos pobres que frequentam escolas e hospitais. Discurso contra corrupção é apenas uma falácia para iludir ignorantes; esses caras têm dinheiro de sobra para hospitais e escolas particulares. Corrupção é pretexto para criticar um governo que ele odeia porque promove a igualdade e a justiça social.

    • Marcos Silva Postado em 08/May/2015 às 21:05

      A direita que vai às ruas, na verdade, não está insatisfeita com a corrupção (senão não usaria a camisa da CBF), mas com a democracia. O sentimento de derrota é algo com que muitos não conseguem lidar e com a quarta vitória consecutiva do PT numa eleição presidencial o ressentimento saiu às ruas para manifestar nada mais do que ódio incontido: houve um cartaz defendendo feminicídio, bonecos de Lula e Dilma enforcados em um viaduto, entre outras aberrações que só a direita é capaz de fazer.

  2. Caio Postado em 08/May/2015 às 13:19

    Atitude com a cara dele e de muitos outros que se "mobilizam" como ele rs.

  3. Julian Postado em 08/May/2015 às 13:39

    É que vc não teve a oportunidade de ser diretor da Petrobrás. Essa é a única diferença.

    • Lali Postado em 08/May/2015 às 23:50

      Não. (já não dá para responder apenas "não"...) Não roubaria, assim como sempre fiscalizo minha própria conduta, pra não cometer essas "pequenas" corrupções. Sabe aquela frase "seja a mudança que você quer ver no mundo"? Então...

  4. luis Postado em 08/May/2015 às 13:41

    Quando mudaram o nome do site para Dedodurismo Político? Foda-se esse cara, quero saber das corrupções nos níveis municipal, estadual e federal, não se o fulano roubou na multa de trânsito e "ousou" falar mal do PT.

    • B. Ferreira Postado em 12/May/2015 às 08:56

      Tá incomodado com a matéria? Esse exemplo é só mais um dos tantos das falácias da direita que não sabe perder e quer, a todo custo, o poder pra si, afim de montar cartéis e fazer o que o PT fez nos esquemas recentes.

  5. Alencar Postado em 08/May/2015 às 13:46

    Povo que diz que não é a mesma coisa. Quantas propinas são oferecidas a quem fura a fila da padaria e diz que não é a mesma coisa? É a mesma coisa sim! Dado os determinados ambientes. A oportunidade faz o ladrão.

  6. Victor Rodrigues Postado em 08/May/2015 às 13:50

    O corrupto por pouco só não é por muito por falta de oportunidades.

  7. Ariane Postado em 08/May/2015 às 13:53

    mas você tá ligado que moral você não tem, né? Nem pra comentar aqui, tio.

  8. Gabriel Postado em 08/May/2015 às 13:54

    O nome do site é pragmatismo político senhor Luis. politica inclui governo atual E oposição. aprenda a pensar pra depois cagar pela boca.

    • luis Postado em 08/May/2015 às 17:44

      Puxa véi, vc não vai nem tentar rebater meus argumentos e já vai partir pra ignorância? Então vá se foder, seu merdinha!!! huahauahuahua

      • Silva Postado em 08/May/2015 às 19:50

        Os coxinhas inconformados é que estão fudidos! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  9. Damaris Postado em 08/May/2015 às 13:56

    Soh não foi capaz pq não teve essa oportunidade pois o pouco q pode tira proveito das situações sem se importar com os outros com certeza nãopensaria duas vezes em roubar se tivesse a oportunidade

  10. seu Jota Postado em 08/May/2015 às 14:00

    logo, basta acabar o processo da Petrobrás, julgados todos os réus, para a corrupção brasileira estar cessada; é isso, Pereira "furador de fila & infrator de trânsito"? você está constratando um erro com outros milhares de erros (furar um sinal de trânsito pode matar pessoas, furar fila no processo de alvará numa prefeitura pode implicar numa tragédia na construção, etc. etc. etc.); feio dizer serem coisas diferentes, e ter tanta certeza assim (imagino o senhor o tipo do mal educado civilizado). Asco!

  11. Marlon Postado em 08/May/2015 às 14:01

    Diferente é o fato que tu nunca teve a oportunidade de meter a mão em milhões. Comportamento é, em sua maioria, padrão fixo de ação do cérebro. Muito informativo seu depoimento acerca da sua pessoa.

    • Camila M. Postado em 08/May/2015 às 14:33

      Marlon, esse Pereira é o maior cagador nos comentários do PP.

    • Paulo Galliac Postado em 08/May/2015 às 15:20

      Respondendo sua pergunta não. Não passei na frente de ninguém na consulta e tão pouco cometi outros crimes e ações de desonestidades. Não acho e nunca vou achar isso certo e tão pouco endosso isso. Muitos dos seus exemplos são crimes e não pequenas infrações como acredita ou leves. Criticar MST e se por em condição de igualdade SOCIAL já mostra quem é você. Para finalizar MST não comete crimes, lutar por justiça social não é crime. A declaração universal e direitos humanos em uma de suas prerrogativas deixa claro que a terra é um direito para TODO o indivíduo. Digo terra e não latifúndio de Gente RICA. Justiça SOCIAL. Uma pessoa com o mínimo de conhecimento de justiça social sabe disso. Um favorecido e um injusto como você não se preocupa em sobreviver e sim em se dar bem as custas dos outros, sociopatia, sua luta não é de miseráveis até sem teto lutando para sobreviver. Não sua gente favorecida que nem passa fome no CAMPO. Nem carros eles têm como um bando de Classe media cretinos como vocês. http://www.dhnet.org.br/w3/ceddhc/bdados/cartilha7.htm

  12. Nickname Adriano Postado em 08/May/2015 às 14:02

    Amigo você é um sério candidato à roubar bilhões da petrobrás ou de qualquer lugar justamente por não enxergar suas atitudes corruptas. você é um coxinha igual ao do post a cima. Leia o post direito tem algumas coisas que podem servir pra você repensar sua conduta.

    • poliana Postado em 08/May/2015 às 16:44

      pereira, o q esse sujeito da matéria supramencionada está fazendo é "contando mentirinhas do bem"? o cara está OFERECENDO PROPINA a quem ajudá-lo a passar por cima de todas as infrações cometidas!!! vc acha q isso está correto? é um comportamento ético? moral? honesto???

  13. Igor Tkaczenko Postado em 08/May/2015 às 14:05

    A hipocrisia da classe média coxinha também vem de sua inacapacidade de leitura política séria, além, do baixo valor ético que possui o brasileiro de forma geral, infelizmente. Esse rapaz é mais uma vítima do que efetivamente agente do mal, pois ele age em conformidade com o discurso de grupos de comunicação , e apenas replica a campanha midiática que a velha imprensa golpista faz para derrubar o governo. É o famoso adestrado. A tv fala o adesrado faz, ou o inocente útil, embora não parece ser tão inocente assim esse rapaz. O problema é a baixíssima reflexão e a muita vontade de aparecer; se for na tv, melhor. A tv é a grande formadora do imaginário e da opinião da maioria de pessoas tais como esse rapaz. Elas tiram o "Brasil" pelo que aparece na telinha, e aceitam qualquer virtualidade imposta como real. Aí está o empobrecimento e a total falta de autonomia no pensar, e que se evidencia também na falta de entendimento de autopreservação de sua própria imagem.

  14. Fábio Cássio de Sá Postado em 08/May/2015 às 14:16

    Esse tipo de gente só não faz por que não tem a oportunidade poque é exatamente a mesma coisa, o protesto na verdade não é pela corrupção é por não fazer parte dela.

  15. Lúcio Postado em 08/May/2015 às 14:19

    O verbo ROUBAR é igual em todas proporções! 1 centavo ou 1 bilhão que rouba ou roubou é ladrão do mesmo jeito. A ética e os princípios manda que não roube!

    • Samael Postado em 10/May/2015 às 18:24

      O problema não é ser anjo ou não, e não ser e fingir que é.

  16. Tiago Postado em 08/May/2015 às 14:20

    E o falso moralismo, quem aqui nunca praticou? Corta pra mim. O teto de vidro anda frágil pra quase todos no brasil, talvez seja a hora de mudar o discurso de "eles mudarem" para "nós mudarmos". kkkkkkkkkk Acho que não é uma parada partido, é na moral, é na cultura bicho.

  17. carol Postado em 08/May/2015 às 14:23

    Amigo, como vocês adoram dize "bandido é bandido"

  18. Cristian Pires Postado em 08/May/2015 às 14:24

    O problema não é ter multa vencida cara, deixa de ser ignorante. O problema é tentar burlar a punição por ter cometido uma irregularidade/multa, isto é que é condenável. Se você tem multas vencidas está sujeito a ter o carro apreendido. Se no momento da apreensão oferecer propina para não ter o seu lindo carro guinchado, isto é que é condenável.

  19. Lulubokete Postado em 08/May/2015 às 14:31

    fui achar o cara no face , excluiu de tanta vergonha que fez a sua imagem kkkkkkkkkkkk

  20. Ricardo Postado em 08/May/2015 às 14:32

    Um erro não justifica o outro! Ato ilícito, é ato ilícito independente da sua dimensão. Se quisermos realmente mudar esse país, então que comece por nós primeiro, e depois teremos moral de cobrar dos outros.

  21. Riaj Postado em 08/May/2015 às 14:32

    Cambada de acólitos da mídia cheirosa e lacerdinhas da Direita Miami se ofendendo pela hipocrisia do sujeito que está chafurdando na moral de Tartufo. Pereira vá chafurdar no detrito sólido da maré baixa. vá gargantear nos teus pares do Zelotes, transalão, na lista de furnas, na privataria, no Banestado e muitíssimas outras. Vá se afogar na sua indignação sletiva.

  22. Ronaldo Postado em 08/May/2015 às 14:32

    Pereira, me lembre pra nunca te contratar como tesoureiro. "A corrupção, é o bom negócio para o qual não me convidaram". - Barão de Itararé "Eu sou absolutamente ético e probo quando se trata de atacar o negócio que não me favorece e quando me favorece, é um jeito, é uma maneira, é o meu jeitinho clássico." - Leandro Karnal, historiador "Quem rouba um tento, rouba um cento" Ditado Popular

    • tia Rô Postado em 08/May/2015 às 14:40

      perfeito!!!!admiraçao!!!!!!!

  23. João Paulo Postado em 08/May/2015 às 14:33

    Esse é o eleitorado punhetinha do PT... Mas não é só ele. As pessoas físicas que possuem maior endividamento trabalhista (picaretas mesmo) e cometem uma série de crimes contra a organização do trabalho também ostentam orgulhosamente o "fora Dilma".

  24. Bruna Postado em 08/May/2015 às 14:36

    Simmmmmm! Você dentro dos seus limites e escolhas, preferiu passar pessoas para trás na fila, não pensou no tumulto que poderia causar ao estacionar em um local proibido, só pensou em você. Se tivesse oportunidades dificilmente recusaria $ sem pensar no próximo

    • Henry Postado em 08/May/2015 às 17:42

      Um mal educado, sociopata, nunca entenderá o conceito de ética. A culpa está sempre do lado de fora, pois não tem a menor capacidade de empatia. Tá cheio de gente igual a ele no Congresso, mas eles devem pensar que os políticos vieram de outro planeta. Infelizmente é uma boa amostragem da nossa população.

  25. Jesuíno Postado em 08/May/2015 às 14:36

    Tão óbvio para uns e nem tanto para outros. São "detalhes" iguais a estes que separam hipócritas de pessoas verdadeiras e justas.

  26. Eduardo Ribeiro Postado em 08/May/2015 às 14:46

    Hipocrisia é mato entre os marchadeiros "distintos homens brancos da elite". Só espero não ver ninguém se dizendo surpreso com isso. Esse é exatamente o tipo de pessoa que eu esperaria encontrar nessa palhaçada.

    • Vinicius Postado em 08/May/2015 às 15:56

      não tinha que colar. ele não tá te dando uma desculpa.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 08/May/2015 às 16:16

      Não colou o que? Estou relatando um fato, e fatos não existem pra colar ou não colar. Os fatos apenas são. Esse coxinha aí, picareta sem ética e sem moral, que fica transferindo pontuação de multa e PAGA por isso, é o ícone perfeito pros marchadeiros. Hipócrita do primeiro ao ultimo fio de cabelo. Nem quero entrar em detalhes sobre como ele levou essas multas. O cidadão é egoísta a ponto de REPETIDAS VEZES não deixar o carro em casa em dias que não é permitido, estacionou em local proibido, todos os cidadãos respeitando a proibição e ele, se achando acima da lei e dos seus pares, enfiando o carro dele lá...anda rasgando pela cidade botando a vida dos demais motoristas e pedestres em risco. É um degenerado que se tivesse a chance roubaria a aposentadoria da própria mãe de manhã e gastaria na raparigagem a noite. Imagino com bilhões de reais na mão. Pagaria caro pelos atos mais vis sem pestanejar. Um sem moral. Hipócrita, como toda direita canalha brasileira.

    • Deisi Postado em 08/May/2015 às 17:39

      O agripino Maia foi só na primeira marcha, na segunda ficou com vergonha, depois das denuncias.

  27. Thaís Postado em 08/May/2015 às 14:55

    Como disse o Ricardo, a partir do seu relato a única conclusão lógica que podemos tirar é que você nunca teve acesso à oportunidade de roubar milhões da Petrobras. Porque se vc não se incomoda de admitir seus pequenos atos de corrupção diária, quem me garante que, caso lhe fosse dado acesso, você não consideraria um apenas um "pequeno desvio" retirar sei lá... Uns R$1000,00 num volume de R$ 1 bilhão da primeira vez... E na segunda oportunidade... Ah.... Quem vai sentir falta de 2 mil? O fulano retirou 15 mil e não deu em nada... E a sua mãe tá doente, sua filha precisa fazer aquele curso de inglês, seu carro quebrou, e os impostos estão pela hora da morte e vc tá de saco cheio do seu chefe que rouba pra kct e ainda é um zero à esquerda, e isso é aquilo outro e mimimimimi..... Corrupção é corrupção e acabou.

  28. Jesuíno Postado em 08/May/2015 às 15:01

    Pelo jeito a única coisa que cola para o Pereira são as desculpas do PSDB.

    • Jesuíno Postado em 08/May/2015 às 15:20

      Tá bom, errei, desculpe-me. Então você é um coxinha que deve engolir as desculpas do Cunha/Bolsonaro/Feliciânus/Caiado Cagadu? Acertei agora?

      • Jesuíno Postado em 08/May/2015 às 15:50

        Eu penso que a grande maioria, quase que absoluta, dos nossos representantes políticos são corruptos mesmo, não tenho grandes expectativas neste sentido. Agora seria ridículo eu cobrar probidade deles se eu mesmo não sou probo com meus atos. Desculpe-me Pereira, mas se você quer um Congresso idôneo, deve também dar o exemplo em sua vida, e em todos os aspectos, sem exceções, caso contrário a exceção acaba virando regra. Este moleque independentemente de ser um coxinha, é um babaca hipócrita. O jeitinho brasileiro é sim a principal causa de nossa desgraça política e social. "Não dê conselhos, dê exemplos".

      • Eduardo Ribeiro Postado em 08/May/2015 às 16:07

        Pereira agora deu pra fingir que não votou no PSDB, que não votaria em qualquer pedaço de madeira que o partido colocasse lá "para acabar com a ditadura petralha".

      • Eduardo Ribeiro Postado em 08/May/2015 às 16:47

        Pereira achou que ia encontrar dez mil pessoas aqui concordando e confessando que furam fila na padaria, que param o carro em vaga prioritária, que passam pontos de multas pra amigos/familiares, que contam mentirinhas quando necessário, que subornam, dão jeitinho, fazem gato...cara...se você faz essas coisas, você está sozinho nessa aí, meu. Ninguém aqui faz da desonestidade e da imoralidade uma prática, a ponto de ter em UM ASPECTO DA VIDA - que é o "motorista" - tanto problema dessa ordem, como é o caso desse simpático coxinha da matéria. Se ele é assim enquanto motorista, imagine nos outros aspectos da vida. Se cuide aí, e pare de parar seu carro nas vagas especiais. Isso é feio demais, quem faz isso perde a moral pra vestir verde-e-amarelo-na-paulista "contra a corrupsaum e contra tudo que está aí...".

      • Jesuíno Postado em 08/May/2015 às 16:47

        Mas o artigo não está citando besteiras como fumar em lugar impróprio, furar uma fila ou ter multa vencida. E mesmo que sejam besteiras, devem ser punidas, devidas as proporções e consequências. A matéria está discutindo um caso real de tentativa de corrupção, algo bem sério. Você é quem está misturando os casos para desqualificar a matéria e também ironizar a nossa revolta contra estes babacas. Aliás, é isso que o imbecil do Reinaldo Azevedo também fez e vocês adoraram. Vocês falam besteiras e depois se fazem de mal compreendidos. Se você concorda com a matéria, porque lá em cima disse um monte de asneiras como "Não colou"? Pereira, se quer ser levado a sério, seja sério, por favor.

      • poliana Postado em 08/May/2015 às 16:55

        "sem noção"!!?? é essa a definição q vc dá pra esse sujeito???? meu deus!!!!!!!!!!!!

      • Silva Postado em 09/May/2015 às 10:46

        Não é coxinha é sim um reaça fundamentalista!

    • Silva Postado em 09/May/2015 às 10:43

      Disse tudo Jesuino! Acertou na mosca! Também acredita em todos factoides do PIG, também vive exercendo seu lado cristão evangélico, vomita ódio.

  29. Márcio Ferreira Postado em 08/May/2015 às 15:11

    Sofisma é argumento falso ou raciocínio viciado, usado intencionalmente para induzir o outro em erro. Transferência de credibilidade Uma proposição é considerada boa porque vem de uma boa fonte ou má se vem de fonte ruim. Esta fonte pode ser a tradição, a posição da autoridade, a maioria, etc. Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo.[1] [2] [3] Um argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas. A falácia ocorre pois conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo, o que é absurdo. O argumento contra a pessoa é uma das falácias caracterizadas pelo elemento da irrelevância, por concluir sobre o valor de uma proposição através da introdução, dentro do contexto da discussão, de um elemento que não tem relevância para isso, que neste caso é um juízo sobre o autor da proposição. Pode ser agrupado também entre as falácias que usam o estratagema do desvio de atenção, ao levar o foco da discussão para um elemento externo a ela, que são as considerações pessoais sobre o autor da proposição. Preguiça de explicar o óbvio, então só copiei e colei...

  30. Ana carolina Postado em 08/May/2015 às 15:17

    Pragmatismo politico, por favor confessem logo: Pereira é um personagem fictício não é? digam que sim, que quero voltar a ter fé na humanidade.

    • Deisi Postado em 08/May/2015 às 17:44

      Ana, Pereira e José Ferreira, faz qualquer um perder a fé na humanidade, são escórias que respiram.

    • Antonio C. Postado em 11/May/2015 às 13:08

      Concordo Ana carolina, só pode ser um troll utilizado para apimentar os comentários! Não acredito que exista uma criatura tão mal intencionada quanto esse sujeito!

  31. Ricardo Postado em 08/May/2015 às 15:21

    Não, não é. Corrupção não depende do valor (pode envolver bilhões ou algunstrocados). Corrupção tem a ver com o ato de corromper algo, algum instituto. O prof. Michael Sandel, professor de Direito de Harvard, dá um bom exemplo: quando vc PAGA uma criança pela leitura de um livro, está CORROMPENDO a educação; se vc "vende" o seu alistamento militar (nos EUA isso é possível - adivinha quem vende a mão de obra?!), está CORROMPENDO a cidadania, etc. Não importa o valor envolvido porque é uma questão moral, e não meramente econômica ou matemática. Como se vê, segundo o conceito do prof. Sandel, vc não é tão moral quanto prega - e, aqui, não é em nada diferente de qualquer "mensaleiro".

  32. Rodrigo Postado em 08/May/2015 às 15:32

    (Outro Rodrigo) Essa foi ótima! kkkk Gosto de páginas assim, como essa e a "Humans of PT", mostrando a contradição das pessoas. Na verdade, uns e outros estão mesmo buscando o bem comum ou apenas querendo defender o seu? Estão realmente votando tendo em vista um Brasil melhor, ou apenas um Brasil melhor para o seu grupo, para os seus interesses? Espero estar errado, mas, ao menos quanto aos que converso, pela internet ou pessoalmente, vejo uma grande massa que quer o melhor para si.

    • Rodrigo Postado em 15/May/2015 às 10:39

      (Outro Rodrigo) Pereira, sempre reclamo do comportamento comum, na política, de ridicularizar o interlocutor, sua corrente de pensamento, mas não seus argumentos. Se, de um lado, a esquerda usa esse cidadão para passar a imagem de que todos que discordem do Governo Dilma (total ou parcialmente) assim o são, a direita irá utilizar, por exemplo, como ícones da esquerda os homens e mulheres ensandecidos que, expondo todo seu radicalismo antidemocrático, introduziram crucifixos e imagens sacras em seus ânus e vaginas, tudo em frente a pacífica procissão que acompanhava o Papa. É um círculo vicioso, um comportamento repetitivo, mas esquerdistas e direitistas acham que estão certos, pois vale tudo para permanecer no poder/retornar ao poder, no mais claro pensamento: "agora é a minha vez! quem comeu, comeu e eu vou me lambuzar! se ele fez, eu também posso!".

  33. mena Postado em 08/May/2015 às 15:44

    "Vamos mudar a pergunta então. Quantas pessoas que tinham o péssimo hábito de furar fila foram no fora Collor ?".........puta raciocínio né Pereira ?

    • Jesuíno Postado em 08/May/2015 às 16:52

      O post só citou casos de corrupção. Essa conclusão é sua, ou de uma ameba, difícil saber.

  34. Rodrigo Postado em 08/May/2015 às 15:52

    Senhores, cada um encontra as justificativas que desejar. Somos bem inteligentes para isso. Não acho que devemos nos colocar distante de certas realidades e se fomos relativizar tudo o que nos rodeia, perdemos o fio da meada. A interpretação que dou à matéria, e quem acompanha este editorial já deve ter percebido, é que os representantes eleitos e aqueles que escolhem o caminho da corrupção, surgem da própria sociedade. E a proposta é compreender de uma vez por todas que não podemos esperar grandes mudanças negligenciando nossos deveres e nossa conduta. Não sou a favor de comparar nossa história e nossa estrutura com as de outros países. Cada destino tem causas especificas e de efeito direto. Mas e o comportamento das pessoas? No final das contas, somos todos humanos. Me parece evidente que nações bem administradas, possuem uma população educada e ética. E vice-versa. E isso gera reflexos em nossas lideranças SIM.

  35. amontada boy Postado em 08/May/2015 às 16:02

    Cara... Vai no dicionário e lê um verbete chamado ética. Ta precisando, jovem.

  36. mena Postado em 08/May/2015 às 16:21

    kkkk...desculpa cara .não me leva a mal ....mas eu acho que vc precisa parar de furar fila e estacionar em local proibido ..ou pelo menos reconhecer que vc está errado fazendo isso.. depois a gente discute a questão dos corruptos .....

  37. Bruno Postado em 08/May/2015 às 16:21

    Ah sim, mas no intimo são a mesma coisas. Você é um corrupto e ponto. Os políticos estão lá, infelizmente, te representando..

  38. Adilson Prado Postado em 08/May/2015 às 16:33

    Trocando em miúdos precisamos voltar há 515 anos atrás e reescrever nossa história,pq essa infelizmente não vai ter um final feliz!!!

  39. Carlos Augusto Normann Postado em 08/May/2015 às 16:39

    belo exemplar de moral de cuecas...e muitos pontos na carteira desse mané! Putaria é o que ele quer fazer, e covarde que se esconde no privado da rede social pra fazer maracutaia!

  40. Claudio Dionysio de Souza Postado em 08/May/2015 às 16:40

    Escrevi o texto abaixo em Junho de 2013. SAÚDE E PAZ! Cobrar o certo, mas fazer o errado. Amigas Amigos Diante dos fatos recentes acredito que uma inflação de analistas políticos assola nosso Brasil, fato novo, por tratar-se de um assunto praticamente desprezado nos encontros sociais; Como exemplos: Churrascos ou mesmo encontros nos barzinho entre outras ocasiões. Então, aproveitando a onda também vou tirar uma casquinha rs vamos lá . Entre tantos anseios colocados em pauta, uma palavra resume todos os sentimentos expostos , ela se chama: MUDANÇAS. Neste caso, acreditar que mudaremos para melhor e ter uma visão otimista deve ser o objetivo do bom cidadão, pois, pensar ao contrário, não ajudaria mudar aquilo que faz nossa pátria sofrer, mas, por tratar-se de mudanças complexas, não sejamos inocentes, não podemos esperar que amanhã tudo estará resolvido. Escrevo isto para não criarmos uma expectativa que pode ser danosa para consolidar o cenário que queremos ver. Agora, mudanças imediadas estão ao nosso alcance, desde que, nós cidadãos/sociedade estejamos dispostos fazer uma analise critica quanto ao comportamento das nossas atitudes no cotidiano e ai gostaria de chamar atenção para o que segue. 01 Não jogar lixo nas ruas pois, lugar de lixo é no lixo; E ai não vale falar que não tem lixeira, POIS, pense e seja criativo e assim verá que não há necessidade de cometer este erro. 02 Reveja seus conceitos ao alimentar um corrupto, uma vez que, depois você será vitima do mesmo. 03 Você jovem incorpore o ato de se unir como uma coisa positiva.Vou explicar. O homem pré histórico se unia para caçar , trazer o sustento para sua família, neste caso, um ato nobre, e ai coloco essa observação: Jovens que se unem para brigar, o que neste caso é um ato desprezível 04 Você trabalhador, reveja os significados das palavras: Compromisso, Responsabilidade e Produtividade pois como peça importante de vários setores, muito do que você reivindica e não tem, pode ser fruto ruim do seu próprio desempenho. 05 O ''ESPERTO'' que rasga pelo acostamento enquanto os ''otários'' ficam com seus carros onde é correto transitar. 06 SER HONESTO É UMA OBRIGAÇÃO, NÃO É UMA QUALIDADE PARA SER EXALTADA. Vejam bem, poderia ir tranquilamente ao exemplo 07,08...e dai por diante, mas não vejo necessidade, pois já posso dar a mensagem final: Cidadãos! Revejam seus conceitos caso precise. Pois as mudanças mais importante que nossa pátria precisa ESTÁ DENTRO DE VOCÊ. E ai mesmo que você tenha ido às ruas para lutar por novos tempos peço, seja honesto, seja humilde nesta reflexão pois, eu,você,enfim, todos nós podemos não ser os paladinos que achamos ser.

  41. poliana Postado em 08/May/2015 às 16:41

    pereira, vc é um hipócrita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Britto Postado em 08/May/2015 às 18:00

      Qual nada, Poliana! Ele é apenas o Pereira a pereirar...como sempre! Caso perdido! :D

  42. Henrique Postado em 08/May/2015 às 16:44

    O cerne da questão, meu caro, é a hiprocrisia na atitude do cidadão. é o moralismo exacerbado sem um pingo de autocrítica. Afinal, ficou claro o oferecimento de propina por parte dele para que ele não arcasse com a consequ~encia dos próprios atos.

  43. Marilia Postado em 08/May/2015 às 16:46

    Usar a caixa prioritária do supermercado não é realmente a mesma coisa, até porque é PRIORITÁRIA, e não EXCLUSIVA. Ou seja, a PRIORIDADE (e não EXCLUSIVIDADE) é para determinados grupos de pessoas, que quando não estão presentes, o uso do caixa é permitido para qualquer outro cidadão. Assim como os assentos nos ônibus, bancos, correios, etc.

  44. ebic Postado em 08/May/2015 às 17:25

    Me desculpe mas ele só não roubou milhões da Petrobrás porque não teve acesso a eles.

  45. ebic Postado em 08/May/2015 às 17:28

    Corrupção é corrupção, porque na Petrobrás foram roubados milhões mas ele posso ter matado varias pessoas quando andava a alta velocidade.

  46. José Postado em 08/May/2015 às 18:12

    Nem todo hipócrita é conservador, mas todo conservador é hipócrita.

    • Silva Postado em 09/May/2015 às 10:51

      Perfeito José! O pereira se encaixa como uma luva!

  47. Thiago Teixeira Postado em 08/May/2015 às 18:26

    Coxinhas e Hipocrisia, a gente vê por aqui.

  48. Wagner Postado em 08/May/2015 às 18:31

    Ok, entao vamos acreditar que todos somos santos... Nunca colamos em prova, nunca acidentalmente acabamos ouvindo a conversa da mesa ao lado, nunca julgamos o próximo... Existe sim caros uma diferenca muito grande entre furar uma fila de banco e roubar bilhoes, entre tentar burlar um sistema de pontos que nada resolve e matar uma pessoa...mas se você é pragmático a ponto de colocar todos em uma mesma cesta, ainda bem que vc não é do judiciário, afinal, é por isso que aquele que rouba uma lata de leita para alimentar o filho está na mesma cela que um traficante...

    • Samael Postado em 10/May/2015 às 18:56

      Não existe não Wagner, porque o princípio é o mesmo, adquirir vantagem ilícita, vc sabe q no judiciário existe penas alternativas para quem cometes crimes por motivações sociais. O caso se refere a um ciclo brasileiro em que quem rouba milhões e quem rouba centavos tem o mesmo pensamento de se beneficiar com a situação em detrimento dos outros. O caso por exemplo dos psicopatas que começam matando animais por serem mais vulneráveis e acaba por matando pessoas. Matar um animal de forma responsável para alimento não é errado, mas matar para suprir um instinto assassino é outra coisa.

    • José Carlos Postado em 10/May/2015 às 22:06

      Suponhamos que o Thor Baptista, filho do Eike, tivesse sido atropelado e morto pelo pobre coitado que ele atropelou, ele estaria em liberdade como o filho do Eike, sendo preto e pobre??

  49. Antonio Carlos Postado em 08/May/2015 às 19:01

    Muito bem cara, vc é um exemplo para sociedade. Espero q ñ se envolva com o heliPÓptero dos Perrelas e com o aeroporto do tio do Aécio.

  50. Salomon Postado em 08/May/2015 às 19:45

    Esses, os coxinhas.

  51. Fernando Postado em 08/May/2015 às 20:41

    Verdade, mas o tamanho do roubo depende do tamanho do cofre. A discussão não está neste tema, mas na hipocrisia do povo.

  52. Graziela Postado em 08/May/2015 às 20:42

    Não são coisas diferentes! São atitudes de pessoas corruptas. Talvez a diferença esteja apenas nas oportunidades, você diz que estacionou em lugar proibido e furou filas, talvez se tivesse oportunidade teria roubado milhões.

  53. Gustavo Postado em 08/May/2015 às 20:50

    De onde esse Pereira saiu? Kkkkkkkkkkk gente chocado com mentes assim, acho que é doença

  54. Dennis Postado em 08/May/2015 às 20:59

    São coisas IDÊNTICAS.... Sem mais.

  55. sergio Postado em 08/May/2015 às 21:56

    Pereira, quem rouba um, rouba dez, questão de oportunidade...ladrão de um ou de dez, tem diferença.

  56. Felipe Postado em 08/May/2015 às 22:14

    Não são amigo. Se vc não respeita o próximo em situações tão pequenas, quanto mais se tivesse a oportunidade de ganhar mais dinheiro do que um ano de salário. Abraços e almejo que mude esse pensamento que possui.

  57. Line Postado em 08/May/2015 às 22:18

    Não é só uma infração de trânsito, mas um caso de propina tbm.

  58. Flavio Henrique Postado em 08/May/2015 às 22:57

    Tá aí mais um demonstrativo de como a corrupção já nos é algo cultural, embutido na cultura brasileira. Daí fica difícil tentar combater os corruptos de colarinho quando nós mesmos praticamos a corrupção, mesmo em "doses menores". Os políticos refletem o povo que os elegeu. u_u

  59. Juliana Postado em 08/May/2015 às 23:47

    Você tem sérios problemas na interpretação de texto, já que não entendeu a questão do falso moralista. Então explico novamente: este critica facilmente as atitudes dos outros, mas tem uma enorme incapacidade de enxergar que faz coisas similares. E como já foi dito, cada um atua dentro das suas possibilidades: políticos corruptos se deparam com grandes quantidades de dinheiro, enquanto cidadãos comuns têm à disposição valores bem menores ou situações mais simples pra tentar se dar bem em cima dos outros.

  60. Flávia Postado em 09/May/2015 às 02:18

    Esse Pereira comeu merda, só pode! O cara escreve essas coisas sem o menor pudor. Sim, queridão, é por causa de pessoas como você que tem gente desonesta nas câmaras e assembleias. Quem está condenado somos nós que entendemos que lei é lei, regra é regra e não tem que ser cumprida conforme a conveniência. Ela recai soobre todos da mesma forma. Toma vergonha na sua cara e vai ler em vez de furar fila, fazer manobra proibida e espalhar esse pensamento medíocre. Você bão vive sozinho no mundo, seu egocêntrico! Ah, e o babaca da matéria é como você.

  61. Nilton Postado em 09/May/2015 às 08:29

    Sr. Pereira !!! Aqui no Nordeste costumamos usar dois ditos populares para explicar, de forma simples, a sua condição: "A oportunidade é quem faz o ladrão" e "Quem faz um cesto faz um cento, é só ter cipó e tempo", e este segundo dito bem explica a sua conduta.

  62. Roberto Pedroso Postado em 09/May/2015 às 08:29

    Como disse Marilena Chauí : "a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim"alguém tem alguma duvida sobre isso?uma gentinha que é capaz de se indignar seletivamente contra os escândalos de corrupção do governo federal mas que faz ouvidos moucos aos escândalos envolvendo o CARF e que não se dignam a prestar apoio aos professores da rede publica do estado de São Paulo que estão em grave a mais de cinquenta dias.

  63. Moisés Kalile Postado em 09/May/2015 às 08:42

    É exatamente a mesma coisa...apropriar-se do que é dos outros indevidamente, a diferença não está no ato, mas na proporção e oportunidade, e eu tenho muito medo daqueles que não conseguem diferenciar... Sugiro um livro: A arte de furtar, ele esclarece bastante...

  64. Silva Postado em 09/May/2015 às 10:33

    Pereira, um tipico representante cristão evangélico, hipócrita, hipócrita e hipócrita! fazem coisas erradas mas sentam no rabo, e só veem o rabo do outro.

  65. silva Postado em 09/May/2015 às 10:39

    Perdeu mais uma coxinha quem manda acreditar em factóides do PIG, KKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  66. Eduardo Postado em 09/May/2015 às 11:49

    Então não pode reclamar da corrupção, se quiser mudança de verdade comece com suas atitudes no dia a dia . O resto é pura hipocrisia.

  67. Impressionado Postado em 09/May/2015 às 11:50

    Cara, estou impressionado com o que vc considera normal! Sério, essas suas confissões não são coisas normais, a maioria das pessoas não as prática regularmente. E aparentemente isso é difícil pra vc compreender...

  68. Thiago Teixeira Postado em 09/May/2015 às 12:45

    Provas? Caso não tenha, calúnia é crime.

  69. deyvid Postado em 09/May/2015 às 13:07

    Isso e só o retrato da politica. Os politicos que tem dinheiro roubam consequentemente os pobres vao roubar tambem

  70. Geraldo Galvão Postado em 09/May/2015 às 21:59

    Pereira, duas coisas que você precisa estudar para participar de discussão em blogs: O que significa ser ético,ou não; e saber diferenciar prioritário, de exclusivo. O seu conceito de ética, é mas elástico que hímen complacente.

  71. luis Postado em 10/May/2015 às 00:18

    Eu conheço o cidadão e garanto que já o vi comendo brigadeiro em festa de aniversário antes do "parabéns a você". E depois quer reclamar da corrupção? Me poupe!!!!

    • Samael Postado em 10/May/2015 às 19:01

      Então, esse é só um grau leve da corrupção, se os pais não ensinam direito ele toma gosto em faltar com o respeito pelos" iguais" e fura fila, comete infrações de trânsito e acha que sempre pode ganhar mais se ninguém olhar.

      • luis Postado em 10/May/2015 às 19:38

        Exatamente. E esses corruptos não podem reclamar da corrupção porque se estivessem lá provavelmente fariam até pior. Simples assim.

      • Samael Postado em 11/May/2015 às 00:12

        luis, se vc joga lixo na rua como vc pode pedir para pararem de jogar lixo na rua?! Não é uma questão de pode ou não pode, isso vai além disso. Existe um ciclo interminável no Brasil, qualquer merda nesse país começa por nós, povo. Como falam, "Um governo é reflexo do povo", e nós somos reflexo desse e de qualquer outro governo, o Pereira e vc e outros que comentaram não percebem o "efeito borboleta", se vc quer mudanças na conduta da política vc tem que começar por vc, nas suas atitudes, na sua conduta, vc está olhando a ponta errada do problema, se vc olhar países que tem baixo nível de corrupção vai observar que a conduta política é diretamente relacionada ao respeito ao próximo e suas regras. Eu moro em São Paulo, se subo ou desço a rampa ou escada sempre mantenho a minha direita, mesmo com acentos preferenciais disponíveis eu não sento, e se estou em um acento comum sempre observo se tem alguém que precisa para dar o meu lugar, eu não dirijo, moro ao lado do metrô e não acho que preciso de carro, a escola da minha filha que levo e busco todos os dias fica a um Quilometro de casa, ou seja ando 4 quilômetros por dia, acho brutal e assassino os motoristas de São Paulo. Eu me policio muito sobre minha conduta e regras sociais. Eu sou um anjo?! Não, sou contra muitas leis, como a maconha, eu fumo, sozinho ou com minha esposa, porque é uma lei que sou contra e não gera problemas para terceiros, "Mas vc contribui para o trafico ilegal e mata pessoas e policiais!", pode ser, é como eu digo, muitas pessoas são viciadas em café, se ele for proibido muita senhorinha vai na boca comprar. Essa "mea culpa" é só pra mostrar que não sou anjo, luto contra o que acho errado e acho que as mudanças começam comigo e não exigindo dos outros o que não consigo fazer. Como diz o Gumball "Tenho muitos princípios, só não consigo coloca-los em pratica".

      • luis Postado em 11/May/2015 às 09:20

        Não estou olhando para a ponta errada do problema. Ainda dei mais informações sobre esse ser desprezível revelando que ele come brigadeiro em festa de aniversário antes que comam o bolo. Concordo com você!!! Vamos todos virar honestos e depois cobrar o governo. Eu também vou fazer um mea culpa: hoje mesmo eu cutuquei meu nariz e limpei na toalha. Como você pode ver, é bem mais grave que o seu uso de maconha, então me abstenho de qualquer pensamento crítico ao governo. Mas temos que levar esse pensamento mais adiante!!! Façamos uma petição exigindo "ficha limpa" para quem quiser falar mal do governo, aposto que o Lulla, o Zé Dirceu e o Genoíno estariam nela, pois além de tudo foram tão injustiçados esses anos todos.

      • Samael Postado em 11/May/2015 às 11:16

        ah liis, assistindo agora televisão e vendo um cara falando sobre seu livro "Somos todos canalhas" e ele falando que sua luta exclusiva prejudica toda sociedade e vc mesmo. Entendo que vc não consiga ver o quanto vc é corrupto e o quanto vc não entende o o quanto vc mancha a sociedade, isso está ligado a sua criação e seus princípios morais. Estranho como isso choca pessoas mais simples e o quanto e disseminado na classe média.

      • luis Postado em 11/May/2015 às 11:27

        Olha, Samael. Eu estou tentando falar sério e você só está trolando. Onde está escrito que eu disse isso? Eu sou um criminoso e não posso falar mal do governo!! É disso que estamos falando ou não? EU estou dizendo que nossas pequenas corrupções justificam a suposta corrupção do governo, que é um reflexo do povo. Hoje mesmo eu fiz xixi na piscina, você acha isso bonito? Como posso querer um governo honesto comigo procedendo assim? Sabe o que você é? Um coxinha! #prontofalei

      • Samael Postado em 11/May/2015 às 11:48

        Caramba... eu coxinha, vou fazer uma auto analise e rever meus conceitos. .. Mas respondendo, sim, e como prender o chefe dos traficantes, sempre vai ter alguém pra subir ao cargo máximo, mas se vc quebrar o ciclo na fase em q ele começa vc obtem melhor resultado. A Suécia é a maravilha que é por causa do povo e seu respeito as regras sociais, se vc não é de acordo com uma lei ou regra vc pode até transgredir ela, mas não pode ser hipócrita. É como dizia aquele comuna hiponga "Atire a primeira pedra...."

      • luis Postado em 11/May/2015 às 11:55

        Legal Samael, acho que você é maluco mesmo. Está dizendo o mesmo que eu para me atacar... Lógico que não adianta prender traficante, só serve para ir outro no lugar. É ISSO QUE EU ESTOU FALANDO, ZÉ COXINHA!!! E vou mais longe, não adianta cassar ou prender o Bolsonaro, quando eu era criança eu discordei da minha irmã (em partes) durante uma discussão, como posso querer que o sujeito seja punido por ser machisssta? Seria muita hipocrisia da minha parte. Ao contrário de você, eu tenho consciência que o país não será uma nova Suécia (Por que não Cuba?) enquanto eu não parar com meus vícios monstruosos. Espero que você acorde para isso um dia também. Não vou mais responder se você ficar apertando a mesma tecla que seu filósofo-mor Olavo de Carvalho deve ter ensinado. Mais amor, por favor!

      • Samael Postado em 11/May/2015 às 12:02

        Cara, acho que entendi sua colocação como irônica, do xixi ao brigadeiro. Eu pra falar a verdade não conheço esse Olavo, fiquei sabendo dele pela Lola (eu não concordo com maioria das coisas que ela posta e minha esposa me chama de mascu), mas vou dar uma chance para meu lado coxinha recém descoberto e vou procurar saber mais.

      • luis Postado em 11/May/2015 às 12:11

        Se não conhece, então nem leia. Ele fala palavrão e, portanto, também não está qualificado a criticar o governo.

      • Samael Postado em 11/May/2015 às 13:26

        Afff.... Desisto.

  72. Roberto Pedroso Postado em 10/May/2015 às 14:51

    Segundo dicionario Michaelis : "sf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática; deontologia. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.",segundo tal definição aqueles que acreditam que existe uma interpretação dúbia das práticas normativas de tal conceito não tem condições morais para exigir ética dos outros,esses indig(nos?)nados de plantão são partidários da revolta seletiva baseando-se na interpretação dúbia dos valores éticos, coadunam com o principio expresso pela máxima:"Aos amigos os favores, aos inimigos a lei"tal comportamento explica porque nossa sociedade esta nesta crise de valores .

  73. Adriano Postado em 10/May/2015 às 17:59

    Você é boa gente até matar um pedestre fazendo uma manobra proibida. "Inocente". Se você não se esforça para corrigir atitudes erradas do seu cotidiano, você está contribuindo para a continuidade do "jeitinho brasileiro", que de grão em grão leva milhões. Pare de tentar justificar suas safadezas, comece a se esforçar para corrigi-las.

  74. Samael Postado em 10/May/2015 às 18:40

    O Pereira, se colocar só a cabecinha não é dar o cu né? É isso que vc quer dizer?

  75. enganado Postado em 11/May/2015 às 14:23

    Caro Pereira. Então vc só acredita que a roubalheira começou na PETROBRAS depois de 2002. E antes como era chamada a ROUBALHEIRA? DOAÇÕES, AUXILIO EMPREGADA, AUXÍLIO ESPOSA, AUXÍLIO AMANTE, AUXÍLIO CONTA BANCÁRIA, AUXÍLIO FÉRIAS NO EXTERIOR, PERDA SALARIAL, AJUSTE MONETÁRIO, AUXÍLIO FARDA, AUXÍLIO LAVAGEM DA FARDA ... e aí? Qual é o nome que os governos do FHC, Collor, Militares davam a estas Pérolas de AUXÍLIO? Acorda porque senão o çERRA (é o dono das chaves do PSDB) vai requerer de vc algum AUXÍLIO porque estás usando indiretamente o nome do PSDB. Ciudado!

  76. eduardo de paula barreto Postado em 11/May/2015 às 18:56

    . O TRIO TORPE Os jovens dos dias atuais Se lembrarão quando adultos Que testemunharam o mais Infame golpe do mundo oculto E contarão para as suas crianças Que descobriram durante a infância Quais eram as características Dos usurpadores de governos E tais crianças ao sabê-lo Sentirão nojo da política. Aprenderão que para um golpe É necessário muito dinheiro E que isso se resolve Com apoio de grupos estrangeiros Que tenham interesses comerciais E estratégicos nos países os quais Não se submetem ao seu controle E que em vez de misseis balísticos Eles usam a Mídia, a justiça e políticos Que tenham índole torpe. Então basta convencer a opinião pública De que a sigla que no processo eleitoral Conquistou a presidência da República Transformou-se num partido ilegal E assim promover o impeachment Daquele que for o Presidente E dar o poder para os golpistas Para finalmente fazer o Brasil Voltar a ser servil Diante das nações imperialistas. Eduardo de Paula Barreto 11/05/2015 .

  77. enganado Postado em 12/May/2015 às 23:50

    Meu Caro Pereira, quem é "ilibada" deve ser alguma federação de BANQUEIROS, porque qdo se reunem devem contar vantagens onde conseguem ROUBAR mais dos incautos que têm contas em seus bancos. Até onde todos sabem a CUT não tem vínculo com BANCOS e/ou BANQUEIROS, mas em todo caso consulte algum ladrão do PSDB/DEM que com certeza lhe darão o caminho das pedras. Melhor ainda, pergunte aos judeuSS que TODOS sabem como seconder a GRANA roubada, tá!

  78. sergio ribeiro Postado em 19/May/2015 às 17:01

    Outro dia vi um desses indignados conversando no ônibus lamentando a derrota do Aécio para o PT. Disse que sempre votou contra o PT; votou no Maluf porque "roubava, mas fazia alguma coisa". Esse é o nível dessa turminha.