Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Mídia desonesta 05/Apr/2015 às 11:47
38
Comentários

Jornal Nacional: os fatores do desgaste

JORNAL NACIONAL GLOBO DESGASTE audiência

Mailson Ramos*

Por que um telejornal tradicional da maior emissora de TV do país decaiu em termos de audiência? Quais foram as causas? Quais são os reflexos desta queda? O que se pode interpretar dos baixos níveis de audiência? Será preciso uma revolução na estrutura do Jornal Nacional da TV Globo? Por dois dias seguidos encarei estas questões para tentar elucidar o momento de impopularidade de um dos programas jornalísticos mais assistidos da história da televisão brasileira. Foi possível chegar a algumas conclusões não definitivas sobre a decrescente audiência do Jornal Nacional nos últimos tempos.

A primeira condição a ser analisada é a de que as pessoas encontraram novas maneiras de se informar. A ideia de que o noticiário nas redes nem sempre era tão verdadeiro pelo desconhecimento das fontes caiu por terra. Atualmente, a republicação de notícias de sites nas redes sociais provocam um aumento na percepção de que os telespectadores não podem mais ser simples consumidores da notícia, mas também produtores. E o simples ato de compartilhar, comentar, rebater ou concordar, significa que o navegante tem acesso mais amplo do que aquele sujeito recostado no sofá que recebe e apenas recebe uma informação.

Falta interatividade ao Jornal nacional? Talvez. Mas não apenas isso. Na era da informática, da velocidade da informação e do compartilhamento de dados, não é possível que televisão ainda conceba um projeto de telejornal engessado como é aquele editado e apresentado por William Bonner. A manutenção do padrão, da história e do estilo jornalístico empregado no Jornal Nacional devem ceder lugar a novas concepções que podem agradar mais ao telespectador. Esta história de que as pessoas devem assimilar as notícias sem muita análise acabou.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

Mesmo que os responsáveis pelo Jornal Nacional não admitam, grandes erros tem sido cometidos nas coberturas dos escãndalos políticos; suprime-se fatos, aumenta-se o foco sobre outros, define-se um status que molda aos poucos uma parcialidade do jornalismo global. Penso que esta condição é reflexo institucional da emissora e não apenas uma afetação de seu jornalismo, embora seja o jornalismo o principal canal para disseminação das informações da emissora e, portanto, responsável pela produção de sentido e formulação da opinião pública.

Depois da saída de Fátima Bernardes, o Jornal Nacional jamais conseguiu emplacar uma dupla de apresentadores . Patricia Poeta surgiu como a salvação da lavoura: bonita, inteligente, disciplinada, mas não uma grande apresentadora. Acabou frustrando todos aquele que se acostumaram ao estilo e bom-mocismo de Fátima. O posto agora é ocupado por Renata Vasconcelos que migrou do ‘Bom Dia Brasil’ e tem apresentado o telejornal ao lado de Bonner.

E para completar a situação, o Jornal Nacional não pode mais se ancorar, por enquanto, na audiência das novelas que o antecedem. As novelas das 18 e 19 horas não tem conduzido um bom número de telespectadores ao início do jornal. As emissoras concorrentes também têm investido em programações interessantes que de algum modo colaboram para a diminuição da audiência do JN. O desgaste é inevitável. Não é possível prever a dimensão dele ao longo do tempo, mas, mesmo que não admita, a TV Globo passa por algumas crises. A Globo de hoje não é a mesma Globo de vinte anos atrás.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Nossa Política. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Miguel Postado em 05/Apr/2015 às 12:40

    Chegou a essas conclusões depois de 2 dias seguidos de reflexão?

    • Félix Postado em 05/Apr/2015 às 18:07

      A questão não é explicar a queda da audiência e sim como este lixo conseguiu se manter no topo por tantos anos.

      • Gustavo Postado em 05/Apr/2015 às 18:12

        A Globo assumiu o papel de oposição ao PT. Posição que o PSDB não conseguia cumprir. Isto desgasta porque o telespectador já sabe de antemão o teor e motivos de cada notícia. Tira a credibilidade sem a qual um jornal não sobrevive.

      • Miguel Postado em 06/Apr/2015 às 05:26

        Desculpe-me discordar, mas não parece ser isso que ele tenta explicar.

  2. Marília Cardoso Postado em 05/Apr/2015 às 13:18

    É evidente a parcialidade do telejornalismo dessa emissora. O telespectador percebe essa conduta sem necessitar ser portador de uma inteligência superior, só esse fato já coloca a credibilidade do jornal em risco levando, consequentemente, à queda de audiência.

    • Jane Postado em 05/Apr/2015 às 18:48

      Essa oposição ao PT tira a credibilidade do Jornal. Eu parei de assistir já faz bastante tempo. Quando não tem o que falar do PT, eles voltam a um assunto anterior. E fazem cara de espanto, como se a corrupção tivesse início com o PT. Em tempo: Não sou petista, muito menos PSDB.

  3. Oblivion Postado em 05/Apr/2015 às 13:37

    Por tudo isso é que, faz um tempo, exerço minha cidadania não assistindo a globo (exceto Globo Reporter e Globo Rural, que as vezes os assisto). Agora, devido a minha interpretação do papel que o grupo de comunicação exerceu nesses últimos meses, não acesso nem os sites de notícias dele e nem de suas filiadas. Se todos que acreditam que este grupo de comunicação exerceu e exerce muitas vezes um desserviço ao país deixassem de dar audiência a ele, talvez o Brasil melhorasse um pouco.

  4. Vanderlei Postado em 05/Apr/2015 às 15:45

    Não tem condições, vc assistir o JN e confirmar a vericidade da notícia na Internet, que muitas vezes são meias verdades. A tendência é zera a audiência.

  5. poliana Postado em 05/Apr/2015 às 15:50

    bom demais ver o declínio do jn e de todo o jornalismo da rede globo! esse lixo de emissora acha q engana quem, hj???

    • Salomon Postado em 06/Apr/2015 às 19:33

      Tem razão Poliana. A Globo é um lixo que se recicla todo dia.

  6. marcia Postado em 05/Apr/2015 às 17:14

    concordo com você.

  7. Mauro Postado em 05/Apr/2015 às 18:20

    Jornalismo seletivo!

  8. jarau Postado em 05/Apr/2015 às 18:42

    A Globo e suas filiais, são ant. PT, ela é um Partido Politico de oposição ao PT. O bumerangue para eles esta voltando, vide RBS envolvida em roubalheira, operação ZELOTES.

  9. Bruno Postado em 05/Apr/2015 às 18:47

    O jornalismo é cíclico, quem não se reinventa acaba por cair no desgaste e perder fatia de público. Cabe rebentação ao jornal do qual não assisto mas que o povo brasileiro ainda o vê como principal condutor de informações do Brasil.

  10. tiago Postado em 05/Apr/2015 às 18:57

    Na hora que a gente acha que o texto vai começar, ele acaba. rssrrsrsrsrrsrs

  11. enganado Postado em 05/Apr/2015 às 22:25

    A gRoubo ainda não teve coragem de por ar a gravação-denúncia do Alberto Youssef acusando de entregar grana a irmã do Aópio de levar grana na já famosa Lista de Furnas// Com informação da CIA/NSA/MOSSAD/AIPAC "descobriu" um cara que era laranja do empresário que iria empregar o Zé Dirceu (contratou algum escritório para dar esta notícia? NUNCA!)// noticiou a falcatrua do Álvaro Dias que quis dar uma "cambalhota" em sua própria filha na partilha de bens? E a Receita Federal? Onde fica isto tudo? Dar medalhinhas aos juizes-tucanos JB e Moro. Isto sem falar no MENTIRÃO, qdo o Cartão VISANET virou Estatal do BRASIL segundo o vendido-juiz-tucano Ayres Brito. Assim vai ... ., ter credibilidade, como? Pode ser que os novos donos anglo-sionista=AIPAC=MOSSAD=CIA=NED devem achar que aqui no BRASIL não tem Classe Pensante, ou seja, acreditem se quiserem a gRoubo NÃO É MAIS UMA EMPRESA Brasileira. Quem viu um dos três analfabetos metidos a dono, não conseguiu ler o discurso qdo os judeus da AIPAC premiaram a gRoubo nos EUA? Pior que menino de escola primária para ler textos, ANALFABETO! Sorte de vc=rede gRoubo, pois quem tem o dedo no gatilho, já está muito bem COMPRADO e ainda os defendem com a bela desculpa que política é coisa para os CIVIS. Que pérola, hein! E a Pátria como já está entregue: NIÓBIO/VALE/URÂNIO/Duke Energy/Aguas Minerais (o fim do mundo, tomar água mineral do Brasil e pagar royalte para a Nestlé). E o Jornal Nacional, hein! A reboque tem: MERDAL; WAACK; SARDENBERG; MIRIAM LEITOA, VALDVOGEL, NEUBARTH, MONFORT, CRISTIANA LOBO; ... . Dá para ter credibilidade até no Bom Dia BRASIL DESGRAÇADO do PT, e pio agora começa às 5:00h da matina. É de chorar, isso acontece só no BRASIL.

  12. Ivonildo Cezar Postado em 06/Apr/2015 às 02:11

    É simples entender, não necessariamente precisa ir muito longe, no século XXI a internet sepultou várias mídias. A Internet está presente em todo planeta, e cada vez fortalece mais, seja em casa, na rua, no trabalho. O mundo está conectado em tempo real e em todas idades e isso é apenas o começo. Será que precisa dizer mais alguma coisa? Acho que não!

  13. Thiago Teixeira Postado em 06/Apr/2015 às 07:31

    Para quem tem a infelicidade de ter acesso ao Globonews, pode observar neste final de semana no Programa do Gabeira (até que o senhor é bem intencionado) uma repetição do 7 x 1 da última Copa do Mundo. Eu contei, foram entrevistados 7 Senadores de oposição ou oportunistas (Aqueles do PSOL, PMDB, PDT, PPS que se dizem do governo mas estão sempre repetindo a falácia dos ancoras do Golpe) contra 1 Deputado do PT. Este teve menos de 5 segundos de fala. Desliguei a TV. Liguei na Rádio Mundial para dar umas rizadas dos ouvintes que ligam lá pedindo dicas para arrumar uma novo amor, e vejo a radialista passando uma série de datas de rituais e encontros esotéricos e ainda alertou: "Dia 12 não temos programação pois teremos um COMPROMISSO COM A PÁTRIA".

    • enganado Postado em 06/Apr/2015 às 10:50

      Sr. Naro Acho que seu mundo está bom só para sua cabeça: O PT recebem PROPINAS e o seu PSDB/DEM recebem DOAÇÕES.

    • Vinicius Postado em 06/Apr/2015 às 12:10

      A Globo News até que tem uns jornalistas e programas melhores, mas os jornalistas ruins(Eliane Cantanhede, Merval Pereira, Miriam Leitão , Alexandre Garcia e outros) torna o canal no patamar da Globo aberta. Foi impagável assistir o Merval Pereira quase dando um chilique com a vitória do PT, e também a Globo tendo que transmitir uma multidão falando "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo". Mas hoje não assisto nenhum desses canais, travei até na minha casa para não sintonizar, não vou ficar dando audiência para aquela porcaria, se pelo menos a metade dos eleitores da Dilma não assistissem Globo, essa emissora medíocre e golpista já teria despencado a muito tempo. #boicotearedeglobo #abaixoaredeglobo *Outro Vinicius

    • Vinicius Postado em 06/Apr/2015 às 12:15

      O PSOL não tem nada ver com esses golpistas não, somente representa uma oposição de esquerda sem golpe, demagogia e manipulação. *Outro Vinicius

  14. eu daqui Postado em 06/Apr/2015 às 09:45

    Todo veículo midiático neste país milita sempre rumo a seus interesses privados e escusos. Faz somente da Globo o bode expiatório aquele que é o telespectador imbecil que pretexta o maucaratismo da mídia brasileira.

  15. Carol Postado em 06/Apr/2015 às 10:21

    Vocês gostam demais da globo kkkk. Não conheço outro lugar que de mais atenção e valor para essa emissora.

  16. enganado Postado em 06/Apr/2015 às 10:52

    Sr. Naro Então conta pra gente quem dentro da gRoubo é favor do governo. Dê nome a esse BURROS.

    • enganado Postado em 07/Apr/2015 às 22:17

      Sr. Naro Pelo visto ser a favor do governo (governo do PT) dentro de um ninho de serpentes da pior espécie de pensamento contra o BRASIL, em comparação aos letrados Waack, Miriam Leitoa, Monfort, Sardenberg, ... devem ser burros mesmos porque não ganham prêmios de seus patrões=anglo sionistas. Ainda mais terem que esconder, senão NUNCA conseguirão mais emprego em NENHUMA Mídia no BRASIL, porque com certeza seus nomes já estarão fichados até na NSA/... . Vc continua defendendo a gRoubo, aliás guerra interna na gRoubo???? Como? Tá brincando? É, pelo visto vc deve conhece-los muito bem de perto.

  17. poliana Postado em 06/Apr/2015 às 11:32

    naro, quem seria pró governo na rede globo? diga lá...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 06/Apr/2015 às 13:58

      "Gente pró-governo dentro da Globo"...

    • poliana Postado em 06/Apr/2015 às 20:42

      naro, se vc disse "o q eu PERCEBO", então fiquei curiosa pra saber quem são os jornalistas da casa q supostamente são pró pt, q vc "percebe"..apenas fikei curiosa...se vc percebe, pelo menos acredita q alguém ali dentro seja favorável ao pt...por isso te perguntei quem...mas enfim...a coisa é tão "clara" q vc diz q n consegue citar nomes...agora se eu te perguntar o nome de algum jornalista dessa casa q seja pro psdb, vc é capaz de dizer num piscar de olhos?!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/Apr/2015 às 09:38

      Isso, a Globo é pró-Dilma. A Globo, a Veja, Estadão, Folha, tudo pró-mamãe. Inclusive na época das eleições eu vi na Globonews a cara de alegria incontrolável, quase um orgasmo coletivo dos jornalistas, se cumprimentando, abraçando, gritando em euforia, um êxtase coletivo quando anunciaram a derrota de Aécio.

  18. Eduardo Ribeiro Postado em 06/Apr/2015 às 13:55

    Vila é apenas um Reinaldo Azevedo menos famoso, com menos grife, e talvez um pouco mais restrito, com alcance mais regional (aqui em SP). É um REAÇA do mais baixo nível. Uma criatura desprezivel. Bom saber onde ele trabalha para que nunca, nem por acidente, eu tenha o desprazer de ve-lo aparecer na tela da minha TV.

  19. Thiago Teixeira Postado em 06/Apr/2015 às 18:16

    pró governo?????????????????????????????????????????????

  20. Thiago Teixeira Postado em 06/Apr/2015 às 18:31

    Desculpe João, o Jô Soares pode até ser bem intencionado, mas a cada 100 entrevistados, 92 são da direita.

  21. poliana Postado em 06/Apr/2015 às 20:45

    "Eu mesmo tenho um amigo que faz estágio no jornalismo da Globo sp, e ele, seu chefe direto e uma boa parte de seus colegas são petistas"................................................eu tb conheço um amigo de um amigo, de um amigo de um vizinho meu, q tb faz estágio na globo, e ele e o chefe dele, Q FICA RESTRITO AOS BASTIDORES DA EMISSORA, são petistas. já os apresentadores e comentaristas...te contar viu...é cada uma q eu tenho q ouvir...

  22. poliana Postado em 06/Apr/2015 às 20:47

    jô soares, um programa q passa na madrugada do canal, com uma audiência pífia, sem o menor apelo junto ao grande público...claro, ele tem o mesmo poder sobre a massa q o jornal nacional e cia...a globo news então..nooooooooossaaaaaaa!! tá cheio de petista ali!!!

  23. Wanderson Postado em 06/Apr/2015 às 22:46

    O jornalismo tal qual Bonner e os seus insistem em praticar está morto,e vai enterrar todos aqueles que ainda o vinculam.A internet será o carrasco que enterrará de vez esse tipo de jornalismo,sem dúvidas.Nem mesmo a Fátima Bernardes salvaria o Jornal Nacional,caso ela voltasse para salvá-lo,possibilidade que acho improvável,pois parece que o programa da Fátima tem mais audiência que o JN hoje em dia.Sinal dos tempos.

  24. angela Postado em 06/Apr/2015 às 23:09

    Jornalismo seletivo,tendencioso, parcial total, perdendo credibilidade!! Deixei de assistir,troco de canal na hora!

  25. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Apr/2015 às 09:43

    Mas que relevância que tem um estagiário da Globo que votou no PT? O que é possível extrair deste fato? Eu mesmo tenho amigo que trabalha na Sportv, jornalista, e diz ele que votou no PT. E daí? Isso diz NADA sobre a orientação ideológica do "jornalismo" da emissora. Parece o Pereira que esses dias estava todo feliz, pimpão, achando que ia dar xeque-mate em toda a petralhada com uma foto de FHC apertando a mão de Fidel Castro, "então FHC é um esquerdista, expliquem isso petralhas".

  26. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Apr/2015 às 10:19

    E outra: Jô Soares tem tempo que não tem a mesma representatividade, tá tocando seu programa praticamente na madrugada, quase ninguém consegue assisti-lo. Além do que, "confrontar argumentos falaciosos" não faz de ninguém um pró-governo. Apenas mostra que a pessoa, naquele momento, está interessada em divulgar menos a falácia e mais a verdade dos fatos. Mesmo assim, no dia que um Willian Bonner "confrontar argumentos falaciosos" ao vivo no JN, ou um Jabor, ou mesmo um William Waack no JG, um Merval, quem sabe até alguém da envergadura de um Ali Kamel (que não é "linha de frente" mas é de suma importancia), aí sim, e somente aí, poderemos conversar a sério. Falar de Jô Soares realmente não cabe.