Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 04/Mar/2015 às 16:15
17
Comentários

STF extingue pena de José Genoino

STF decide extinguir pena de José Genoino com base em decreto. A partir de agora, o petista não tem mais pendências com a Justiça

jose genoino stf mensalão
José Genoino tem condenação anulada pelo STF por unanimidade

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (4), extinguir a pena de José Genoino, condenado na Ação Penal 470, o processo do Mensalão. A decisão foi tomada com base no decreto de indulto de Natal, assinado pela presidente Dilma Rousseff no fim de 2014.

O texto assinado por Dilma prevê perdão aos condenados que cumprem pena em regime aberto ou prisão domiciliar desde que faltem até oito anos para o cumprimento da pena total. Além disso, é preciso ter cumprido ao menos um quarto da pena, não ser reincidente, até 25 de dezembro de 2015, e ter apresentado bom comportamento na prisão.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia encaminhado ao STF, na última quarta-feira (25), um parecer em que defendia a extinção da pena de José Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão. Ele cumpria prisão domiciliar desde agosto do ano passado. O ministro Luís Roberto Barroso tinha a possibilidade de decidir monocraticamente, mas consultou o plenário, que decidiu por unanimidade pela extinção da pena do ex-deputado petista.

Condenado em 2012, José Genoino foi preso em 15 de novembro de 2013. O ex-deputado estava em prisão domiciliar desde agosto de 2014 por problemas cardíacos. Ele passa a ser o primeiro condenado na Ação Penal 470 a ter a condenação extinta.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. jarau Postado em 04/Mar/2015 às 19:19

    A tua historia pela democracia neste pais, nem um imbecil vai apagar.

    • Pedro Postado em 05/Mar/2015 às 02:39

      Qual história? Um cagalhão que foi pro Araguaia e fugiu com o rabo entre as pernas? Um aproveitador do dinheiro público? Um ladrão. Realmente, essa história ai ninguém apaga.

      • Thiago Teixeira Postado em 05/Mar/2015 às 14:21

        Da onde o senhor conhece o Genuíno? Da boca do Reinaldo Azevedo?

  2. Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 20:06

    Depois de difamá-lo, destruírem sua carreira política, arregaçarem com o partido, privarem sua liberdade por escandalosa picuinha, querem "extinguir a pena"? Eu recusaria essa "média" do STF e mandaria todos pra PQP.

  3. Eduardo Postado em 04/Mar/2015 às 21:39

    Voces nao tem um pingo de vergonha de defender um corrupto?

    • poliana Postado em 04/Mar/2015 às 22:36

      eduardo, o q vc tem a dizer sobre o fato de o PGR, rodrigo janot, ter pedido o arquivamento do caso contra aécio na operação lava jato!? o nome dele foi cortado da investigação! conte-me mais sobre "defender um corrupto"

      • Pedro Postado em 05/Mar/2015 às 02:40

        Se foi cortado é por falta de provas. A delação premiada claramente pressupóe que os delatores tem que ter PROVAS senão é descartado.

      • Eduardo Postado em 05/Mar/2015 às 10:56

        Poliana, conte-me mais sobre a "indignação seletiva" dos coxinhas. Quando voces vao parar de torcer fanaticamente time do PT e começar a defender o Brasil desses parasitas (comprovadamente corruptos)? Porque voce ta assumindo que eu sou sequer simpatizante do Aecio?

      • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 10:56

        Ok, pedro. O julgamento do mensalão tb se deu por falta de provas. Foi todo baseado em INDÍCIOS. então são todos inocentes, hein? Mas ok, falta de provas só pode condenar os petistas neh? Aecio e os tucanos são todos inocentes...eh perseguição das mídias de esquerda. Ahhh..soube hj q a dilma tb foi cortada da lista de investigação. Tá vendo!? Ela tb eh inocente neh? Kd as provas? E vcs ainda tem a cara de pau de pedir o impeachment dela?

      • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 18:09

        Eduardo..coxinhas? Nós do pp? Vc realmente sabe o q isso significa? Tem certeza q somos nós os coxinhas filho? Eu te fiz uma pergunta...responda!! Mas vc preferiu me devolver com outra pergunta neh?

      • gabriela Postado em 06/Mar/2015 às 10:55

        realmente!! vergonhoso! o Aecio e a Dilma tinham que ser investigados, alías, todos os politicos tinham queser constantemente investigados, estão mexendo com dinheiro publico afinal.

      • Eduardo Postado em 06/Mar/2015 às 14:20

        Poliana querida eu tava sendo irônico. Voces que adoram dizer que os eleitores do Aécio (coxinhas nas suas palavras) tem indignação seletiva. Pois bem, nada como um dia após o outro né? Eu queria ver qual seria a indignação de voces com a extinção da pena do Genoíno e nao me surpreendi. Quanto ao arquivamento do caso contra o Aécio eu acho lamentável que tenha sido arquivado. Por mim tem que investigar todos independentemente do partido. Não boto a mão no fogo por nenhum político. Mas é também irônico lembrar dos debates em que a Dilma dizia que nada era investigado na era FHC por causa do engavetador geral da república, e agora a história se repete. Acho que a gente teria muito mais a ganhar parando com essas picuinhas de petralhas e coxinhas ao focar a energia a favor da nação e não de um partido.

  4. Igor Postado em 05/Mar/2015 às 08:03

    Em certas coisas o nosso Brasil não muda nunca. Infelizmente só cumpre pena quem for negro, pobre, e por aí vai. Os nossos poderosos podem praticar o crime que for que não vão pagar. Afinal essa nossa elite é cada vez mais blindada. "Parabéns pelo decreto, Dilma!"

  5. Victor Hugo Postado em 05/Mar/2015 às 12:10

    Tenho dúvidas sobre a boa fé de pessoas que defendem criminosos. Principalmente atacando dicotomias como se o oposto fosse a salvação. Pessoas assim só podem estar sendo beneficiadas por esquemas espúrios ou ter a alma vazia de valores. Concordar mais com algo e menos com outro não deve tornar ninguém cego. Vocês do PT, PSDB e qualquer outro P, deveriam se envergonhar do que fazem.

  6. Thiago Teixeira Postado em 05/Mar/2015 às 14:23

    Uma festa mesmo, Agripino, Serra, Azeredo, Aécio ... tudo solto.

  7. poliana Postado em 05/Mar/2015 às 14:49

    Naro, recado da justiça brasileira e da grande mídia para os politicos tucanos e democratas: "amigos, vcs podem tudo..aproveitem, roubem a vontade q eu os blindo com meu poder. Nada de ruim acontecerá com vcs. Com nosso aval, vcs são intocáveis. Aproveitem best friends".

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Mar/2015 às 19:28

      Boa Poli!!!!!!!!!!!!!!!!!!